_____

Malhação sob medida para o seu formato de corpo


segunda-feira, 2 de março de 2009

Você faz o mesmo treino de sua amiga, com o mesmo professor e o mesmo comprometimento. Mas a barriga dela está mais definida, o bumbum durinho, o corpo sequinho. Antes de morrer de raiva, leia esta reportagem

Por Olga Penteado

A verdade é que a genética tem um peso importante no resultado da malhação. Provavelmente, sua amiga é daquelas sortudas que não precisam se esforçar tanto para ganhar músculos. Elas existem, mas representam a minoria entre nós.

A maioria das brasileiras tem tendência a acumular gordura nos quadris. Uma boa parte, a ganhar barriga. Mas nada de ficar se lamentando, pois temos uma boa notícia: o programa certo, com o tipo de exercício adequado, número de séries e de repetições ideais, deixa o seu treino sob medida para o seu corpo. Isso significa melhores resultados!



O primeiro passo é saber qual é o seu tipo de corpo. O personal trainer Alan Benbassato, da Personal & Cia, empresa de assessoria esportiva de São Paulo, ajuda a identificar: “No tipo ginóide, o excesso de gordura se dá nos quadris, bumbum e coxas. No tipo andróide, na área do abdômen e nos braços”. A proposta de Alan é criar, por meio da ginástica localizada, uma figura mais harmônica, alargando, por exemplo, os ombros de quem tem quadris largos, ou aumentando o bumbum de quem tem quadris estreitos. “Os exercícios que escolhi são desafiantes. Por isso, se você tiver problemas na coluna vertebral ou nos joelhos, melhor não fazê-los”, alerta Alan. O treino também lança mão das atividades aeróbicas para combater a gordura localizada. Não é milagre: você não vai virar a Solange Frazão do dia para a noite. Mas que vai ganhar um shape mais bonito, ah, isso vai!



“tudo o que eu como vai parar na barriga”
você faz parte desse grupo se:

- A medida da sua cintura é igual ou maior que a dos quadris.
- Da cintura para baixo, você é magra; seus seios são médios ou grandes e o último lugar em que você engorda é o bumbum.
- Seus braços são cheinhos.



SEU TREINO PERSONALIZADO

A receita aqui é ganhar volume no bumbum e nas coxas, e perder na barriga e nos braços. Na ginástica localizada, você vai fazer um número maior de exercícios (do 1 ao 5) e trabalhar com carga de moderada para pesada para as áreas que quer ampliar. Nos lugares que deseja diminuir, vai usar carga leve para moderada. O treino aeróbico também – caminhada com inclinação e bike com carga – foi pensado para deixar seu corpo mais harmônico. “Além de queimar gordura, trabalha os músculos das pernas e glúteos, seja por causa da inclinação ou da carga”, explica Alan. “Mas tenha cuidado para não se machucar, comece com pouca inclinação na esteira e carga baixa na bike”, alerta. Na academia, outras sugestões são as aulas feitas em minitrampolim, o spinning e aparelhos como o transport e o cardio wave (que lembra um esqui).


Veja a sequência de exercícios (clique aqui)




“tudo o que eu como vai parar nos quadris”

você faz parte desse grupo se:
- Quando compra um jeans, geralmente tem que ajustar a cintura, que é bem mais fina que seus quadris.
- Da cintura para cima, você é magra; tem ombros, estreitos; e o último lugar onde você engorda é no peito.



SEU TREINO PERSONALIZADO

Para conquistar uma figura mais proporcional, você precisa ganhar volume na parte de cima do corpo e perder na de baixo. Para isso, o personal Alan Benbassato propõe carga de moderada a pesada para braços, ombros, peito e costas, além de mais exercícios para aquelas áreas (do 4 ao 9). “Muita carga e pouca repetição é a receita mais usada para a hipertrofia, ou seja, o aumento da massa muscular”, diz. Para coxas e glúteos, a carga é de leve a moderada. “Assim, eles vão ficar firmes e desenhados, mas sem crescer.” As atividades aeróbicas – caminhada e corrida em terreno plano – foram escolhidas para secar gordura, mas não desenvolver as pernas. A natação também incrementa braços, ombros, peito e costas.


Veja a seqüencia de exercícios (clique aqui)







Fonte: Revista BOA FORMA

- -

0 comentários: