_____

Cuide dos pés


domingo, 1 de março de 2009

9 passos para você cuidar dos seus pés em casa e nunca mais ter vergonha de colocar os dedinhos de fora!


1 - Molhar
Encha uma bacia com água morna e jogue duas colheres de sopa de sais de banho perfumados (escolha um perfume na receita lá em baixo). Coloque seus pés de molho entre 5 e 10 minutos.



2 - Amolecer
Seque os pés com uma toalha, deixando-os ainda um pouco úmidos. Em seguida, passe removedor de cutícula ao redor de cada unha.



3 - Exfoliar
Enquanto o removedor faz efeito, use uma pedrapomes ou lixa pra tirar as células mortas dos pés. Dê atenção às regiões mais ásperas. Não se preocupe: lixar os pés uma vez por semana não engrossa a pele.



4- Aparar
Seque bem os pés. Com uma espátula, empurre as cutículas. Só arranque com o alicate as que estiverem com a pontinha levantada. Corte as unhas, deixando-as quadradas, sem cortar os cantos, pra que elas não encravem.



5 - Lixar
Use uma lixa para suavizar as beiradas. Tome cuidado pra usar a lixa nas unhas em só uma das direções. O movimento de vai-e-vem pode fazer com que elas descamem.



6 - Esfregar
Use uma bucha vegetal ou um exfoliante (faça o seu! Receita segue aqui em baixo) para se livrar do que ainda restar de células mortas. Esfregue em todo o pé, inclusive nas cutículas. Enxágüe em seguida.



7 - Hidratar
Esquente um par de meias grossas usando ferro de passar roupa.Espalhe bastante hidratante nos pés e calce as meias quentes. O calor ajuda o creme a amaciar ainda mais a pele. Aguarde alguns minutos ou até a meia esfriar.



8 - Massagear
Após tirar as meias, pingue nas mãos um óleo de amêndoas ou próprio para massagem. Coloque as mãos nos joelhos e desça até os tornozelos. Depois passe para os calcanhares até chegar à ponta dos pés, entrelaçando os dedos dos pés com os das mãos. Repita quantas vezes quiser.



9 - Pintar
Com os pés em dia, pinte as unhas. Primeiro coloque bolinhas de algodão entre os dedos pra não estragar seu trabalho. Passe uma camada de base nas unhas. Em seguida, duas camadas finas de esmalte. Tire os borrados usando algodão com removedor enrolado na ponta de um palito.




O cheiro certo pra você!

Escolha o perfume do seu sal de banho ou óleo essencial de acordo com o seu momento. Se você está...


- Desanimada, cansada ou com preguiça: alecrim, hortelã, bergamota e capimlimão. São estimulantes e aumentam a energia.
- Estressada, nervosa, ansiosa: lavanda. Ajuda o cérebro a produzir melatonina, um hormônio que estimula o relaxamento.
- Carente, com baixa auto-estima, de TPM: ilangue-ilangue, rosas e jasmim. Aliviam a depressão e fortalecem o amor-próprio.
- Com dificuldade de se concentrar nos estudos: eucalipto, tangerina e alecrim. Favorecem a memória e o raciocínio.




Receita de exfoliante: gommage de sal grosso

- 1 copo americano de sal grosso
- 1/2 copo de óleo corporal de sua preferência
- 5 gotas de óleo essencial



Bata o sal grosso no liquidificador para diminuir o tamanho das pedras. Depois acrescente os óleos e misture.


Fonte: Revista CAPRICHO

- -

0 comentários: