_____

Muito conhecida e consumida, essa fruta está se revelando um alimento importantíssimo em termos nutricionais e funcionais

Por Simone Serpa


Há algumas curiosidades a respeito do caju. Para começar, a fruta é a castanha e sua haste de sustentação (pedúnculo) é o caju propriamente dito. É dela que se extrai o suco, hoje um dos mais consumidos no Brasil na forma industrializada, só perdendo para o de laranja.
Várias pesquisas realizadas nas universidades do Brasil e até da Europa vêm chamando a atenção para esse alimento tão barato, rico e conhecido (especialmente no nordeste).



Segundo Geraldo Arraes Maia, professor da Universidade Federal do Ceará na área de Tecnologia de Frutas e pesquisador do CNPq, o caju tem sido muito procurado não só por seu sabor exótico e os componentes nutricionais, mas também por suas propriedades funcionais.

"Os compostos fenólicos, a vitamina C, os carotenóides e as antocianinas formam o grupo de substâncias que têm ação antioxidante. São elas que evitam a formação dos radicais livres, moléculas que danificam as células e provocam uma série de doenças degenerativas, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer".

Estudos europeus indicam que todas as frutas que concentram ativos antioxidantes trazem benefícios para a saúde, tanto que os órgãos fiscalizadores da Europa estão permitindo, inclusive, que se acrescente essa informação nos rótulos dos produtos.



Mais vale um caju do que 3 laranjas

Na questão nutricional o caju também tem muito a oferecer. Ele é rico em carboidratos, fibras, minerais (como cálcio, fósforo e ferro), vitamina C e complexo B.

Para se ter uma idéia, ele tem três vezes mais vitamina C do que a laranja. Enquanto 100 ml de suco desta última contém 60 mg dessa vitamina, a mesma quantidade de suco de caju concentra de 200 a 250 mg.

"Ele só perde para a acerola e para o camu-camu, uma fruta ainda não comercializada", afirma Antônio Calixto, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Ceará. Isso tudo sem falar na castanha.

"Ela tem 30% de proteína de alto valor nutritivo e é fonte importante de vitamina E, que tem sido relacionada à saúde do coração e dos órgãos reprodutores", diz o professor Geraldo.

Tanta coisa boa reunida em uma fruta tão barata. Sim, porque o caju é farto no nordeste, onde é consumido in natura e também amplamente aproveitado em sucos, doces, geléias... "Ele é considerado uma das mais importantes plantações da região, pois aproveita a mão-de-obra no período de entressafra de outras culturas", explica Antônio Calixto.

A agroindústria do caju é responsável por uma área plantada em torno de um milhão de hectares no nordeste, gera trabalho direto e indireto nos segmentos agrícola, industrial e de serviços para 1,5 milhão de pessoas.




Falta aproveitar melhor

Apesar de tudo, ele ainda é subaproveitado. O engenheiro agrônomo destaca que o nível de utilização do pedúnculo não chega a 10%, por isso muitas pesquisas são desenvolvidas no nordeste para potencializar o aproveitamento da parte suculenta da fruta. Com isso quem ganha somos nós, os consumidores.

O professor Geraldo cita exemplos, como o hambúrguer feito com as fibras do fruto, o creme da amêndoa e, o mais badalado do momento, a barrinha de caju. "Com a barra aproveitamos a fibra desidratada do pedúnculo, que é desprezada pela indústria", diz Antônio Calixto, criador da receita.

Na elaboração do produto entra também o suco concentrado, o chamado mel de caju, com altíssimos teores de vitamina C. "Esse sumo superconcentrado tem 25 vezes mais vitamina C do que uma laranja e 66,5% de açúcares, que são a glicose ou frutose", ressalta o especialista.

Há variações genéticas da fruta, mas elas não indicam diferenças na composição química e na qualidade nutricional. O importante é selecionar aquelas com hastes de textura firme, de tamanho grande e coloração que vai do laranja ao vermelho.


Receitas 100% nutritivas

A Embrapa desenvolveu várias receitas com caju. O objetivo é aproveitar ao máximo seus nutrientes e componentes funcionais. Experimente!


Mousse de caju

Ingredientes
2 caixas de gelatina branca sem sabor
1 xícara (chá) de água fria
2 xícaras (chá) de água fervente
2 xícaras (chá) de suco de caju
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de creme de leite

Preparo
Coloque a gelatina numa tigela, adicione água fria e deixe descansar por um minuto.

Ponha a água fervente e mexa até dissolver completamente. Leve à geladeira até obter a consistência de clara.

Coloque a gelatina no liquidificador, junte os demais ingredientes e bata até obter um creme espumoso. Ponha em tacinhas e leve à geladeira até ficar completamente firme.



Passa de caju com açúcar mascavo

Ingredientes
45 cajus
1 kg de açúcar branco
1 kg de açúcar mascavo
5 folhas de figo (opcional)
suco de um limão

Preparo
Retire a castanha e a outra extremidade, lave, fure e esprema os cajus (basta dar uma achatada em cada um deles). Coloque-os em uma panela com água (o suficiente para cobri-los) e o suco de limão por 40 minutos. Escorra, ponha em uma panela cheia de água fervente e deixe no fogo por 3 minutos.

Retire os cajus, espalhe numa peneira e, depois de frios, esprema-os para retirar a água. Ponha numa caçarola o açúcar branco e o mascavo, um copo de água e leve ao fogo até obter ponto de fio. Ponha os cajus nessa calda e ferva por 30 minutos com a panela tampada. Retire do fogo.

No dia seguinte, volte a panela ao fogo baixo, repetindo essa operação durante 3 dias. Se a calda ficar muito grossa, coloque um pouquinho de água. Depois da última fervura, escorra o mel, espalhe os cajus numa peneira, cubra com um véu e leve ao sol para secar, virando-os diariamente.

Faça isso por 5 dias, até que os cajus fiquem totalmente secos. Troque de peneira se ela estiver úmida. Passe os cajus em açúcar cristal. Guarde em vidros de boca larga, enxutos e com tampa.

Fonte: Revista ESTILO NATURAL

- -

0 comentários: