_____

Tempo para seu bem-estar


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Agenda apertada não é desculpa para esquecer de cuidar de você. Saiba o que você pode fazer para sua beleza e saúde de 5 a 60 minutos

Por Shâmia Salem e Simone Ota


Em 5 minutos você...


...fortalece a barriga
Aproveite o trânsito congestionado para fazer um exercício isométrico. Quem ensina é o professor Gustavo Correia, da academia Cia. Athletica, em Curitiba: com o tronco reto e os pés apoiados, inspire pelo nariz, expandindo o tórax, e expire pela boca, esvaziando o abdome até o ponto máximo de contração. Mantenha a posição por cinco segundos e relaxe – nesse período, a respiração deve fluir naturalmente. Comece com 15 repetições diárias na primeira semana e vá aumentando aos poucos as repetições e a duração da contração (até chegar a 30 vezes, com dez segundos de intervalo entre cada uma).



...reduz as bolsas sob os olhos.
Este movimento de ioga facial é bem simples de fazer: apóie os dedos indicadores no canto externo dos olhos, puxando para as laterais até sentir as pálpebras inferiores e superiores esticadas. Conte até 30, volte lentamente à posição inicial e repita duas vezes. Feito pelo menos três vezes por semana, o exercício melhora a oxigenação da pele, diminui a retenção de líquido no local e fortalece a musculatura da região.



...garante uma hidratação
Um jeito rápido e eficiente é espalhar óleo corporal logo após o banho, ainda dentro do boxe. O ambiente abre os poros e ativa a circulação sanguínea, potencializando a ação do produto. Se você não gostar do efeito do óleo sobre a pele, pode trocá-lo por um hidratante.



...arrasa no visual
A dupla batom vermelho e rímel preto deixa qualquer produção chique. Mas, para não correr o risco de borrar, o maquiador Marcos Costa, de São Paulo, recomenda que você use um pincel fino, com ponta arredondada e cerdas firmes para espalhar o batom. Nos cílios, duas camadas de máscara são suficientes para levantar o olhar. Evite borrões colocando um lenço de papel bem rente aos cílios inferiores (se o aplicador escapar ou se o produto escorrer, o borrão será absorvido pelo lenço).
BOAS OPÇÕES Batom Extra Volume Ultra Color Rich FPS 15, Avon, 17 reais; Batom Joli Rouge, Clarins, 89 reais; Máscara Alongadora Mastercils 3D, O Boticário, 48,90 reais; Máscara Volume Clubbing Ultra Black, Bourjois, 67 reais.



Em 10 minutos você...


...transforma fios sujos em limpos
Tenha sempre na bolsa um xampu de lavagem a seco. Afinal, ele disfarça o cabelo sujo, o excesso de oleosidade e até os odores de cigarro, poluição e suor. “O spray deve ser borrifado na raiz a 10 centímetros de distância da cabeça. Em seguida, penteie como de costume para soltar os fios e tirar resíduos do cosmético”, ensina o cabeleireiro Túlio DeMarcoo, do salão Jean Yves, no Rio de Janeiro.
BOAS OPÇÕES Dry Clean, Aspa Cosméticos, 20 reais; Shampoo a Seco, Klorane, 46,18 reais.



...elimina os sinais de cansaço
Se o sono não foi suficiente, o jeito é apelar para a maquiagem. A expert Marrie Carraro, da Bourjois, em São Paulo, ensina o passo-a-passo:
1 Lave o rosto com água fria e passe pedras de gelo enroladas em uma toalha para fechar os poros, desinchar os olhos e fazer a pele parecer mais firme.
2 Aplique com os dedos uma base fluida, que ilumina a pele sem revelar que está maquiada.
3 Espalhe corretivo sobre olheiras, espinhas e manchas com leves batidinhas com a ponta dos dedos.
4 Finalize com pó de efeito bronzeador nas bochechas, para ganhar um ar saudável, e gloss cereja nos lábios.



...simula uma manicure
A manicure Cléia Santos, do salão Angel’s Cabeleireiros, em São Paulo, tem uma solução vapt-vupt para quem dispõe de pouco tempo para deixar as unhas apresentáveis: aqueça, em banho-maria, 2 colheres (sopa) de óleo de girassol. Retire do fogo, espere amornar e mergulhe a ponta dos dedos (sem esmalte) por três minutos. Em seguida, escove as cutículas e enrole as mãos em filme plástico. Aguarde dois minutos e enxágüe.



...renova a pele
Esfoliar o rosto uma vez por semana é mais do que suficiente para eliminar as células mortas, clarear e uniformizar a pele e prevenir acne. E não tem segredo: primeiro, limpe o rosto; então, espalhe o esfoliante com movimentos suaves e ascendentes, dando atenção especial ao nariz e ao queixo; finalize com tônico e hidratante.
BOAS OPÇÕES Pore Purifying Warming Scrub Puriness, Shiseido, 130 reais; Silicium, Racco, 26,80 reais; Esfoliante Facial Sementes de Framboesa, Sete Cosmetics, 25 reais.



Em 15 minutos você...


...alivia o inchaço nas pernas
Para isso, faça uma automassagem nas panturrilhas. Segundo a esteticista Aline Tardelle, do salão Walter’s Coiffeur, no Rio de Janeiro, os movimentos devem ser circulares e sempre do tornozelo em direção ao joelho. “Durante as manobras, pressione delicadamente os pontos doloridos por três segundos”, diz a especialista, que aconselha utilizar óleo morno para facilitar o deslizamento.



...ganha um bronze
Pois é isso o que faz o bronzeamento a jato, como o Instant Bronze, da clínica Longevitá, no Rio de Janeiro. A técnica lança mão de uma pistola que libera um jato de água misturada a corantes (os mesmos empregados nos autobronzeadores) para “tingir” o corpo todo. O resultado dura, em média, dez dias e cada sessão custa 120 reais.



...perfuma o ambiente
Para deixar a casa ainda mais aconchegante, experimente a receita da cosmetóloga Lucienne Souza, do Spa da Pele, em Maringá (PR): em uma panela, coloque 2 colheres (sopa) de óleo de cozinha, um pau de canela, seis cravos e dois anises-estrelados e dê uma rápida fritada. Desligue o fogo, acrescente meio litro de água e tampe. Espere esfriar, despeje o líquido em um borrifador e pulverize todos os cômodos (como a quantidade de óleo é pequena, não há resíduos da substância com a borrifação). “A mistura dura quatro dias”, avisa Lucienne.



...alinha as sobrancelhas


Veja como:


1 Penteie os pêlos para cima e apare as pontas que ultrapassarem a linha das sobrancelhas.
2 Para fazer o arco, fique em frente ao espelho e imagine uma linha diagonal que vai da ponta do nariz até o centro da pupila. A partir desse ponto, a sobrancelha deve ficar mais fina – use a pinça para arrancar os pêlos.
3 Camufle as falhas com lápis ou sombra da mesma cor dos fios.
4 Penteie e fixe os pêlos com máscara transparente.



Em 30 minutos você...


...deixa a preguiça de lado
O jogging – modalidade entre a caminhada e a corrida – queima cerca de 200 calorias em meia hora e deixa coxas e bumbum mais durinhos. O esporte ainda estimula o cérebro a liberar substâncias que trazem sensação de prazer, bem-estar, alívio da dor e do stress e redução da ansiedade. “Esses efeitos duram de 48 a 72 horas após o término do exercício. Por isso, o ideal é malhar pelo menos três vezes por semana”, diz o fisiologista Luiz Augusto Riani, da Bio Ritmo Academia, em São Paulo.



...ilumina sua cabeleira
“ Aposte no tonalizante, que ativa a cintilância da cor natural ou tingida”, diz o cabeleireiro Viktor, do salão Vimax, em Curitiba. O produto deve ser espalhado nos fios úmidos, da raiz às pontas. Deixe agir por 20 minutos e lave a cabeça com um xampu para cabelos coloridos. O efeito aparece na hora e dura entre 15 e 30 dias.
BOAS OPÇÕES NO SALÃO In Shine, Matrix, 50 reais; Color Touch, Wella, 60 reais; Richesse, L’Oréal Professionnel, 80 reais.
EM CASA Keraton Banho de Brilho, Kert, 13,60 reais.



...depila o rosto
A depilação com cera quente de camomila causa menos dor na hora de arrancar os pêlos. Segundo a esteticista Bruna Santos, da clínica Dan Corps, no Rio de Janeiro, isso se deve à ação calmante da erva e ao menor risco de causar reação alérgica. A sessão no rosto todo custa 30 reais.



...faz e aplica uma máscara
A receita da máscara antioxidante é da fisioterapeuta Fernanda Ferrari, do Kyron Spa, em São Paulo. Bata no liquidificador 1 xícara de uva (qualquer tipo). Dissolva meia folha de gelatina incolor conforme a instrução da embalagem e misture com a pasta de uva. Passe no rosto limpo e deixe por 25 minutos. Enxágüe com água fria e aplique filtro solar. Use-a uma vez por semana. Não vá para o sol com a mistura para não manchar a pele.



Em 1 hora você...


...testa uma drenagem
“ A massagem com pindas (saquinhos de linho recheados com camomila, cidreira e sálvia, levemente aquecidos) equilibra o fluxo energético, acalma e elimina as tensões musculares e estimula a circulação sanguínea e linfática”, explica a terapeuta Nilza Bittencourt, do Lay Out Cabeleireiros, em São Paulo, que indica de uma a duas sessões por semana. Cada uma custa 120 reais.



...recebe um lifting a jato
“O tratamento renovador da pele Akinésine Intense, da Anna Pegova, inclui esfoliação com uma ponteira de diamante, que remove as células mortas e clareia as manchas; drenagem linfática manual, que elimina toxinas e líquidos retidos, além de aumentar a microcirculação local e a oxigenação cutânea; aplicação de cremes que estimulam a formação de colágeno”, explica a esteticista Claude Hanna, diretora do Instituto Anna Pegova, em São Paulo. Cada sessão custa 385 reais.



...chuta o stress (e as gordurinhas)
“Uma hora de aula de boxe fitness queima até 600 calorias”, garante o professor Flávio Almendra, da academia Estação do Corpo, no Rio de Janeiro. “Como todos os movimentos são realizados com o abdome contraído, a pessoa acaba fazendo, sem sentir, entre 600 e mil abdominais em uma única aula”, completa ele.



...caminha nas nuvens
O primeiro passo é cuidar bem dos pés – leia-se: cortar e lixar as unhas, fazer massagem relaxante e hidratação profunda, à base de parafina e óleo de melaleuca. “A parafina derretida se molda aos pés e é coberta por uma bota atoalhada. O calor gerado potencializa a ação do óleo, que, além de amaciar, tem ação bactericida, fungicida e cicatrizante”, diz o podólogo Alessandro Guerra, da Doctor Feet, em São Paulo. A sessão completa custa 74 reais.


Fonte: Revista CLAUDIA

- -

1 comentários:

viva mais e melhor disse...

Gostaria de comentar que estou fazendo uma dieta com produtos naturais e estou me sentindo muito bem; já eliminei 4 kilos pretendo eliminar mais 16.
Se tiverem interesse entrem em contato osmarguerinforever@gmail.com