_____

36 dúvidas sobre cabelos


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

CLAUDIA levantou as perguntas mais comuns que rondam a cabeça das leitoras e pediu a alguns dos maiores experts do Brasil – e do mundo! – para responderem. Agora é só seguir os conselhos

Deise Garcia e Ulrica d'Orey



Couro cabeludo


1. Como amenizo a caspa?

LAURA DIAS, SÃO PAULO
Durante 15 dias, lave o cabelo diariamente com um xampu anticaspa – procure no rótulo algum destes ingredientes, todos eficazes: cetoconazol, octopirox, sulfeto de selênio ou sulfacetamida. “Além disso, nesse período deixe de lado aparelhos como secador e chapinha, que emitem calor e ressecam muito o couro cabeludo”, aconselha o dermatologista João Carlos Pereira, membro da International Society Hair Restoration.



2. Lavar os fios diariamente prejudica o couro cabeludo?

MILENA ZIPPERER, CURITIBA
Não. Quem vive em um país tropical como o nosso pode lavar os fios todos os dias. Isso garante a remoção da oleosidade excessiva e das células mortas acumuladas no couro cabeludo. Sem contar que o cabelo fica cheiroso!



3. Meu couro cabeludo coça muito. Há solução?

EMILIA IOSHICO HIROMO TO, CUIABÁ
A oleosidade excessiva é uma característica individual. Banhos muito quentes e alimentação rica em óleos e frituras, porém, podem agravar o problema. Quando exagerada, a oleosidade origina pontos de inflamação no couro cabeludo, que provocam coceira. Só um médico pode analisar e prescrever o tratamento ideal para seu caso.




Tratamentos

4. Se o fio de cabelo é uma fibra morta, só tem vida na raiz, como agem os produtos que prometem recuperar a fibra danificada?

CLÁUDIA PALHANO, SÃO PAULO
Apesar de ser uma estrutura “morta”, a fibra capilar pode, sim, ter o aspecto melhorado, mantendo-se forte e brilhante. Prefira produtos que agem em duas frentes: repondo a queratina perdida (principal substância do cabelo e responsável por encorpá-lo) e hidratando profundamente.



5. O que é e como funciona a terapia capilar?

SILVANA LOPES, CAMPINAS (SP)
É o conjunto de técnicas executadas por profissionais para melhorar a qualidade do cabelo, como massagem, esfoliação e estimulação. Algumas focam na hidratação e recuperação dos fios secos; outras atuam no couro cabeludo, dimunindo a queda e a oleosidade dos fios.



6. Qual a melhor forma de cuidar do cabelo crespo?

ROSE ARAÚJO, ARARAQUARA (SP)
Fios crespos são naturalmente finos, delicados e frágeis. Além disso, como o formato espiral impede que a oleosidade natural se espalhe por toda a extensão, costumam ser bem secos. Eles exigem hidratação reforçada, com máscaras nutritivas, leave-in e ativador de cachos para devolver a forma perdida.



7. Como recuperar os fios quebradiços em casa?

SUZANA BLANGER, ENCANTADO (RS)
“Jamais abra mão de um bom xampu e condicionador e adote diariamente cremes para pentear ou produtos hidratantes leave-in”, ensina a americana Stephanie Kocielski, diretora internacional da marca Paul Mitchell.



Para fazer em casa

8. Há algum alimento que ajude o cabelo a crescer rápido e saudável?

ELAINE CAMILA RODRIGUES REGIANI , JAÚ (SP)
Sim, mas não espere milagres. Uma dieta equilibrada garante saúde e força aos fios, desde que os cuidados externos sejam tomados também. “Coloque no prato carnes magras, soja, verduras verde-escuras, feijão e fígado. São excelentes fontes de ferro, fundamental para o cabelo crescer forte”, diz o médico João Carlos Pereira.



9. Às vezes meus fios estão oleosos, às vezes, ressecados. Como escolher o xampu certo?

SILVANA PAULISTA, SÃO PAULO
Analise e veja o que é mais comum: os fios ficarem secos ou oleosos? Escolha um xampu para o tipo predominante e use uma máscara de ação profunda. Quando o cabelo está bem tratado por dentro e por fora, a tendência é que ele apresente menos oscilações.



10. Qual é a melhor alternativa para acabar com o frizz?

GRETA ROSSINI, SÃO PAULO
Pequenos cuidados no dia-a-dia evitam fios rebeldes e eriçados: aplicar um creme leave-in hidratante e silicone nas pontas; usar escovas de cerdas naturais e pentes de madeira, que baixam a eletricidade do cabelo; ou optar por escovas químicas, conhecidas como inteligentes, que reduzem o volume e mantêm os fios em ordem.



11. Queria engrossar os fios e ganhar volume. Como faço?

JOSETE SANTOS SILVA, MACEIÓ
Já existem no mercado xampus e condicionadores com polímeros especiais, que aderem aos fios aumentando a espessura deles e encorpando-os. Para o cabelo ganhar volume, depois de lavar aplique uma musse apropriada na raiz, faça uma boa escova e coloque bobes de velcro. Espere meia hora e solte. Penteie com os dedos.



12. Posso usar xampu de uma marca e condicionador de outra ou eles devem ser sempre iguais?

ANA SOUZA, TERESINA
Sim, pode. Mas optar por produtos da mesma linha e marca garante maior eficácia. Como os ativos são iguais ou compatíveis, os riscos de provocarem uma reação ou anularem o efeito um do outro são pequenos.



13. O que fazer para deixar os fios mais brilhantes?

VANILDA MIRANDA DE LARA, CURITIBA
Cabelo opaco é sinal de falta de hidratação. Por isso, invista em produtos com ativos hidratantes, como manteiga de karité. “Enquanto o brilho não volta, borrife produtos específicos, que depositam partículas luminosas nos fios”, sugere o cabeleireiro Tiago Parente, do salão Fashion Clinic, no Rio de Janeiro.



14. Como manter os fios loiros saudáveis? Parece que o cabelo escuro é mais resistente.

LÍVIA NASCIMENTO, CONSELHEIRO LAFAIETE (MG)
Os cabelos castanhos e negros são mais resistentes aos danos por causa da estrutura interna, que costuma ser mais espessa do que a dos loiros e vermelhos. Para manter as mechas claras com brilho, abuse das hidratações com produtos de boa qualidade e evite excesso de xampus antirresíduos, secador e chapinha.



15. Vale a pena investir em um secador com íons?

RENATA CUNHA, SANTOS (SP)
Os íons são átomos com carga positiva e negativa que, nos secadores e modeladores, são produzidos por uma bobina. Eles fecham a cutícula e reduzem a eletricidade estática do cabelo, responsável por armar e arrepiar os fios. Se você não consegue dominar os seus com produtos específicos, o custo-benefício compensa bastante.



Tintura

16. O chumbo existente nas tinturas pode mesmo causar algum problema sério à saúde?

DENISE BROETTO, RIO DE JANEIRO
Sim, é verdade. Mas as renomadas marcas de coloração não acrescentam metais pesados, como o chumbo, na formulação. Por isso, evite usar produtos desconhecidos, que se dizem naturais, sem registro na Anvisa – todos os aprovados pelo órgão passam por uma inspeção de qualidade e controle de ativos nas fórmulas.



17. Sou ruiva natural e a tintura não pega bem. Cabelo vermelho desbota com mais facilidade?

ELENE KATSILIS, GUARAPARI (ES)
Sim. A tintura aplicada sobre colorações quentes desbota com mais facilidade. É sempre bom pedir orientação a um cabeleireiro na hora de escolher que tom aplicar. Depois, abuse dos produtos indicados para cabelos coloridos, que ajudam a preservar o pigmento nos fios.



18. Qual a diferença entre tintura e tonalizante? O que é mais indicado para quem tem poucos fios brancos?

DÉBORA FÁTIMA PRETTI, SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)
A tintura tem efeito permanente, ou seja, pode até desbotar, mas só sai em definitivo conforme o cabelo for crescendo. Já o tonalizante, menos agressivo, é eliminado por igual após algumas lavagens. Para quem tem poucos fios brancos, os especialistas recomendam o tonalizante.



19. As luzes agridem mais os fios do que a tintura?

MARA CRISTINA DA SILVA, PARNAMIRIM (RN)
Sim. O oxidante usado no descolorante é mais agressivo do que o da coloração, além de o pH do primeiro ser mais alto. “Isso faz com que as escamas se abram e fiquem sensíveis”, explica o cabeleireiro Julio Crepaldi. No entanto, o intervalo para o retoque das luzes costuma ser bem maior do que o da tintura.



20. Como fazer a tintura permanecer por mais tempo?

SUELY SILVA, MACAU (RN)
“A regra de ouro é usar produtos específicos de manutenção (xampu, condicionador, máscara e leave-in) com antioxidantes e filtro solar, especialmente na praia”, diz o colorista Yuha Antero, do M.G Hair Design, em São Paulo.



21. Se eu deixar o produto ou a tintura por mais tempo nos fios, o efeito será mais duradouro?

DENISE SANTOS, ITAJAÍ (SC)
De jeito nenhum. Ignorar o tempo e a quantidade indicados na embalagem pode provocar um desastre no seu cabelo. No caso da tintura, por exemplo, um castanho-médio corre o risco de ficar preto ou manchado. E pior: pode deixar o couro cabeludo muito sensibilizado.



22. Dá para clarear o cabelo em casa sem medo?

LAURA LIMA, NITERÓI (RJ)
Até dá, mas não é recomendável. “O clareamento bemfeito exige trabalho de profissional. É preciso levar em conta o estado dos fios, a cor original, a concentração da água oxigenada e o tempo de pausa do produto, além do tom de pele da pessoa para que a nuance escolhida valorize os traços”, explica o colorista Yuha Antero.

23. Pintei o cabelo de preto e detestei. Decapagem estraga?

LUIZA BATISTA, MANAUS
“Sim, a decapagem é um processo que remove o pigmento do fio e fragiliza a fibra capilar. Sugiro que você faça algumas mechas estratégicas para iluminar e tirar o peso do tom escuro até que o cabelo cresça”, diz Yuha Antero.



Envelhecimento


24. Além do fator hereditário, o que faz com que os cabelos brancos apareçam mais cedo?

CARMEM SUZY KAWAMURA, GOIÂNIA
Vários fatores podem acelerar a despigmentação dos fios – os mais comuns são dietas muito restritivas, longos períodos de stress e doenças como a anemia profunda. Não há como interferir na genética, mas invista em uma boa alimentação, diminua o ritmo e faça um check-up anual.



25. Cabelo envelhece?

JOCELI PEREIRA, ARUJÁ (SP)
Sim. Assim como a pele, o cabelo sofre com o envelhecimento do organismo. Os sintomas são menor quantidade de fios, o afinamento e o branqueamento deles.



26. Depois que entrei na menopausa, meus fios não estão mais tão bonitos. O que posso fazer?

REJANE RIBEIRO, OLINDA (PE)
As mudanças hormonais realmente afetam a qualidade dos fios. “Além de aplicações no consultório de produtos tópicos ricos em aminoácidos, recomendo uma boa alimentação, o uso de xampus e condicionadores de reparação capilar e hidratações constantes em casa ou no salão. Também tome cuidado com o exagero de químicas”, alerta o dermatologista Ademir Jr., de São Paulo.



Corte


27. Qual a diferença entre corte com navalha e com tesoura?

JOANA SANCHES, ATIBAIA (SP)
“ A navalha exige muita perícia e deve ser utilizada apenas em situações que pedem definição, como uma franja desfiada ou uma lateral em camadas. Nos outros casos sou fã mesmo é da tesoura”, diz o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do M.G Hair Design, em São Paulo.



28. Cortar o cabelo em determinado ciclo lunar ajuda a fortalecer os fios?

MARIA DE JESUS SILVA, SANTO ANDRÉ (SP)
“ Embora alguns salões recomendem, não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o cabelo e as fases da Lua”, diz o dermatologista João Carlos Pereira. Como mal não faz, se você acredita, vá fundo!



29. Cabelo comprido e com franja fica bem em mulheres na faixa dos 40 anos?

PATRÍCIA MAROTTA, BELO HORIZONTE
“Franja é um corte atemporal. Ela está sempre na moda. O que muda é o tipo – grossa, fina, reta, diagonal, falsa –, que deve combinar com o formato do rosto e o estilo da mulher, independentemente da idade. Mas, mesmo sendo democrática, não aconselho usar franja com cabelo muito comprido, porque assim o rosto some no meio do cabelão”, diz o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi.




Alisamento

30. Estou louca para fazer escova progressiva, mas meu cabelo está caindo muito...

FERNANDA CRISTINA, ORLÂNDIA (SP)
Quem tem problemas capilares, como a queda, não deve se submeter a nenhum processo químico, pois isso pode deixar o couro e os fios mais fragilizados. Para manter o cabelo liso, aplique um creme protetor térmico alisante, faça uma boa escova e passe silicone nas pontinhas.



31. Quais os cuidados diários para quem tem progressiva?

ALINE FERNANDES DA SILVA, SANTO ANDRÉ (SP)
Quem faz escova progressiva geralmente fica com os fios mais oleosos nas primeiras semanas, além de sensíveis. Prefira um xampu neutro e condicionadores e máscaras ricos em queratina, substância que dá mais resistência ao cabelo. Para prolongar o efeito do processo, faça uma cauterização mensal. E evite xampus antirresíduos, que removem os ativos da progressiva.



32. É possível deixar o cabelo bonito e bem liso permanentemente sem danificá-lo?

WELLMA NASCIMENTO PEDRA, ARACAJU
O único jeito de obter um liso duradouro é com alisamento químico – à base de guanidina, hidróxido de sódio, amônia ou com 0,2% de formol, concentração permitida pela Anvisa. “Como todos esses processos mudam a estrutura do fio, deixando-o sensibilizado, o ideal é fazer hidratações quinzenais com queratina para restaurar”, ensina Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo.



33. Qual é o segredo de uma escova bem-feita?

MARIANA CRISTINA ALVES, SALVADOR
Além de aplicar nos cabelos úmidos um produto termoativado de efeito alisador, o maior segredo da escova perfeita é o trabalho braçal. Quando a mecha parecer completamente lisa, reinicie todo o processo. A repetição garante não só fios lisos como um visual espelhado.



34. Que tipos de alisamento são compatíveis?

CLEIDE PARDINHO, GUARULHOS (SP)
Só os que apresentam o mesmo princípio ativo alisador na fórmula. Se o alisamento for feito, por exemplo, com guanidina, o retoque deve usar a mesma substância. Mudar o tipo de química é gravíssimo. A mistura pode causar lesões no couro cabeludo e deixar o cabelo fragilizado e em queda livre. “Antes de trocar, espere todo o alisamento sair e, ainda assim, faça o teste da mecha para ver se o cabelo aguenta ou não”, diz Julio Crepaldi. “É sempre bom perguntar qual ativo foi usado para caso queira mudar de salão mais tarde.”



Alongamento


35. Acabei de fazer alongamento. Qual o tempo considerado ideal para repetir o processo?

GLEICE NASCIMENTO, BRASÍLIA
“Depende do tipo de alongamento utilizado e dos cuidados que você tiver com ele. Os mais duradouros (de quatro a seis meses) são os feitos com fios naturais e unidos ao cabelo com polímeros de queratina”, diz a cabeleireira Luciana Alvarez, do salão Scenario, em São Paulo.



36. Meu cabelo cresce pouco. Colocar mega-hair é uma boa saída ou pode prejudicar os fios?

SOFIA LOPES, SÃO PAULO
É importante lembrar que o cabelo cresce, em média, 1 centímetro ao mês. Esperar muito mais do que isso é ilusão. O mega-hair não traz nenhum dano ao fio e ao couro cabeludo, desde que feito com cabelo de qualidade, técnica moderna e por profissional competente.






Fonte: Revista CLAUDIA

- -

0 comentários: