_____

Seu cabelo melhor e mais forte do que nunca!


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Por Priscila Jacob



Médios e Ondulados

São os mais versáteis porque podem se transformar em lisos ou em encaracolados. Os médios são fáceis de tratar e possuem uma infinidade de cortes bacanas. Assim como os cacheados, os ondulados costumam apresentar mais chances de ressecamento do que os lisos e por isso as hidratações caseiras, feitas uma vez por semana, ajudam a deixar os fios mais saudáveis. Elas são fáceis de fazer: basta aplicar máscara ou creme de tratamento após a lavagem com xampu e deixar agir por 15 minutos, em média. Para potencializar o efeito da hidratação caseira, enrole o cabelo em uma touca térmica enquanto o produto age sobre os fios. Outra dica para evitar o ressecamento é lavar o cabelo - no máximo – três vezes por semana.



Cabelos médios e ondulados tendem a ser mais volumosos porque os fios não ficam tão pesados como nos cabelos longos. A cauterização, feita nos salões, dá bom resultado no controle do volume porque sela as cutículas do cabelo. Para a cabeleireira Keiko Ito, do Gilberto Cabeleireiros (SP) o interessante dos médios e ondulados é a praticidade e a possibilidade de mudanças. “Se não quiser o ondulado, é só fazer uma escova rápida ou uma progressiva para atenuar o volume.”

O expert Roberto Moreira, do Contemporâneo Hairdressing (RJ) também acredita na força dos médios e ondulados e ensina a deixá-los cheios de movimento e sensualidade com cortes em camadas. Fios desfiados também ficam muito bem para os ondulados e médios e a franja pode diferenciar o corte reto comum.

Para potencializar as ondas, um truque comum é fazer um rabo-de-cavalo com o cabelo ainda úmido e torcê-lo, formando um coque atrás. Quando secar, desenrole o coque e solte os fios com os dedos. Você terá um ondulado bonito e natural.

1) Preserve a risca do meio e prenda-o bem para o alto. Utilize uma mecha de cabelo como se fosse um elástico, passando-a em volta do rabo e prendendo com um grampo. Assim o cabelo sai do rosto, mas preserva o efeito ondulado.

2) Coloque um lenço dobrado, sem deixar um rabo atrás. Amarre no cabelo e deixe-o solto. Só o lenço dá o toque de modernidade. Se tiver franja, ao invés de escondê-la, deixe-a aparente penteada para o lado (se for comprida) ou inteira para a frente (no caso de franjas curtas). O lenço também pode ser substituído por uma faixa larga.

3) Supersimples de ser feito, mas com um efeito sensacional. Após lavar e secar os fios, faça uma risca no meio e depois selecione duas mechas, uma de cada lado da cabeça. Leve ambas para trás da cabeça e prenda em um nozinho, desfiando as pontas. O restante dos fios permanece solto para dar charme ao visual.




Longos e Cacheados

Por causa da ditadura das chapinhas, este tipo de cabelo está cada vez mais raro de achar nas ruas. Parece que todo mundo está de cabelo liso ou quase lá. Uma das causas de tanto alisamento é que as mulheres não sabem cuidar dos seus cabelos crespos e não conseguem valorizá-los. Grande erro! De acordo com o cabeleireiro Roberto Moreira, cabelo longos e cacheados necessitam (sim!) de cuidados especiais porque têm fios mais grossos e menos queratina do que os lisos, por isso tendem a ressecar mais. Mas não entre em pânico! Se este é o seu tipo de fio, saiba que ele pode ficar lindo.

O primeiro passo para isso é aderir a um bom corte para distribuir melhor o volume e valorizar os cachos. “Sem um corte legal, eles ficam com aspecto pirâmide, desvalorizando o que os cachos têm de melhor: o movimento”, explica Roberto Moreira. A hairstylist Keiko Ito, sugere um desfiado ou repicado na altura dos seios.

Mas só o corte não basta, é essencial fazer hidratações quinzenais à base de queratina. Em casa, adote leave-in para evitar os fios arrepiados, mas eles só devem ser passados uma vez ao dia - de preferência pela manhã antes de sair de casa - e a aplicação deve ser moderada, do contrário os fios podem ganhar aspecto oleoso ou até molhado - o que não é adequado, já que madeixas que passam muito tempo umidificadas com gel, cremes ou silicone, tendem a enfraquecer e cair. O couro cabeludo também pode apresentar escamação provocada pelo excesso de umidade.

No caso dos cremes ativadores de cachos, eles realmente funcionam quando o assunto é definir o cacheado, mas também devem ser aplicados somente uma vez após a lavagem e ainda com os cabelos úmidos. O ideal é passar o ativador de cachos e em seguida secar com um difusor ou amassar os cachinhos para dar forma a eles.

Para os momentos de emergência é bom ter sempre a mão uma ferramenta poderosa: o baby-liss. Ele pode transformar seus cachinhos em minutos e deixá-los perfeitos. Mas evite o abuso! Baby-liss em excesso deixa os fios ressecados e quebradiços.




1) Divida o cabelo ao meio e faça um rabo lateral e baixo. Em seguida faça uma trança com uma mecha de cabelo que dá a volta pelo rabo, prendendo-o como se a trança fosse o elástico.

2) Esse visual está na moda! “Puxe bem a mecha em que a flor ficará presa e deixe-a bem esticadinha”, ensina Andréa. Dessa maneira o cacheado continua em evidência e pode ser valorizado com um baby-liss de cilindro médio para deixar os cachos no lugar. “Outro truque é aplicar mousse nos cachos úmidos e amassá-los antes de retocar com o baby-liss.”

3) Divida os fios do topo da cabeça, que ficam na largura da testa, como se fosse desenhar um triângulo e prenda-os com um elástico. O restante da cabeleira deve ficar solta para formar uma linda cascata cacheada. O penteado é superfácil de fazer e quebra o galho na hora em que você precisa de uma mudança rápida no visual do dia-a-dia.




Lisos, Longos e Desfiados

Este é o tipo de cabelo que a maioria das mulheres sonha em ter. E acredite, mesmo sendo o queridinho de muitas, ele é rejeitado por boa parte das mulheres que os têm assim - escorridos. Afinal, os lisos demais tendem a ser bem fininhos e sem volume algum, o que confere um aspecto murcho (e nada sensual) ao visual de suas donas. Mas essa situação não precisa ter esse final triste. Com cuidados específicos para esse tipo de cabeleira dá para contornar o problema. Se você tiver fios oleosos, é essencial lavá-los todos os dias com xampus específicos para lisos. É extremamente importante esquecer os produtos sem enxágüe (os famosos leave-in) para não deixar o visual pesado demais e, conseqüentemente, sem volume.

Quem tem fios normais, pode realçar o look com a aplicação de pomada ou cera apenas nas pontinhas. A quantidade passada é mínima! Suje os dedos no produto e passe-os nas pontinhas do cabelo. Para que os lisos não fiquem sem graça, é necessário desfiá-los e dar um ar mais moderno e leve ao visual. “Não dá pra usar cabelo liso, longo e reto porque parece uma cortina”, brinca Roberto Moreira. Para ele, este tipo de cabelo pode ganhar ares contemporâneos com uma coloração especial. “A balayage, em dois ou três tons mais claros que a cor natural do cabelo da mulher, é perfeita para esse estilo de cabelo.”

Outra dica para valorizar o visual escorrido é usar e abusar dos sprays de brilho. Ah, e lembre-se de que a manutenção do corte deve ser bimestral, ok!

Uma escova bem-feita ou a prancha podem ajudar na hora de valorizar o desfiado e nunca é demais lembrar que hidratações quinzenais são fundamentais para todos os tipos de cabelo. Afinal, nada mais feio do que um cabelo liso, longo e ressecado ou exibindo camadas e camadas de pontas duplas, cabelo comprido tem de estar bem tratado e ponto final! Faça uso de bons produtos e prefira os específicos para seu tipo de cabelo. Mas se você é dessas que não tem tempo ou paciência de cuidar dos fios, nem tente mantê-los compridos e lisos, o resultado vai ser desastroso.



1) Deixe a divisão do cabelo para o lado e faça um triângulo com a franja (ou a parte da frente do cabelo), divida como se fosse fazer uma trança embutida e prenda, mas sem trançar. Atrás o cabelo é solto e levemente desfiado para dar volume.

2) O moicano é um dos looks mais pedidos pelas donas de madeixas lisas. Primeiro, prenda as laterais e faça um rabinho bem esticado atrás. Desfie o topo da cabeça para dar volume e depois vá penteando os fios para trás, só para tirar o frizz, ao mesmo tempo em que modela o topete. Junte o moicano com o rabinho atrás. Use spray fixador para não desmanchar.

3) Aqui Andréa utilizou uma tiara de tecido, mas não colocou todo o cabelo para trás, deixou franja e um pouco de cabelo na frente para valorizar o repicado e ficar mais moderninho. Um lenço também causa o mesmo efeito e se preferir deixar o desfiado mais marcado use pomada nas pontas e vire-as para dentro ou para fora de acordo com sua preferência.

Fonte: Cabelosecosmeticos.terra.com.br

- -

0 comentários: