_____

Se jogue na corrida


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Balada, gente bonita, corpinho enxuto. É difícil não se deixar seduzir pelas vantagens da corrida. Por que não aproveitar as férias para ensaiar as primeiras passadas? Além de tudo, você pode tomar sua caipirinha sem o risco de engordar

por Ana Paula Chinelli


Você passou o ano inteiro trabalhando, estudando e dando duro na academia. Agora chegaram as merecidas férias, inclusive da malhação. Mas o grilo da consciência fica lá, buzinando no seu ouvido: “Você não vai pôr a perder as curvas conquistadas com muito suor, não é mesmo?” A boa notícia: dá para aliar corpo enxuto e férias. O segredo é correr. Se você torce o nariz só de pensar no assunto, imagine todas as coisas boas que vêm com a corrida: você fica ao ar livre, vê gente bonita, aprecia a paisagem, o mar, o pôr-do-sol. Paquera os gatos e, o que é melhor, é paquerada.



Sim, porque garota que corre está automaticamente na moda. Sem falar que as passadas aumentam a sensação de prazer e bem-estar, mais do que qualquer energético. A atividade ainda é campeã para torrar gordura e melhorar o condicionamento físico.

Ao contrário do que muita gente pensa, correr não é só para “atleta de verdade”. Você não precisa virar maratonista nem perder o fôlego. Aliás, a medida certa para você queimar gordura é conseguir conversar enquanto pratica. Chame suas amigas, escolha um calçadão ou um parque bacana e experimente o programa que fizemos de encomenda para as suas férias.

No plano criado pelo treinador Rodrigo Taddei, da Limiar Assessoria Esportiva, em São Paulo, a primeira semana é só para caminhada. Na semana seguinte, você percebe que, com a mesma facilidade, vai andar um pouco mais rápido e até trotar. Na terceira semana, sem aumentar o esforço, você consegue dar umas corridinhas. Na quarta, vai correr e continuar conversando com suas amigas, olhando os gatos do calçadão e programando a balada do dia. Ou seja: com um plano gradual, seu corpo tem tempo de se adaptar e você aumenta o passo sem grandes sacrifícios. Afinal, férias são para se divertir, então queremos que você tenha tempo e energia de sobra para ficar com os amigos e paquerar. São cerca de 50 minutos por dia, incluindo o alongamento. Não é muito, considerando que agora você tem todo o tempo livre do mundo. Aproveite!




Quantas calorias vou gastar?

Correndo em ritmo confortável (em que ainda consiga conversar), dá para gastar de 400 a 500 calorias por treino de 40 minutos. Isso significa queimar aquele sorvete com cobertura que você vai tomar à tarde ou a caipirinha de saquê da última balada. Nada melhor para limpar a consciência e voltar em forma das férias!



Plano rápido para você virar corredora

Correr não é sinônimo de sair em disparada. O trote, o ritmo indicado neste programa, parece uma caminhada bem rápida, mas com as passadas e os movimentos de braços da corrida. É importante não exagerar na intensidade. Não é para ser um sofrimento, você tem que ser capaz de conversar enquanto faz o exercício. Vale lembrar: faça 5 minutos de alongamento antes de começar e também no final. Respeite seu limite e não pule etapas do programa. Se sua amiga é rápida demais, deixe que vá na frente. Por último, não deixe de usar um tênis específico para a prática, com um ótimo sistema de amortecimento.


1ª semana
De 2ª a sábado: faça uma caminhada de 40 min, no seu ritmo, mas procure, no decorrer da semana, colocar um pouco mais de intensidade no exercício.


2ª semana
2ª, 4ª e 6ª feira: faça 10 min de caminhada. Depois, alterne 2 min de trote e 3 min de caminhada, até completar meia hora (são 6 séries de 5 minutos)
3ª, 5ª e sábado: faça 45 min de caminhada


3ª semana
2ª, 4ª e 6ª feira: comece com 10 min de caminhada. Depois, alterne 4 min de trote e 1 min de caminhada, até completar meia hora (são 6 séries de 5 minutos)
3ª, 5ª e sábado: faça 45 min de caminhada

Fonte: Revista BOA FORMA

- -

1 comentários:

Amanda Marques disse...

Otima dica, eu ammo correr!
O blog está SEMPRE PERFEITO, eu adoooro!

beijos