_____

Meu cabeleireiro Errou!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


A sua cliente já disse a frase acima? Se já, pode ficar tranqüilo porque imprevistos acontecem com qualquer profissional e nessas horas é importante saber como consertá-los. Com a ajuda das técnicas perfeitas - e de muito jogo de cintura -, você consegue reverter o problema, sem grandes conseqüências para a cliente

Por Fernanda Dragone

Falar a mesma língua que sua cliente é o primeiro passo para evitar que erros aconteçam. Ouvir da cliente o que ela pretende fazer nas madeixas e explicar todos os prós e contras do resultado esperado, é muito importante para reduzir o índice de falhas de qualquer procedimento.

"É claro que alguns erros podem acontecer sem querer, mas se o procedimento a ser realizado for detalhadamente discutido com a cliente, essa probabilidade diminui", afirma o hairstylist Yuriko Terada, do salão Tampopo Hair Cutting Team (SP). Além disso, ser sincero com a cliente é fundamental. Se errou, conte. Mantenha a calma, não se desespere para que o erro não crie proporções maiores, mas deixe claro o que aconteceu e o que será feito para resolver.




Cor errada

Errar o tom da coloração é algo que não pode acontecer, segundo os profissionais de beleza. "Se o cabeleireiro for bem preparado ele não pode cometer esse erro. Só de olhar para o cabelo da cliente ele já precisa saber que tonalidade ela usa e qual deverá aplicar para conseguir a nuance desejada", afirma Yukiro.

Se mesmo assim, a cor aplicada estiver errada, a cabeleireira avisa que não há muito que fazer, a única maneira de reverter o processo é usando uma nova coloração. Nesse caso, o ideal é explicar a cliente o que houve e informá-la que mesmo com o novo procedimento, talvez ainda leve um tempo para chegar na tonalidade esperada por ela.



Fios manchados

Se errar a cor solicitada pela cliente é um caso mais raro de acontecer, deixar a nuance manchada pode ocorrer com muito mais freqüência do que se imagina. Normalmente, isso acontece porque o cabeleireiro não aplica tonalidades diferentes para a raiz e as pontas. "Alguns profissionais não levam em consideração na hora de tingir os fios, as agressões externas, como sol, que dão aparência de reflexos, nem os fios brancos e outros procedimentos químicos. Dessa forma, a probabilidade de manchar o cabelo é muito grande", diz o cabeleireiro Paulo Dutra, do salão Homa (SP).

Caso isso aconteça, o hairstylist afirma que a diferença de cor será vista já no lavatório. "Não entre em pânico, nem passe para a cliente que algo terrível aconteceu. Basta avisá-la que houve uma diferença de nuance e no próprio lavatório aplique um tonalizante, isso permitirá igualar a cor, deixando o resultado o mais natural possível", comenta o expert.



Corte Torto

Saber diferenciar forma de textura é essencial para que não ocorram diferenças de comprimento ou efeito contrário ao que se espera de um corte. "É muito comum que cabeleireiros não saibam escolher entre a tesoura e a navalha na hora de obter o resultado desejado. Dessa forma, uma cliente que quer reduzir o volume, por exemplo, pode acabar com as madeixas mais armadas ainda", diz o hairstylist Paulo Dutra.

O profissional explica que se isso acontecer, assim como, deixar um lado mais comprido do que o outro, a melhor opção é molhar novamente o cabelo da cliente e sem demonstrar nervosismo, fazer no lado que está maior o procedimento correto.

Outra dica é começar o corte com os fios úmidos para que se tenha mais controle da técnica e do volume das madeixas, começando o procedimento pela nuca, na mecha guia localizada na parte de trás.

"Outro detalhe importante para quem está começando é pedir gentilmente que a cliente não leia revistas ou mantenha conversas paralelas durante o corte, isso muda a postura na cadeira e permite erros. Apenas o cabeleireiro pode mudá-la de posição", explica Paulo.



Fios queimados

Com a alta dos fios lisos, fazer escova e chapinha virou rotina na vida de muitas mulheres, por isso, a atenção na hora de fazer o brushing deve ser redobrada para que as madeixas não fiquem queimadas. "É primordial que o cabeleireiro use protetor térmico antes de fazer escova e chapinha ou baby liss, além de retirar bem a umidade das melenas antes de dar inicio ao procedimento, mas se mesmo assim, o cabelo ficar danificado, a melhor solução é saber tratar dos fios para reverter o erro. Além disso, se a escova for bem feita, não é necessário passar a piastra várias vezes na mesma mecha", diz Paulo.

Entre as ações possíveis para deixar o cabelo saudável novamente estão: hidratar constantemente, devolver aos fios todos os ingredientes perdidos através de técnicas feitas no salão e indicar os produtos certos para cada caso, para que a manutenção continue sendo feita em casa, ensinado como usar e sua periodicidade.



Evite as pisadas de bola

• Adotar algumas precauções pode fazer com que a incidência de erros reduza significativamente. Confira!

• Aconselhe sua cliente a tratar os fios diariamente para que não cheguem ao salão danificados, impedindo assim que os resultados dos procedimentos sejam negativos;

• Seja claro e objetivo na hora de explicar a cliente quais são as conseqüências do procedimento a ser realizado;

• Saiba escolher o instrumento (tesoura ou navalha) certo na hora de cortar as madeixas;

• Faça uma ficha técnica para cada cliente e acompanhe de perto o que cada uma delas já fez nas melenas sob seus cuidados;

• Converse muito antes de realizar qualquer procedimento e peça para que a cliente conte tudo o que já fez no cabelo antes de freqüentar seu salão;

• Não tenha pressa, realize todos os procedimentos com a calma necessária;

• Se você não tem conhecimento suficiente para realizar alguma técnica, peça para que outro profissional faça o processo para você.


Fonte: Revista CABELOS & COSMÉTICOS

- -

0 comentários: