_____


Descubra os segredos profissionais pra acabar de vez com o excesso de volume e de frizz dos seus fios

Por Renata Chebel

Nos dias de chuva ou quando o ar está muito úmido, nem adianta fazer escova ou usar a chapinha. Vai ser você por o pé na rua que... puf! Lá se vão horas debaixo do secador em poucos segundos. O mesmo vale pra quando você vai pra praia ou pra um show em um lugar fechado, que costuma ficar abafado nessas ocasiões.




Isso acontece principalmente no cabelo cacheado porque ele tende a ser mais seco que o normal e quer absorver umidade a qualquer custo! Dessa forma, as cutículas dos fios se expandem – e, além do excesso de volume, aparece o famoso frizz.

Para diminuir o volume dos cabelos, o priemiro segredo é mesmo acertar o corte. “Um corte em camadas sobrepostas, com uma encaixando na outra, definem o caimento do cabelo”, explica Giuliano Talasqui, cabeleireiro do salão Cabelaria, em São Paulo. Segundo ele, nesse tipo de corte um fio não cai exatamente sobre o outro, o que já diminui bastante o volume. Peça para o seu cabeleireiro!

Outra dica é evitar lavar demais o cabelo. “A concentração de cloro na água do chuveiro deixa os fios mais porosos, o que aumenta o volume”, conta Giuliano. Ou seja: lavar, só quando tá sujo mesmo.

Já para controlar o frizz é preciso investir em três produtos básicos, que vão trabalhar sempre juntos: uma máscara de hidratação profunda, um leave-in anti-frizz e algum finalizador que contenha silicone na fórmula (procure pelo ingrediente dimeticone no rótulo!). Todos eles têm a função de manter seu cabelo hidratado e proteger as cutículas da umidade.



1. Leave-In Hydra Care, da Vizcaya, 2. Fluido Ultra Restaurador de Pontas Advance Techniques, Avon, 3. Spray Anti-umidade Frizz-Ease, John Frieda, 4. Máscara de Tratamento Hidratante para Cachos Definidos, Pantene, 5. Creme de Tratamento Fortificante Anti-umidade Fructis, Garnier


Giuliano acrescenta: finalizadores como ativadores de cachos, pra quem tem fios enrolados, também controlam a eletricidade estática do cabelo, que é outro fator responsável por fios armados.


Bom, com esses produtos à mão, é só adotar a seguinte rotina:
1) Use a máscara para fazer hidratação uma vez por semana.
2) Sempre após as lavagens, aplique um pouco de leave-in da metade dos fios até as pontas.
3) Quando estiver arrumando o cabelo, aplique o finalizador nos cabelos ainda um pouco úmidos.


No caso dos cacheados, aplique o ativador envolvendo cada cachinho.



Dica: jogue fora a escova e prefira um pente de dentes largos, que vai ajudar a espalhar o finalizador pelos seus fios.



Fonte: Revista Capricho

- -

0 comentários: