_____

9 hábitos que salvam seu cabelo


domingo, 1 de fevereiro de 2009


O jeito que você cuida dos seus cabelos, desde a lavagem até a chapinha, pode fazer milagres por seus fios!

Por Catarina Fávero

1. Faça hidratação

Grande parte das mulheres só investe em tratamentos de choque quando o estrago já está feito. Mas o ideal é prevenir o ressecamento com hidratações caseiras, uma vez por semana, ou no salão, uma vez por mês. A atriz Giovanna Antonelli teve que tingir os fios de castanho e colocar megahair para viver Alma da novela global Três Irmãs. Por isso, ela capricha na hidratação no salão para manter a cabeleira macia e saudável.




2. Maneire na esfregação

Engana-se quem pensa que lavagens vigorosas são essenciais para deixar os fios mais limpos. Pelo contrário: o atrito em excesso faz os cabelos ficarem fracos e quebradiços. O correto é massagear o couro cabeludo, fazendo uma pressão suave com a ponta dos dedos, e, depois, passar as mãos no comprimento para irar a sujeira sem esfregar.



3. Enxágüe o condicionador
Este é um mau hábito comum: passar o condicionador após o banho com o objetivo de controlar o volume e deixar os fios macios. “O produto é pesado e não é apropriado para o uso sem enxágüe. Sob o sol, inclusive, o creme aquece e pode queimar os fios”, explica André De Leone, cabeleireiro do Studio Prime Hair & Beauty, de São Paulo. Prefira um leave-in, condicionador que não necessita de enxágüe.



4. Proteja-se do sol

Os cabelos, assim como a pele do rosto e do corpo, sofrem com os raios do sol. Então, vale usar um creme sem enxágüe e com proteção solar antes de ir à praia ou à piscina. Também não custa lembrar que as máscaras hidratantes, além de não protegerem, queimam os fios em contato com o sol. Use-as só quando voltar para a casa.



5. Não prenda os fios molhados

O costume de prender os cabelos logo após lavá-los não é nada bom. Fazer isso uma vez ou outra não tem problema, mas o hábito constante pode favorecer o aparecimento de fungos. Sem falar que o fio molhado é mais suscetível a quedas – pior ainda se a sua fivela, tiara ou o elástico não forem forrados com tecido.



6. Tenha cuidado ao desatar nós

'Comece a pentear os fios pelas pontas e, conforme for desembaraçando, suba em direção à raiz', diz André De Leone. Prefira pentes de dentes largos ou escovas com bolinhas nas cerdas.



7. Use o secador com distância

Para não danificar os fios, não use o secador muito próximo do couro cabeludo. Dê uma distância de, no mínimo, 15 cm. E proteja os fios do calor do aparelho com um protetor térmico.



8. Faça chapinha só com o cabelo seco

Sim, existem pranchas que podem ser usadas nos fios úmidos. Mas se você tem o apetrecho normal, só use-o em mechas secas para não danificar a estrutura do fio. Eles não podem estar nem úmidos.



9. Evite o excesso de química

Quer colorir e alisar? Só com um profissional, que deve fazer o teste de mecha para ter certeza que o cabelo suporta as duas químicas. Caso contrário, os fios podem não resistir e quebrar!



Fonte:Mdemulher.abril.com.br

- -

0 comentários: