_____

32 formas de rejuvenescer


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


A fórmula da juventude está aqui: reunimos alimentos poderosos, cosméticos e tratamentos inovadores, além de pequenas (e fáceis!) mudanças de hábito para subtrair alguns anos da sua aparência

Ulrica D'Orey

1. Resgate a sua AUTO-ESTIMA. "Mantenha uma conexão com seu corpo com terapias corporais holísticas, como a eutonia, que equilibra o tônus muscular, o rolfing, que realinha o corpo, ou a reeducação postural global, que cor rige os movimentos", indica o médico Paulo de Tarso Lima, especializado em medicina integrativa no Arizona, nos Estados Unidos.



2. Atenção ao que coloca no prato. "Uma ALIMENTAÇÃO rica em vitaminas, minerais e antioxidantes reverte os danos e melhora a qualidade da pele", diz Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais. Não podem faltar no dia-a-dia: vitamina C (acerola e kiwi); E (nozes e milho); A (abóbora e damasco seco); selênio (fígado e castanha-do-pará); zinco (ostras e leite); bioflavonóides (uvas escuras e frutas cítricas); catequinas (morango e chá verde); e isoflavonas (soja).


3. Xô, FLACIDEZ! Não misture leite e carne nas refeições, já que a absorção do ferro e a do cálcio competem entre si e você não vai aproveitar nem um nem outro. "Se é vegetariana, coma uma fruta cítrica com leguminosas para aumentar a absorção do ferro", diz a nutricionista Andrea Rabay, de São Paulo. O ferro é o principal alimento dos músculos!


4. Garanta FIRMEZA com o tratamento da Vitaderm, que busca a energia do mar. "Indicado para peles maduras, a linha New Active Marine contém algas marinhas, coenzima Q10, caviar, DMAE, pó de pérola e densiskin", explica a esteticista Márcia Cristina Barbosa, de São Paulo. Tire proveito dos cremes em casa ou na clínica, que usa conchas de vários tamanhos para massagear a pele e ajudar a relaxar - elas são colocadas no ouvido para você escutar o barulho do mar. A sessão dura uma hora e custa 150 reais.


5. DURMA bem. Pesquisas recentes mostram que o envelhecimento precoce pode estar relacionado às poucas horas de sono. "Com apenas uma noite maldormida, podemos notar oleosidade excessiva, espinhas, cravos, bolsas, olheiras e até dificuldade de fixar a maquiagem na pele", diz a dermatologista Ligia Kogos, de São Paulo. Com o passar do tempo, há um desgaste no colágeno, levando à flacidez. "Cremes com vitamina C e ácidos retinóico e glicólico ajudam a reabilitar a pele depois de uma noite em claro", garante a médica.



6. Coma OVOS uma vez por semana. "Eles são fonte de proteínas, ácido fólico, que estimula a renovação celular da pele, e lecitina, que preserva a parede das células", diz o dermatologista americano Ho ward Murad, autor de LIVRE DE RUGAS PARA SEMPRE (PRESTÍGIO EDITORIAL).



7. Busque BEM-ESTAR com o CD AYUR-YOGA, de Marcia De Luca, representante do endocrinologista e guru indiano Deepak Chopra no Brasil. Primeiro identifique suas características (doshas - clique aqui e descubra qual é o seu) e use as músicas para equilibrá-las. A melodia para as pessoas de vata (frágeis e ansiosas) acalma; de pitta (calorentas e inquietas) diminui a impaciência; e de kapha (pesadas e preguiçosas) agita. O CD custa 18 reais nas principais livrarias e no Centro de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo.


8. Explore a ROMÃ. "A fruta contém ácido elágico, que aumenta em 25% o fator de proteção do filtro que você espalha na pele", diz Howard Murad. "Ele potencializa os níveis de glutationa, antioxidante natural produzido pelo organismo, que protege o DNA das células."


9. Proteja-se do SOL. Passar filtro solar diariamente evita o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Aplique FPS 15 no rosto, pescoço, braços e mãos. Também invista em maquiagem (base, pó e batom) com filtro. Na praia, o fator de proteção aumenta para 30 no rosto e 15 no corpo. Reaplique depois de entrar na água.


10. Não esqueça o PESCOÇO. "Aplique diariamente cosméticos com DMAE na região toda, até atrás da orelha. É nessa parte que a ação do produto vai se intensificar e 'segurar' a pele do pescoço", recomenda o badalado dermatologista americano Nicholas Perricone, autor dos livros O FIM DAS RUGAS e A PROMESSA DE PERRICONE (ED. CAMPUS), em entrevista exclusiva para CLAUDIA.


11. Use o óleo de AÇAÍ para tratar a pele. O ativo revigora, regenera e é antioxidante. "Inclusive, ele tem se mostrado um potente clareador de manchas e olheiras", garante Maurício Pupo, professor de cosmetologia da Metrocamp, em Campinas (SP). "Os dermatologistas acrescentam de 5 a 10% do ativos nas fórmulas antiidade."


12. Utilize GRÃOS, tais como açafrão, gengibre e mostarda amarela, no preparo de molhos, peixes e caldos. "Os ativos desses condimentos são potentes antiinflamatórios", explica o médico Paulo de Tarso Lima.


13. Pare de FUMAR. O cigarro leva quase 5 mil substâncias tóxicas para dentro do organismo, prejudicando a saúde e a pele. "Pesquisadores constataram que o excesso de nicotina diminui a circulação sanguínea da face, modifica a cor da pele e acelera a formação de rugas", afirma a dermatologista Ana Lúcia Récio, de São Paulo. "Nos Estados Unidos, os cirurgiões plásticos evitam realizar cirurgias em quem fuma." E mais: fazer biquinho para fumar reforça os sulcos ao redor da boca!


14. Retire os VILÕES da sua alimentação. Sal em excesso não só retém líquidos como favorece o aparecimento de bolsas ao redor dos olhos, e isso pesa bastante na aparência! "Refrigerantes do tipo cola contêm ácido fosfórico, um devastador de colágeno", alerta a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo.


15. Rejuvenesça o OLHAR mantendo as sobrancelhas bem alinhadas. "As com ângulo muito fechado, curtas, finíssimas ou bem afastadas uma da outra podem acrescentar vários anos à sua aparência", diz a esteticista Dayse Maia, do Rio de Janeiro, que cuida das sobrancelhas de Ângela Vieira e Flávia Alessandra. O ideal é deixar um profissional desenhar as suas para não correr o risco de mudar radicalmente a forma. "Em casa, apenas limpe a região entre elas. Mais vale uma sobrancelha por fazer do que com formato esquisito."


16. Depois da MENOPAUSA dobre os cuidados com a pele, que com a deficiência hormonal perde 2,1% de colágeno por ano, afina e resseca. Tire proveito das substâncias que agem como repositores hormonais. O Iris Iso, da Galena, extrato da flor de íris, hidrata e diminui a profundidade das rugas. "Receito cremes com 3 a 5% desse ativo", diz a dermatologista Edislene Viscardi, de Blumenau (SC). No mercado, há boas opções com hormônios vegetais: Soya Unify Dia, ROC (132 reais), e Creme Revitalizante Golden Care, Adcos (86,50 reais).



17. Troque o café por CACAU. Segundo o dermatologista Nicholas Perricone, bastam 2 xícaras de café para aumentar os níveis de cortisol (o hormônio do stress) no organismo e contribuir para o ganho de peso. Já o cacau em pó é poderoso "Ele tem o dobro dos antioxidantes encontrados no vinho e cinco vezes mais do que os presentes no chá verde. Coma de vez em quando pequenas quantidades de chocolate amargo, bem escuro", recomenda.



18. Adote cápsulas ANTIOXIDANTES de chlorella, alga rica em clorofila. "Tome 2 gramas ao longo do dia, o equivalente a dez cápsulas. Você pode acrescentá-las ao suco de laranja", sugere o nutricionista George Guimarães, de São Paulo. Aprovadas pela Anvisa, as cápsulas Sun Chlorella são vendidas em lojas de produtos naturais. A caixa com 300 unidades custa 102 reais.


19. Conheça o BBL, laser de luz pulsada que promete exterminar os sinais de envelhecimento no corpo todo. Aprovado pela Anvisa, ele atua em manchas, pintas, rugas e flacidez. "Possui um filtro que ajuda a firmar o interior das coxas e a barriga pós-parto", conta a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. São indicadas quatro sessões com intervalos de três semanas entre uma e outra. A durabilidade é de dois anos e a sessão custa 900 reais.


20. Faça EXERCÍCIOS. Após os 25 anos, quem não pratica atividades físicas regularmente pode perder até 500 gramas de massa muscular por ano. O ideal seria se exercitar pelo menos cinco vezes por semana durante 30 minutos, mas, se você tem só dez minutos três vezes por semana, também ajuda", garante Perricone. Em excesso, porém, o feitiço vira contra o feiticeiro: muito esforço acelera a oxidação e o corpo envelhece.


21. Combata a POLUIÇÃO, que oxida a pele, com vitamina C. Quando chegar em casa, lave o rosto com sabonete líquido e aplique um creme ou fluido enriquecido com o ativo. "A vitamina recupera as células das agressões externas", diz a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP). Boas opções: Chronos Pharma, Natura (123,20 reais), e Active C, La Roche-Posay (116 reais).

22. Preserve o CORAÇÃO com resveratrol, polifenol extraído da uva vermelha. Pesquisas revelam que ele retarda o envelhecimento das células e favorece a produção de HDL (colesterol bom). "Recomendo a ingestão de pílulas com esse ativo a partir dos 45 anos", diz a dermatologista Maria Fernanda Moreira, de São Paulo. As cápsulas, com nome comercial de Revestrol, da Attivos Magistrais, devem ser receitadas por um médico.


23. Anote um suco ANTIENVELHECIMENTO criado pela nutricionista Teresa Labanca, do Rio de Janeiro: 3 couves-de-bruxelas + 1 florete de brócolis + 4 cenouras + 1/2 beterraba. "Os dois primeiros ingredientes são antioxidantes, e os dois últimos ricos em fibras", explica. Não é necessário acrescentar água, basta passar pela centrífuga e tomar todos os dias em jejum.


24. Perca peso com SAÚDE. "Estudos feitos na Suécia e no Canadá mostram que quanto menor o índice glicêmico dos alimentos consumidos, menor a liberação de insulina e acúmulo de gordura", diz Keila Rachel de Azevedo, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro. Coloque estes alimentos no prato: soja, frutas vermelhas com casca, grãos integrais, salmão e sardinha, folhas escuras, tomate e vinagre.


25. Prefira bases ANTIIDADE, que tratam e camuflam rugas. Boas opções: Base Anti-Sinais, Farmaervas (44 reais), com argireline, que tensiona a pele, e Repulpant, Bourjois (108 reais), com microesferas de colágeno, que preenchem as rugas. Mas não esqueça: nunca durma maquiada. Isso também envelhece!


26. Aposte em um novo PREENCHIMENTO para combater a flacidez das mãos. "É injetado ácido hialurônico encorpado na altura do punho. Ele é espalhado com uma massagem circular em direção à ponta dos dedos", explica a médica Patrícia Rittes. O líquido preenche a pele e esconde vasos e tendões. O efeito dura de seis meses a um ano e custa 1,5 mil reais cada mão.


27. Tire o CANSAÇO do rosto com uma esfoliação caseira. "Misture açúcar com iogurte natural gelado e aplique. Enxágüe. Finalize com uma máscara com polifenóis: junte 3 colheres (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinho tinto. Espere dez minutos e remova com água fria", diz a dermatologista Valéria Campos.


28. Hidrate a PELE. "A principal diferença entre a pele envelhecida e a nova é a hidratação. Mas, com o envelhecimento, não adianta tomar litros de água, pois a capacidade de absorção da pele diminui", diz Murad. Escolha hidratantes com ácidos hialurônico e glicólico, que fixam a água na pele. Boas opções: Hidracare, Dermage (74 reais), Renew Clinical, Avon (54 reais).


29. Pratique IOGA! Algumas posturas combatem as rugas já formadas. "As invertidas (a pessoa fica com a cabeça para baixo e as pernas para cima) aliviam o peso da gravidade nos músculos, descontraindo-os", explica a professora Silvia Landi, do espaço Sadhana, em São Paulo. Mas, se ficar de cabeça para baixo é impossível, aproveite a lista de benefícios da ioga: aumenta a flexibilidade, a força, a paz de espírito...


30. Relaxe com a receita da FELICIDADE: cremes com ingredientes botânicos com ação semelhante à endorfina. "Os neurocosméticos firmam e diminuem rugas", diz Ligia Kogos. Opte por cremes com fitoendorfinas, como o Happylogy, Guerlain (239 reais), e o Akinésine Happyskin, Anna Pegova (378 reais).


31. Sorria. Pessoas com bom HUMOR armazenam energia positiva. Por isso, cuide bem dos dentes (manchados ou amarelados envelhecem). Além disso, rugas ao redor dos lábios podem ser causadas por obturações malfeitas e desgaste dos dentes. "Lâminas de porcelana da cor original são uma boa solução", afirma o dentista Marcelo Moreira, do Ateliê Oral, em São Paulo.


32. Medite, entre em contato com a NATUREZA, ame e seja amado. Seja feliz! "A felicidade produz um efeito estimulante no organismo: me lho rando o tônus muscular, a oxigenação e o funcionamento dos órgãos", diz a psicóloga Mariuza Pregnolato, de São Paulo.


Fonte: Revista CLAUDIA

- -

0 comentários: