_____

Proteja seu cabelo no verão


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009


Aprenda de uma vez por todas a contornar os problemas da estação e mantenha a cuca fresca – além de linda, linda – durante toda a temporada

Deise Garcia e Ulrica d’Orey



1. Cabelo sem vida, murcho

CAUSA Os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas removem a umidade natural e destroem a queratina do cabelo. Com isso, os fios perdem “massa”, ficam frágeis e quebradiços. “O quadro se agrava se o cabelo já estiver danificado pelo excesso de secador e chapinha, abuso de processos químicos e dieta desequilibrada”, avisa a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).



SALVAÇÃO JÁ Faça cinco aplicações seguidas de ampolas com ativos reconstrutores, dia sim, dia não. Se preferir, recorra a máscaras enriquecidas com queratina e creatina (para repor os lipídios naturais) e silicone (sela as partes mais danificadas).


BOAS OPÇÕES Maxi Carga de Queratina e Extratos Vegetais, Kendra, 21 reais; Fluido de Queratina Amino Shock, Vive Cosmétique, 15,50 reais; Concentrado de Queratina Vegetal e Semi di Lino, Farmaervas, 3 reais; Concentrado de Proteína e Creatina, Helcla, 3 reais.
PARA PREVENIR Dê um tempo a secador, chapinha e químicas; enriqueça seu cardápio com proteínas (peixes e carnes magras); faça tratamentos reconstrutores com regularidade.




2. Cabelo desbotado, com a cor diferente

CAUSA Os raios UV penetram no interior do fio (córtex), onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, oxidando-os. A agressão desbota os cabelos: os escuros ficam avermelhados e os loiros ganham um amarelado feio.


SALVAÇÃO JÁ Aplique xampu tonalizante no tom do seu cabelo (é bom recorrer a um cabeleireiro, pois talvez seja necessário fazer uma decapagem, isto é, clarear por igual, para só então aplicar o tom escolhido).


PARA PREVENIR Use chapéu de abas largas e trama fechada; aplique produtos com ação protetora da cor sempre que se expuser ao sol e mergulhar no mar ou na piscina.
BOAS OPÇÕES Leave-in Color Care Protect, Paul Mitchell, 75 reais; Xampu Solare Color Protection, Truss, 35 reais; Creme para Pentear Revitalizante da Cor, Lunna Hair, 17,50 reais; Xampu Elsève Regenium, L’Oréal Paris, 5,50 reais.



3. Cabelo opaco, ressecado

CAUSA “A exposição direta e constante ao sol degrada as ceramidas, um tipo de cimento capilar que mantém as escamas dos fios unidas. Uma vez danificadas, elas se abrem, deixam os nutrientes internos saírem e a superfície do cabelo fica áspera e opaca”, diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife.


SALVAÇÃO JÁ Aplique uma máscara de alto poder hidratante de duas a três vezes por semana, use linhas com ativos doadores de brilho (como extrato de pérola e de orquídea) e com ingredientes hidratantes (como aminoácidos do leite e do trigo, pantenol).


PARA PREVENIR Evite secador e chapinha (o calor desidrata ainda mais o cabelo), use chapéu e filtro solar capilar e adote diariamente produtos hidratantes com ativos iluminadores.
BOAS OPÇÕES Mousse Brilho Acetinado, Aspa, 24 reais; Máscara Total Gloss Fio & Pontas, Aroma do Campo, 5,60 reais; Xampu Elsève Nutri-Gloss com Proteína de Pérola, L’Oréal Paris, 5,50 reais; Xampu Orquídea para Cabelos Opacos, Colorama, 3,95 reais.




4. Cabelo embaraçado

CAUSA “O cabelo tem cargas elétricas. Diante de uma agressão mecânica, provocada por escova, pente ou até na hora de lavar, ou química – tintura, alisamento, escova progressiva, descoloração –, elas se desequilibram e deixam os fios emaranhados”, diz o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo.


SALVAÇÃO JÁ Passe um creme específico para pentear, aqueça os fios (com touca térmica ou toalha quente) por alguns minutos e desembarace mechas finas com um pente de madeira de dentes largos.


PARA PREVENIR Não abra mão do condicionador ou de uma boa máscara hidratante, pois eles ajudam a estabilizar as cargas elétricas; nunca durma com os fios molhados e muito menos sem desembaraçá-los; quando sair ao vento ou for à praia, prenda um rabo-de-cavalo com elástico firme, porém revestido, para não quebrar os fios.
BOAS OPÇÕES Fluido Nutritivo e Protetor Manteiga de Manga, Klorane, 60,60 reais; Hidratante Capilar, Fênix, 15 reais; Máscara Queratina Ativa Umidess, Zhera, 11 reais; Creme Finalizador Leave-In Tutano e Castanha do Brasil, Kendra, 9,70 reais.




5. Cabelo arrepiado, sem forma

CAUSA “Fios desidratados, seja por química, seja pelo uso de produtos inadequados, apresentam danos na estrutura e superfície e pontas duplas. Isso os deixa rebeldes e eriçados”, explica o dermatologista João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto (SP).


SALVAÇÃO JÁ Apare as pontinhas danificadas e aplique silicone em toda a extensão. “Depois de lavar o cabelo, coloque um pouco do produto na palma das mãos. Esfregue-as até que fiquem quentes. Espalhe o produto em cada mecha, de cima para baixo, comprimindo levemente para selar todo o fio. Ele vai ficar certinho e obediente”, garante Ricardo Moreno, do RM Trends, no Rio de Janeiro.


PARA PREVENIR Evite secadores e chapinhas e opte por linhas capilares à base de silicone, óleos ou ceras (usados no cabelo úmido, retêm água nos fios e garantem hidratação constante).
BOAS OPÇÕES No Frizz Creme Hidratante, Botânica, 33 reais; Silicone Concentrado, Fio & Pontas, Aroma do Campo, 6 reais; Máscara para Pentear Redutora de Volume com Filtro Solar, Capicilin, 4,40 reais.



6. Cabelo suado e engordurado

CAUSA Em geral, a sudorese intensa e o excesso de oleosidade têm componentes genéticos (algumas vezes hormonais) e as altas temperaturas pioram o quadro.


SALVAÇÃO JÁ “A sudorese pode ser controlada com aplicação de toxina botulínica”, informa a dermatologista Edislene Viscardi, de Blumenau (SC). Quanto à oleosidade excessiva, é possível reduzi-la com xampus específicos. Invista em produtos à base de piritionato de zinco ou sulfeto de selênio e linhas de ação refrescante (como as que levam menta ou hortelã na fórmula).


PARA PREVENIR Lave o cabelo sempre que necessário; use produtos adequados (antioleosidade e de efeito refrescante); nunca aplique máscaras, ampolas ou cremes hidratantes perto da raiz.


BOAS OPÇÕES Bonacure Hair&Scalp Expert, Schwarzkopf, 47 reais; Shampoo Piritionato de Zinco, Dermage, 38 reais; Shampoo Clear Óleo Control, Unilever, 8,90 reais; Fructis para Cabelos Oleosos, Garnier, 4,50 reais.



7. Couro sensível

CAUSA Você tomou sol demais na cabeça. Assim o couro cabeludo vai “torrar” mesmo e ficar sensível. “A dor e a vermelhidão são fruto de queimadura, que pode danificar a estrutura do fio e descamar o couro”, diz o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo.


SALVAÇÃO JÁ Aplique um creme com alto poder hidratante, que contenha silicones e ativos calmantes, como camomila ou aloe vera. “A hidratação potente ajuda a restaurar a barreira cutânea local, diminuindo o processo inflamatório e a dor”, complementa o especialista.


PARA PREVENIR Escolha produtos com filtro solar e use chapéu de trama fechada.
BOAS OPÇÕES Elution Shampoo, Ducray, 56,74 reais; Dercos Dermo Suavizante, Vichy, 38,90 reais; Kerium Shampoo Neutro, La Roche-Posay, 31,80 reais; Shampoo Leite de Aveia, Klorane, 29,77 reais.



8. Cabelo esverdeado

CAUSA “O culpado não é o cloro, e sim o sulfato de cobre, também usado para tratar a água. Esse metal liga-se à queratina dos fios, deixando-os esverdeados. Nos cabelos escuros, a reação não é tão visível, mas fica evidente nos loiros naturais ou tingidos”, explica a dermatologista Alessandra Haddad, de São Paulo.


SALVAÇÃO JÁ Se o verde já está instalado, use xampu antirresíduos; faça um banho de leite deixando o líquido agir nos fios por 15 minutos antes da lavagem normal.


PARA PREVENIR Antes do mergulho, envolva os fios com produtos leave-in e, quando sair da água, enxágue o cabelo com água mineral.


BOAS OPÇÕES Plant Verão Creme Protetor UV, Natura, 20,80 reais; Advance Techniques Spray Protetor Solar, Avon, 12reais.



***Preços pesquisados em novembro de 2008, sujeitos a alteração. ***




Fonte: Revista CLAUDIA

- -

0 comentários: