_____

Mandamentos para emagrecer


terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Fique mais saudável e bonita: perca até 8 quilos em um mês inspirando-se nos hábitos alimentares de Jesus

Por Bruna Menegueço


Você já deve ter ouvido falar na dieta de Jesus ou da Bíblia. “Só vou comer peixe e tomar vinho?”, você deve ter pensado. Não! A dieta da Bíblia é uma nova forma de reeducação alimentar com base nos alimentos citados no Velho e no Novo Testamento: aves, carne vermelha, leite, frutas, vegetais e grãos.



Alimentos permitidos


Carne Vermelha

O pai ficou tão feliz com a volta do filho pródigo que pediu aos criados que trouxessem o boi mais gordo: "Vamos comê-lo para festejar" (Lucas 15:23).
A carne vermelha era para ocasiões especiais. Tem proteína, ferro e zinco. Não abra mão dela totalmente.


Frango

Deuteronômio 14:20 diz: "Qualquer criatura que tem asas, sendo pura, poderão comer. São puras as aves: galinhas, perus e patos".
O frango é fonte de proteína e vitamina A. E tem minerais como cálcio, cobre, fósforo e zinco. A gordura fica concentrada na pele, que deve ser retirada.


Peixe

"Ele pegou cinco pães e dois peixes, abençoou-os, cortou-os e os deu a seus discípulos para que alimentassem 5 mil homens, além de mulheres e crianças" (Mateus 14:16-21).
O peixe é rico em ômega-3, que aumenta o colesterol bom, diminui o ruim e afasta doenças do coração.


Temperos

A Bíblia identifica um grupo de plantas como "especiarias que exalam perfume" (Cântico dos Cânticos 5:13).
Alho, cebola e ervas têm duas substâncias poderosas: a alicina, que protege o corpo, e a quercetina, capaz de baixar a quantidade de colesterol ruim no sangue.


Fruta, chá, suco, legume, verdura

"Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes" (Gênesis 1:29).
Frutas são fontes de fibras. Legumes e verduras previnem doenças.


Grãos

Esaú sentiu o cheiro de uma sopa cozinhando. Então, pediu ao irmão, Jacó: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto!" (Gênesis 25:30).
O ensopado era sopa de feijão e ervilhas com alho. O grão-de-bico também é rico em ferro, vitaminas e fibras.


Leite, iogurte, queijo e mel

"Desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel" (Êxodo 3:8).
Só os bebês tomavam leite de ovelha ou de cabra. Os adultos preferiam queijos e iogurtes. Hoje, prefira a versão desnatada.


Manteiga e óleo


"Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice" (Salmos 23:5).
Gorduras devem ser consumidas com moderação. A manteiga tem vitaminas A, D e E.


Azeite de oliva

"Espremerão azeitonas, mas não se ungirão com o azeite" (Miquéias 6:15).
Na época de Cristo, pães, sucos e pratos em geral levavam azeite de oliva. Com polifenóis e vitamina B, ele fortalece o sistema imune, além de ser antiinflamatório e antibiótico natural.


Vinho tinto

"Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados" (Mateus 26:27-29).
Ele tem antioxidantes que evitam o fechamento de artérias, previnem doenças do cérebro e aumentam o colesterol bom.



O médico e pastor norte-americano Don Colbert foi o primeiro a buscar inspiração divina para auxiliar na perda de peso. Ele lançou A Dieta de Jesus e de Seus Discípulos (ed. Thomas Nelson Brasil). “A medicina e a ciência confirmam que, se comermos como Jesus, seremos mais saudáveis” explica Colbert.

No Brasil, a terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes pesquisou a alimentação da época bíblica. “Os alimentos eram mais saudáveis. Cristo media as porções (gula é pecado) e comia com calma”, diz ela, no livro A Dieta de Jesus (ed. HLB). Quem comprova os benefícios desse tipo de alimentação é a atriz Natália do Valle. Ela interpreta Júlia na novela Negócio da China. “Aprendi a não gostar de carne de porco, paio e salsicha, que não fazem nada bem à saúde”, afirma. Veja a lista do que é permitido nesta dieta.



Os 10 mandamentos da Dieta de Jesus

1. Ore antes das refeições. Isso diminui a ansiedade.
2. Diminua o sal.
3. Coma de quatro em quatro horas. Ficar sem comer diminui a quantidade de açúcar no sangue, e a vontade de comer porcarias fica maior.
4. Beba uma taça de vinho tinto por dia.
5. Jante cedo — e prefira os alimentos leves.
6. Coma mais peixe e menos carne vermelha.
7. Tome azeite extravirgem no café-da-manhã. Duas colheres por dia diminuem a gordura da barriga.
8. Abuse de frutas, nozes e sementes para beliscar.
9. Sirva-se apenas uma vez.
10. Nas compras, fique mais tempo junto aos alimentos frescos e saudáveis.


Fonte:Mdemulher.abril.com.br

- -

0 comentários: