_____

Mancha no buço


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Como se já não fosse castigo o suficiente conviver com uma mancha no buço, tomar sol pode piorar ainda mais a marca. Calma! Você não precisa ficar trancada entre quatro paredes neste verão. Siga o nosso guia e curta o calor sem que a mancha apareça (ou escureça, se ela já estiver lá)

por Débora Lublinski

Não sei quantos anos você tem. Mas eu, que já passei dos 30, costumo brincar que depois dessa idade a pele se rebela e, em vez de ficar bronzeada, acabada toda manchada quando tomo sol. O quadro só piora quando uma mancha já se instalou no rosto. Estamos falando do melasma, uma marca de tom castanho que escurece principalmente o buço (mas também pode aparecer nas maçãs do rosto) de um número cada vez mais expressivo de mulheres.



“Apesar do uso de hormônios contraceptivos e da gravidez serem fatores que colaboram para o aparecimento do melasma, a exposição solar intensa é, sem dúvida, o maior gatilho para o surgimento ou agravamento do problema”, diz Adilson Costa, dermatologista de São Paulo.

“Existem estudos que apontam uma piora de até 50% com a exposição solar”, acrescenta Flávia Addor, dermatologista também de São Paulo. Por isso, protegerse do sol (e não fugir dele) é a sua arma. Veja a seguir dez recomendações – da escolha do protetor solar certo para quem tem manchas a suplementos orais que combatem os danos do sol – para você não sofrer com as conseqüências do verão em 2009!

1- No rosto, é lei: FPS abaixo de 30 jamais! Apesar do fator 60 não proteger o dobro do 30 (a proteção aumenta apenas alguns pontos porcentuais), os dermatologistas acreditam que vale, sim, recorrer ao FPS alto. Isso porque não passamos a quantidade recomendada nem reaplicamos do modo que deveríamos como é feito no controle em laboratório.


2 - O produto escolhido também precisa ter ação contra raios UVA, a radiação responsável pelo envelhecimento e, conseqüentemente, pelo aparecimento das manchas. Confira na embalagem.


3 - Ativos antioxidantes agregados ao filtro solar também ajudam. É o caso da soja, do chá verde, da vitamina E, do coffeeberry e do extrato da planta Polytomas leucotomas. “São substâncias que diminuem os efeitos danosos do sol, sejam por seu efeito antiinflamatório ou por combater os radicais livres”, explica Adilson Costa. Também verifique esse benefício na embalagem.


4 - Escolha um protetor com tom de base. “Está provado que o filtro com cor protege melhor contra a luz visível, um tipo de radiação do sol e de fontes artificiais, como o monitor do computador, que piora a mancha”, diz Flávia Addor. De quebra, a tonalidade ainda disfarça o problema


5 - Use um pó ou base por cima do filtro solar. Alguns já vêm com FPS. Eles também funcionam como uma barreira física contra os raios UVA, UVB e luz visível e camuflam a mancha caso você tenha optado por um protetor sem cor.


6 - Reaplique o protetor a cada hora, principalmente no buço. “Transpiramos mais nessa área. Também podemos remover o produto passando a língua pelos lábios, bebendo água ou comendo alguma coisinha”, lembra Flávia Addor. E isso não vale só para quando estiver na praia mas também no parque e até no escritório. Fique esperta!


7 - Faça do chapéu outro aliado contra os raios solares. “Os produtos com FPS barram grande parte da radiação, mas o pouco que eles não protegem – algo ao redor dos 5% nos fatores mais altos – é o suficiente para escurecer o melasma”, conta Adilson Costa. Em vez de boné, que tem aba curta, opte por um modelo maior (com aba circular) para fazer sombra até o queixo – seguro e chique!


8 - Lance mão dos protetores orais, suplementos alimentares que complementam a ação dos cremes. “São cápsulas com ação antioxidante que protegem as células dos raios solares, diminuindo a produbeleza ção de melanina, pigmento que causa a mancha”, explica Roberta Bibas, dermatologista do Rio de Janeiro. Já existem produtos prontos, como a Tan Optimizer, da Imedeen, e a Fermeté, da Innéov. Elas combinam substâncias que agem a favor da pele de forma geral, melhorando rugas, firmeza e manchas. Também é possível manipular um comprimido personalizado. Roberta sugere ingerir 25 miligramas de pycnogenol, o extrato de uma planta, três vezes ao dia.


9 - Também existem suplementos para clarear as manchas. Eles ajudam não só a prevenir o problema mas também funcionam como bons coadjuvantes dos cosméticos, pois são poderosos despigmentantes. “É o caso dos ômegas 3 e 6 e do extrato de ácido elágico, extraído da romã”, fala Adilson Costa. Essas substâncias também podem ser manipuladas na forma de comprido.


10 - Depile o buço cinco dias antes de tomar sol. Qualquer método que arranca o pêlo pela raiz (cera quente, fria e linha) vai irritar a área. E, apesar de não ter nenhuma lesão aparente, pode haver uma inflamação. Assim, a pele fica mais predisposta a manchar. Algumas mulheres se beneficiam com os cremes depilatórios para o rosto. Experimente, mas, primeiro, faça o teste de sensibilidade


Fonte: Revista BOA FORMA

- -

0 comentários: