_____

Fique Fria!!


sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Não tem desculpa para viver de fast food: adote os congelados e ganhe saúde, beleza, praticidade e tempo. O mapa do freezer está aqui

por Karina Hollo


Você não está sozinha quando diz que é impossível se divorciar dos lanches, já que vive correndo e não sabe (nem quer) cozinhar. Mas a solução para comer direito sem perder tempo é mais simples do que imagina: vá de congelados. Do pãozinho do café da manhã à sobremesa do jantar, quase tudo o que você come pode vir do freezer.



E comida congelada não perde nutrientes, não! “Em baixas temperaturas, o movimento entre as moléculas diminui e os microorganismos ficam em estado de dormência”, explica a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Empório Equilibrium, de São Paulo (SP). “É por isso que congelar os alimentos os mantêm em boas condições por mais tempo.” Lógico que existe uma maneira correta de resfriar a comida, mas, fazendo tudo direitinho, sua vida fica muito mais prática e saudável.

As gôndolas dos supermercados estão recheadas de opções de congelados. Os pratos prontos são alternativas para emergências, porque você não tem como controlar os ingredientes usados no preparo. Para o dia-a-dia, melhor é se esbaldar com os vegetais — brócolis, espinafre, cenoura, ervilha, milho etc. Eles são precozidos, ficam prontos depois de cinco a dez minutos no microondas (potência alta) e também podem ir direto ao fogo. Para caprichar nas proteínas magras, excelente pedida são os cortes de frango, peru e chester limpos e temperados, prontos para ir ao forno ou ao fogo. Não vai dar tempo de esperar cozinhar? Faça um estoque de kanis (peixes prensados) no seu freezer. Para completar o cardápio saudável, mantenha uma coleção de polpas de frutas congeladas. No verão, é só bater com leite desnatado e adoçante e terá um shake delicioso.



Estoque de saúde
Quase tudo pode ser congelado: de salsichas, caldos e sopas até enlatados, desde que estejam fora da lata. As exceções são ovos, maionese, molhos com creme de leite e alface. Para o café da manhã, você pode congelar o pão de fôrma separando duas fatias em saquinhos herméticos, tipo zip. Faça o mesmo com a mussarela. Se a idéia é incrementar sua salada ou sanduíche, rale cenoura e beterraba e resfrie em potes pequenos. Mora sozinha e não é sempre que come em casa? Faça arroz e feijão e congele pequenas porções. O mesmo vale para o frango assado ou cozido, o picadinho, a carne moída, os filés.

Só não deixe a comida que vai para o freezer em temperatura ambiente: isso aumenta o risco de procriação de microorganismos. Congelar, descongelar e congelar novamente o mesmo alimento também é proibido. Se quiser congelar bifes à milanesa, por exemplo, separe os que serão congelados logo após prepará-los. Então, resfrie-os na geladeira, embale-os e coloque no congelador.

No caso dos legumes, eles podem ser comprados congelados e, depois de cozidos, voltar para o freezer. “Mas lembre-se de deixá-los um pouco crus. Senão, depois de descongelados podem ficar borrachudos”, aconselha Cynthia Antonaccio. Resfriar os alimentos antes de congelá-los é outra atitude muito esperta. “Itens que vão quentes para o freezer demoram mais para congelar”, explica a nutricionista, que entrega um truque que ajuda a manter os legumes ainda mais gostosos: “Cozinhe o legume no vapor e passe-o, ainda quente, em uma bacia com água e muito gelo. As enzimas ficam inativas e ele se manterá bem fresquinho”.

Na hora de escolher as embalagens, prefira as descartáveis que possam ser hermeticamente fechadas e coloque etiquetas com o conteúdo e a data de congelamento (é indispensável saber o que há lá dentro sem ter que abrir o recipiente). Para descongelar, você tem três opções: colocar a embalagem direto no microondas, deixá-la algumas horas na geladeira ou dar um banho de água corrente e, então, aquecer em banho-maria. Nada de deixar o alimento derretendo em cima da pia, pois favorece a proliferação de microorganismos.


Congelados numa boa

Alguns cuidados são essenciais para manter os alimentos saudáveis no freezer. Seguindo essas dicas quentes, você pode ficar fria.

Não salgue demais os alimentos que vão para o congelador. O resfriamento intensifica esse sabor.

Depois de descongelados, os pratos tendem a ficar um pouco ressecados. Então, capriche nos molhinhos frescos (aquosos, de preferência, para não jogar sua dieta por água abaixo). Frango,
por exemplo, fica ótimo com molho de laranja, mostarda ou até purê de maçã.

Se estiver utilizando o pequeno congelador da própria geladeira, coloque sempre poucos itens de uma vez. Lotado, ele não conseguirá resfriar os alimentos adequadamente (o ideal é manter os alimentos resfriados a temperaturas inferiores a 18° C).

Ao congelar pão de fôrma, dê uma sacudida no pacote antes de colocá-lo no freezer. Assim as fatias não grudam. Para descongelar, bastam 15 minutos em temperatura ambiente. Outra boa opção é colocar o pão na torradeira.

Quer tomar iogurte geladinho no lanche da manhã? Deixe a garrafinha passar a noite no congelador e coloque na bolsa quando estiver saindo de casa. A bebida estará perfeita para o consumo em três horas.



Dentro da validade


O tempo de duração dos alimentos varia, mesmo que eles estejam congelados.

Veja alguns exemplos:

Cozidos e refogados de 1 a 2 meses
Molho de carne ou frango de 2 a 3 meses
Salsichas e frios de 1 a 2 meses
Carne crua 9 meses
Carne cozida de 2 a 6 meses
Frango em pedaços de 4 a 5 meses
Frango cozido de 3 a 4 meses
Sopas e caldos de 2 a 3 meses



Fonte: Revista Boa Forma

- -

1 comentários:

Anônimo disse...

olá...
gostei muito valeu pelas dicas