_____

Dieta da proteína


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O regime mais famoso do planeta ganha uma versão ultra-saudável que você pode fazer sem riscos e secar até 5 kg em 1 mês Simone Serpa Pode reparar: toda vez que uma celebridade surge magra e linda, ela credita seu sucesso a um menu pobre em carboidrato - é o caso de Xuxa e Jennifer Aniston.

Alguns especialistas torcem o nariz para esse programa, já que muita gente acaba priorizando o consumo de proteínas do mal (ricas em gorduras saturadas, são a bola da vez na lista negra dos médicos porque podem causar doenças cardiovasculares, depressão e câncer). Para que você não sofra com nada disso e fique tão fininha e maravilhosa quanto as famosas, pedimos à nutricionista Amélia Duarte (BA) que fizesse uma adaptação saudável da dieta.


"O segredo é escolher proteínas magras, como frango, peixe, ovo caipira, soja, tofu, castanha, nozes, leite e derivados desnatados", fala ela, que alerta: "É importante que a duração do cardápio não passe de 4 semanas, pois a partir daí há um aumento de etiglioxal no sangue, substância formadora de radicais livres que são péssimos para o bem-estar e aceleram o envelhecimento".


Estratégia perfeita

A lógica do novo regime da proteína é a seguinte: ao reduzir o consumo de carboidrato, o organismo passa a usar gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso. Além disso, ingerir menos derivados de farinha resulta em menos insulina na circulação, o que é ótimo, afinal esse hormônio é responsável pelo maior acúmulo de adiposidade na cintura, quadris e cia., pela retenção de líquidos e a sensação de fome. Para a dieta funcionar bem, Amélia incluiu no menu vitaminas e minerais que regulam as funções orgânicas e têm ação antioxidante, protegendo contra o excesso de radicais livres que o plano gera naturalmente. As fibras também estão presentes, pois ajudam na saciedade, dificultam a absorção dos lipídios e regulam o trânsito intestinal. É tudo de bom!

Prato magro
Siga o cardápio abaixo, com 1.500 calorias diárias, e comprove você mesma o resultado depois de 4 semanas de dieta, momento em que é indicado seguir com uma reeducação alimentar


Café da manhã

Opção 1
1 xícara (chá) de café com leite desnatado
1 fatia de pão sueco de gergelim com 1 col. rasa (sopa) de requeijão light
1 fatia de melão Cantaloup

Opção 2
2 fatias de abacaxi
1 pote de iogurte natural desnatado com 1 col. (sopa) de aveia

Opção 3
1 xíc. (chá) de chá
omelete feito com 2 ovos e sem óleo
1 banana-prata

Opção 4
mingau de aveia preparado com 1 copo grande (250 ml) de leite desnatado e 2 col. (sopa) de aveia
½ papaia

Opção 5
1 xíc. (chá) de café com leite desnatado
1 espeto de queijo coalho na chapa
1 kiwi


Lanches da manhã e da tarde + ceia

Opção 1
gelatina diet à vontade

Opção 2
1 Polenguinho light

Opção 3
6 fatias de blanquet de peru light

Opção 4
1 pote de iogurte light

Opção 5
4 castanhas-do-pará


Almoço

Opção 1

salada de alface americana e 1 tomate, temperada com molho de hortelã (para prepará-lo, junte 1 col. (sopa) de azeite, 1 col. (café) de vinagre balsâmico, 1 col. (café) de sal, 1 col. (sopa) de suco de limão, pimenta-do-reino e coentro, hortelã e cebolinha picados)
1 filé médio de salmão grelhado

Opção 2
salada de palmito e agrião à vontade com 1 col. (sopa) de abacaxi picadinho, temperada com 3 col. (sopa) de iogurte natural desnatado e gotas de suco de maracujá
1 filé médio de frango grelhado

Opção 3

salada de alface francesa, alface crespa e manjericão, temperada com molho de hortelã
1 filé médio de linguado com 1 col. (sopa) de requeijão cremoso light

Opção 4
repolho refogado com ervas fi nas à vontade
1 filé médio de badejo grelhado com molho ao sugo

Opção 5
salada de folhas variadas à vontade, temperada com molho de hortelã
1 prato (sobrem.) de camarão com catupiry


Jantar

Opção 1

1 xíc. (chá) de brócolis refogado
3 salsichas de peru light ao sugo

Opção 2
salada de alface à vontade, temperada com molho de hortelã
1 fi lé médio de frango grelhado

Opção 3
salada de acelga à vontade com 4 tomates-cereja, temperada com molho de hortelã
6 col. (sopa) de camarão ao curry

Opção 4
salada de repolho roxo à vontade, temperada com 3 col. (sopa) de iogurte natural desnatado e gotas de suco de maracujá
1 filé médio de peru

Opção 5
salada de rúcula temperada com molho de hortelã
1 posta média de bacalhau ensopado


Benefícios extras

Todas as pessoas que querem reduzir o peso em pouco tempo podem se benefi ciar da nova dieta da proteína. Afi nal, o método leva a um emagrecimento inicial rápido, o que é um grande estímulo. Ele reduz também a celulite e, se associado à musculação, tonifi ca os músculos. A nutricionista Amélia Duarte, no entanto, adverte: "O regime é contra-indicado para quem tem problemas renais ou metabólicos crônicos. As malhadoras podem fazer, mas devem beber mais água do que de costume para compensar os líquidos perdidos com o menu".


Fonte:corpoacorpo.uol.com.br

- -

0 comentários: