_____

Cuidados básicos com a pele


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Ritual de beleza

Todos os dias, de manhã e à noite, você tem um compromisso marcado com a beleza e a saúde de sua pele. São momentos especiais, de cuidados e de carinho consigo mesma, que ajudam a prevenir o aparecimento precoce dos sinais da idade e, de quebra, contribuem para elevar a sua auto-estima.

Uma dica é transformar os cuidados diários com a higienização e o tratamento da pele do rosto em um hábito prazeroso, que proporcione uma gostosa sensação de bem-estar, de estar se cuidando, para agradar a você mesma e aos outros.

Limpeza, tonificação e hidratação compõem este pequeno ritual, que deve ser seguido, preferencialmente, pela manhã e antes de dormir.


Se você tem o hábito de usar maquiagem, retire-a com um produto demaquilante e, só depois, limpe-a com sabonete ou loções especiais para a face, que respeitem as características naturais da pele. “Produtos de boa qualidade e que mantêm o pH fisiológico são os mais indicados”, recomenda a dermatologista Flávia Addor, da clínica Medcin Instituto da Pele e médica parceira da Natura.

O passo seguinte é a tonificação, que favorece a circulação sangüínea, garante maior vigor à pele e evita o aparecimento de acnes e inflamações cutâneas, provocadas pelo acúmulo de sujeira e oleosidade.



Hidratar é preciso

Assim como a limpeza, a hidratação é fundamental para a manutenção da saúde e beleza do rosto. Para facilitar ainda mais esta tarefa, você conta com uma gama de produtos especialmente elaborados para as diferentes idades e para as necessidades da hidratação diurna e noturna.

Se a sua pele ainda é jovem (abaixo de 29 anos), afirma Flávia Addor, o creme a ser usado durante o dia deve, basicamente, proteger a pele das agressões externas, sobretudo do sol. Por isso, é fundamental que ele contenha fator de proteção solar (FPS).

A pele de mulheres acima dos 30 anos apresenta outras necessidades, que variam de pessoa para pessoa e aumentam conforme a idade avança. Nessa fase, a renovação celular diminui e as primeiras rugas aparecem. Neste caso, devem entrar na composição das fórmulas ativos que atuem nos principais mecanismos do envelhecimento, além de antioxidantes e a vitamina E, que, juntos, combatem os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

Daí a importância de eleger um hidratante que, além de repor a água perdida pelo organismo, supra o rosto com vitaminas e ativos que atuem como renovadores epidérmicos, auxiliem na firmeza e elasticidade da pele.



Hidratante Noturno

Aliar os benefícios do sono aos recursos da cosmética, para garantir uma pele mais hidratada e jovial, é a proposta dos cremes de uso noturno.

De acordo com Flávia Addor, a comprovação de que, durante o sono, o organismo se apresenta mais propício aos tratamentos dermatológicos e cosméticos desencadeou uma série de pesquisas em busca de hidratantes mais potentes que, se não podem barrar o envelhecimento, ao menos garantem que ele ocorra de forma mais amena.

Com tanta tecnologia em mãos, não há desculpas para adiar os cuidados essenciais com a sua pele. Afinal, quem é que não deseja amenizar os sinais do tempo e manter uma aparência jovial e repleta de vitalidade? Reserve alguns minutos de seu dia (e de sua noite) e faça uma declaração de amor a si mesma.

Cuide de você!


Fonte: Natura.net - Revista bemestarbem

- -

0 comentários: