_____

Garanta um olhar iluminado


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sono, alimentação, estresse, genética... São muitos motivos para um único problema: as olheiras. A impressão é que basta piscar os olhos para elas aparecerem. Já tentou de tudo? Então, a solução pode estar no bisturi

Por Lara Martins





Sempre associamos as olheiras a noites maldormidas. Elas são responsáveis também, mas não estão sozinhas. Estresse, cansaço físico e emocional, genética, alterações hormonais e TPM também integram a lista dos responsáveis pelo seu aparecimento.

O abalo que esse problemão provoca no visual é enorme, já que as olheiras ficam muito “bem localizadas” em uma região que é pura expressão e está superexposta, sendo notada logo de cara. Ela envelhece, dá a impressão de cansaço, desleixo... Ou seja, uma porção de características negativas para quem a estampa no rosto.

O aspecto escurecido ou avermelhado das olheiras é provocado pelo depósito de melanina na região, dilatação dos vasos sanguíneos ou congestão vascular. Porém, o problema não é caracterizado apenas pela tonalidade diferenciada. Existem também aquelas formadas por uma espécie de ilusão de ótica, quando a região é mais funda, formando uma sombra devido à formação óssea da pessoa e enfatizando os vasinhos; ou mesmo pelo acúmulo de gordura, marcando a área.

O cosmetólogo master em dermofarmácia e tecnologia de cosméticos Marcelo Schulman, da Vita Derm (SP), divide as olheiras nas seguintes categorias:

- Casuais: são aquelas que surgem ao chorar, após noites maldormidas e situações de cansaço intenso. Em qualquer um dos casos, existe um esforço na região, que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, provocando o aspecto avermelhado.

- Insistentes: estas (para a nossa sorte!) não são definitivas, mas são um pouco mais complicadinhas de serem combatidas. Normalmente, costumam estar associadas à má alimentação, ao estresse, consumo de álcool ou cigarro.

- Crônicas: são as mais teimosas e, sem sombra de dúvidas, as mais difíceis de desaparecerem. Elas tendem a escurecer mais e mais com o passar dos anos. Este tipo de olheira tem um tom acastanhado e é mais comum em peles morenas.

- Pequenas bolsas: não podem ser caracterizadas pela tonalidade escurecida na região abaixo dos olhos, mas sim pelo acúmulo de gordura, formando pequenas bolsas.

A melhor maneira de prevenir o aparecimento das olheiras é seguindo a fórmula: alimentação balanceada, estilo de vida saudável e noites bem dormidas. Já no quesito tratamento, tudo vai variar do tipo e causa das olheiras. Porém, algumas medidas são velhas conhecidas e funcionam, tais como compressas frias de chá de camomila, cosméticos com ativos despigmentantes e clareadores e peelings clareadores. Mas quando o quadro é mais complexo, pode-se indicar preenchimentos e até mesmo cirurgia plástica.



MAQUIAGEM COMO ALIADA

Para disfarçar a danada de forma temporária, a melhor escolha é o make. Para que a camuflagem seja eficiente, existem alguns truquezinhos. Antes de tudo, o maquiador Marcos Costa ensina em seu livro Eu amo maquiagem (Ed. Jaboticaba), fazer uma compressa com algodão embebido em loção tônica, chá de camomila ou soro fisiológico frio. Depois desse preparo, que ajuda a desinchar a região, siga para a camuflagem propriamente dita. A base no tom da pele pode ajudar a disfarçar as mais suaves, mas quando a olheira for muito escura, aposte em um corretivo um tom mais claro que a cor da sua pele e da base. Para finalizar, use um pó da mesma cor da base em todo o rosto. Tome cuidado com lápis e sombras muito escuras, principalmente se aplicar rente aos cílios inferiores, pois podem realçar o problema.



Soluções DEFINITIVAS para cada tipo de problema

Para quem tem OLHEIRAS PROFUNDAS


PREENCHIMENTO COM RESTYLANE

Este é um produto à base de ácido hialurônico que até outro dia era conhecido pelo seu uso exclusivo no preenchimento de rugas e sulcos faciais. O processo é indicado para pessoas que têm a região abaixo dos olhos mais funda, o que ajuda a formar uma sombra devido à conformação óssea do local.

Ao contrário do tratamento de rugas, onde o preenchimento é aplicado superficialmente, o médico injeta o Restylane mais profundamente para combater as olheiras. “A aplicação é relativamente simples. Ela é feita após a aplicação de um creme anestésico nas pálpebras inferiores, que fica uma meia hora antes da aplicação. A injeção do material é feita com uma agulha bem fina ou uma cânula fina e geralmente é bem tolerada”, explica a dermatologista Natália Cymbalista (SP).

- Preço: em média, de R$ 1mil a R$ 2 mil.

- Resultados: o efeito pode ser notado dentro de um a quatro dias após a aplicação da substância, período necessário para que o inchaço regrida depois da técnica. Também pode aparecer hematoma, que demora uma semana para sumir. “Além de o ácido hialurônico preencher a região por ocupar volume, ele também estimula o colágeno da própria pessoa, melhorando a textura da pele do local”, complementa a dermatologista. O efeito dura um ano, aproximadamente, pois a substância é reabsorvida pelo organismo.


EVOLENCE - EM BREVE NO BRASIL

Este é um preenchimento à base de colágeno porcino, uma substância muito parecida com a estrutura tridimensional do colágeno da pele humana. Assim como o ácido hialurônico, a principal função do Evolence é preencher rugas e linhas de expressão, mas também pode ser indicado para preencher as olheiras.

- Resultados: é visível já na saída do consultório e dura cerca de 12 meses. O produto, porém, ainda não chegou ao Brasil.



Para quem sofre com BOLSAS DE GORDURA

BLEFAROPLASTIA

Mais um procedimento antienvelhecimento que resolve também o problema das olheiras. A blefaroplastia é uma técnica cirúrgica que retira o excesso de pele e gordura da região dos olhos. É claro que esse procedimento não é indicado para casos em que a pessoa apresenta apenas a região escurecida, mas, sim, para aquela que tiver a olheira caracterizada pelo volume extra na região. O procedimento, realizado sob anestesia local com sedação ou geral, consiste em fazer uma pequena incisão na mucosa abaixo dos olhos, através da qual o profissional retira as bolsas de gordura. No pós-operatório, a recomendação é fazer compressas frias e evitar o contato com o sol.

- Resultados: podem ser notados após a regressão do inchaço, o que costuma acontecer de sete a 14 dias após a cirurgia. A paciente ganha um olhar rejuvenescido e livre das olheiras.

Fonte: Revista Plastica e Beleza

- -

1 comentários:

Giovana disse...

Oi estou conhecendo o blog e adorei... ja estou seguindo!!

Bjs!!