_____

Fuja do cabelo capacete


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Femininos e muito versáteis, os cortes médios vêm ganhando as cabeças de mulheres do mundo inteiro. O motivo? Simples. Ele fica bem em todas nós! Mas se o que passa pela sua mente toda vez que pensa nesse comprimento é aquele medo terrível de ficar com aspecto de "cabeça de Playmobil", veja a seguir a opinião dos especialistas e mude de ideia - e de corte - agora

Por Priscila Jacob


Antes de começar a ler esta matéria, pare um pouquinho e, se estiver em um local público, dê uma boa olhada ao seu redor. Quantas mulheres você conseguiu notar com charmosos cortes médios? Muitas, certo?






E isso não é por acaso: esse look é o que mais favorece a nós moçoilas, independentemente da nossa idade, tipo de rosto e textura dos fios. Nas últimas estações, muitas brasileiras começaram a aderir em massa aos práticos e encantadores cortes de comprimento mediano.

Tanto é que, atualmente, eles são tão procurados quanto os longos nos salões de beleza. Porém mesmo com esse aumento de cortes médios no Brasil, nosso País ainda enaltece as mulheres de longas madeixas.

Para a cabeleireira Rosane Leite, consultora técnica da empresa de cosméticos Mac Paul (SP), essa preferência acontece porque existe um mito com relação aos cabelos longos, em qualquer lugar do mundo, de que eles transmitem sensualidade e feminilidade.

"Sempre que alguém imagina uma mulher sexy, logo vem à cabeça a imagem de alguém com longas madeixas esvoaçantes", brinca a hairstylist Lilian Souza, do salão Quality Hair (SP). Mas, graças a Nossa Senhora do Cabelo Bonito, essa imagem de que a mulher só pode ter um visual inebriante se virar uma Rapunzel, está indo por água abaixo.

Ou alguém vai ousar dizer que as atriz Isis Valverde é insossa? Mas vale lembrar também que essas representantes dos médios aderiram ao corte com movimento, e não aquele quadradão que usado em décadas passadas - e que muita mulher ainda insiste em usar nos dias de hoje.


Abaixo o visual capacete

Esse, talvez, seja o principal problema que as mulheres temem enfrentar depois de cortar as melenas logo acima dos ombros. Mas isso é um medo que está ligado diretamente ao nosso passado, quando costumávamos ver mulheres mais conservadoras com o cabelo médio muito bem escovado e modelado com laquê - que mais as deixava ficar com visual igualzinho aos dos bonecos Playmobil.

Em relação aos cortes médios, existe um medo ainda maior de inovar, principalmente em mulheres que consideram seus cabelos armados ou rebeldes. Para elas, esse comprimento pode piorar a situação. Mas as cabeleireiras Lilian Souza e Rosane Leite garantem que esse temor é infundado: o corte só vai ficar armado e sem balanço se não for benfeito. Afinal de contas, é possível utilizar várias técnicas para eliminar o efeito quadrado das melenas médias. Uma delas é a texturização dos fios, que dá leveza e reduz bastante o volume.

A técnica deixa os fios mais lisos porque sela as cutículas do cabelo, deixando-os mais assentados. Outra maneira de eliminar o aspecto capacete é cortar em dégradé ou desfiado. O médio moderno mais usado hoje em dia não tem fios retos, é repicado ou leva franjas longas, diagonais. O aspecto capacete acontece mais em cabelos de fio reto, como o chanel.


Mantenha o médio na medida!

Os cortes medianos agradam a maioria das mulheres porque mantém a feminilidade dos longos, ao mesmo tempo em que agrega a praticidade e versatilidade dos curtos. É o melhor dos dois mundos em um mesmo visual! Com um corte desse comprimento, você pode prender e fazer penteados diferentes sempre que der vontade.

No entanto, para valorizar ainda mais seus look existem alguns cuidados que não devem ser deixados de lado nunca! Confira quais são eles: - faça a manutenção do corte a cada 40 dias, para que ele não perca a forma; - abuse das pomadas para modelar as mechas conforme deseja; - ativadores de cachos e cremes leave-in valorizam a textura natural dos seus fios.


Cada rosto, um estilo apropriado

Observar o formato do seu rosto e também a textura do seu cabelo é fundamental para o sucesso do corte. Veja a regra básica para cada tipo de face:




Fonte: Revista Cabelos & Cosméticos

- -

0 comentários: