_____

Gravidez X Estrias


sexta-feira, 13 de março de 2009


Para evitar estrias na gestação, é essencial hidratar a pele antes mesmo de pensar em ter um bebê

Por Vera Giglio


As estrias são, sem dúvida alguma, as grandes inimigas da gestante. Conforme o tempo passa, a barriguinha cresce, a pele estica e, independente da hidratação, algumas mulheres podem ficar propensas a ter as famosas e indesejadas “cicatrizes” espontâneas.



Um bom conselho para quem ainda está na adolescência é hidratar a pele de maneira regrada, para que, no futuro, caso não tenha uma propensão genética, você não seja surpreendida com estrias na gravidez. “O quanto antes você começar a hidratar a sua pele, menos riscos vai correr. Com uma boa hidratação, a pele consegue suportar melhor a elasticidade forçada durante a gravidez, evitando a ocorrência de estrias”, explica a dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcela Studart.

Não tem jeito: engravidar é o sonho da maioria das mulheres. Portanto, cuidados para que o corpo não sofra muitos efeitos colaterais durante a gestação podem e devem ser tomados pelas futuras mamães. É muito importante não ganhar peso exagerado - doze quilos durante os noves meses é aceitável, mais que isso, já é desleixo. O aumento do peso, além de provocar a flacidez excessiva da pele do corpo e o aparecimento de celulites e estrias, pode também provocar doenças preocupantes como colesterol alto, hipertensão, etc.

Caso a hidratação não tenha sido suficiente, ou a propensão genética tenha falado mais alto, as estrias na fase inicial podem ter solução. “As estrias vermelhas ainda estão em processo inflamatório e, com o tratamento adequado, como peelings seriados de cristal ou ácido retinóico, que estimulam o colágeno da pele, elas podem ficar imperceptíveis”, diz a doutora.

Segundo ela, infelizmente, as grávidas têm um ponto negativo no tratamento anti-estrias, pois eles são proibidos para gestantes. “A maioria dos tratamentos eficazes contra esse mal feminino não pode ser utilizado durante a gravidez e, quando finalmente liberadas para o tratamento, as estrias já estão esbranquiçadas e, aí sim, a melhora é mais difícil de ser alcançada”.

A solução para isso é hidratar a pele com antecedência, e caso surjam ao longo da gestação, após a amamentação, opte por um tratamento anti-estrias aconselhado por seu dermatologista.

Os melhores hidratantes, segundo a doutora, são aqueles à base de uréia, indicados para quem ainda não está esperando um bebê. Já para as gestantes, hidratantes manipulados com fórmulas estruturadas pelo profissional da saúde são opções melhores e mais baratas. Os óleos, quando não acompanhados pelo hidratante, não possuem uma eficácia tão boa quanto à esperada. Evite tomar banhos quentes e usar sabonetes com corantes.

Em casos graves de estrias largas e profundas, não opte pelo procedimento cirúrgico de imediato: converse com o seu dermatologista e veja se não existe outra alternativa. Não troque as estrias por uma cicatriz!

Fonte: Site DNAmulher.uol.com.br

- -

0 comentários: