_____

Dieta para quem odeia dieta


sábado, 28 de março de 2009

20 Dicas para você perder peso sem sentir fome, seguir cardápio, contar calorias, abandonar os doces ou deixar de ser feliz!

Por Shâmia Salem


1 QUEM É CHOCÓLATRA não precisa viver sem seu (delicioso) vício, basta diminuir o consumo dele. Essa missão fica mais fácil com a dica da endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart (SP): "Recomendo às minhas pacientes que quebrem o tablete em quadrados pequenos e guarde-os em uma latinha de bala. Daí, sempre que sentirem vontade do doce, não é necessário resistir, podem chupar um pedacinho. Mas a regra para se dar bem é colocá-lo no canto da boca e deixar que ele derreta sozinho, devagar, sem mastigar. Assim, você fica satisfeita e reduz a ingestão de açúcar e gordura".

2 Para ter em casa apenas comidinhas que vão favorecer sua perda de peso faça uma lista de compras personalizada. Se você...





... MORA SOZINHA
opte por produtos de consumo prático, que durem na geladeira e venham em porção individual - além de não estragar, contêm a dose certa.


Boas pedidas:

' cereal matinal em caixinha
' frutas desidratadas
' torrada
' suco light em caixinha
' biscoito salgado tipo Club Social, Nabisco
' atum conservado em água
' cappuccino light em sachê
' kani kama
' verduras esterilizadas



... LEVA LANCHE PARA O ESCRITÓRIO
prefira alimentos in natura.

Exemplos:
' maçã
' pêra
' cenoura baby
' banana
' iogurte light em pote
' água-de-coco em caixinha
' barra de cereal
' blanquet de peru
' pão de fôrma light



... PASSA O FIM DE SEMANA NA PRAIA
escolha frutos do mar, como:

' peixe
' mariscos
' camarão
' lula
' ostra
' lagosta
' vôngole
' carne de siri



3 FAÇA UM PRATO SAUDÁVEL




4 Para um arroz magrinho, substitua metade dos grãos por couve-flor picadinha e cozinhe tudo junto, da forma tradicional. Com isso, em vez de 60 calorias por colher de sopa, você vai ter cerca de 30. Outra vantagem é que o sabor continua praticamente o mesmo, afinal o legume é bastante suave.

5 Leve sempre a tiracolo cenoura, rabanete, nabo, salsão, pepino, tomate-cereja, erva-doce ou qualquer outro vegetal cru. Por ser riquíssimo em fibras, ele torna a digestão bastante trabalhosa e vai deixá-la saciada pelo menos durante as próximas quatro horas.

6 Se a sua intenção é emagrecer sem abrir mão do prazer, leve o seguinte papo com o garçom: "Vocês servem meia porção? Em vez do couvert, me traga uma salada de folhas e deixe que eu tempero. Não precisa trazer o cardápio de sobremesas. Só me diga qual é a fruta do dia".

7 Prova de que não é preciso fazer mil malabarismos para emagrecer é prestar atenção ao funcionamento do seu corpo. Em especial a um hormônio chamado cortisol, que está relacionado ao metabolismo - quanto mais alto for o nível dele, mais calorias você gasta. Pela manhã ele está a 100% e vai diminuindo ao cair da tarde, quando seu nível chega a 38% e a 30% à noite. Por isso, deixe para ingerir pratos mais pesados, como tortas e massas, no café da manhã e no almoço, e fique com uma sopa de legumes no jantar.

8 O gengibre é um grande aliado na perda de peso. Estudos recentes comprovaram que ele é um alimento termogênico, capaz de acelerar em 20% o metabolismo. Isso significa que dá para queimar 20% mais calorias com suas atividades diárias, como dormir, malhar, trabalhar e pensar, se você consumir essa raiz todo santo dia. "Fica uma delícia misturada no chá mate e no chá verde ou batido no suco de abacaxi ou maçã. Mas para fazer efeito é preciso tomar três copos diariamente", avisa a endocrinologista e nutróloga Valéria Goulart.

9 Medite, NAMORE, saia para dançar, leia um livro, reze, veja um vídeo, converse com uma amiga... Enfim, faça qualquer coisa para relaxar e, conseqüentemente, perder peso. A tensão, o nervosismo e a ansiedade aumentam a taxa de adrenalina no organismo. Automaticamente, o corpo passa a poupar energia (leia-se gordura), o que dificulta o emagrecimento, mesmo que você esteja seguindo uma dieta de 1.200 calorias por dia.

10 Ao montar um sanduíche, esqueça as duas fatias de pão de fôrma e coloque o recheio numa folha de alface americana, enrole-a e coma. Dessa forma, seu lanche fica 140 calorias mais magro. O máximo, não?!?

11 O modo como o alimento é preparado é decisivo para saber se ele vai ser ou não um risco para a sua cintura. Por isso, toda vez que for se aventurar na cozinha ou comer fora de casa tenha sempre em mente que:




12 Dá para servir petiscos magrinhos e ao mesmo tempo saborosos e chiques numa festa que você vai oferecer. Seus amigos amarão estas sugestões:

* Minitorrada com patê de cottage, azeite e manjericão 30 cal./cada uma
* Damascos secos recheados com cream cheese 20 cal./cada um
* Rolinhos de berinjela grelhada com recheio de ricota 15 cal./cada um
* Espetos de cogumelos, queijo branco, tomate-cereja e palmito 30 cal./cada um
* Palitos de kani kama com pepino e cenoura crua amarrados com um fio feito de alga 20 cal./cada um
* Microssanduíche de tomate-cereja com uma rodela de mussarela de búfala e uma folha de manjericão presos com palitinho 15 cal./cada um
* Carpaccio com molho de alcaparra e mostarda servido dentro da folha da endívia 30 cal./cada um



13 Quem vive sonhando ser magra, mas não quer tomar remédio, tem como opção as cápsulas de ingredientes naturais. "Diferentemente das chamadas bolas, que precisam de prescrição médica, os compostos naturais atuam em sintonia com o organismo, não oferecem efeitos colaterais e podem ser comprados na farmácia, sem receita", diz o médico Bruno Molinari, especialista em medicina estética (SP). Veja o que o profissional recomenda:



PARA QUEM NÃO SABE VIVER SEM PÃO
Princípio ativo Faseolamina

Ação Extraída de um tipo de feijão, reduz a absorção dos carboidratos. Superpotente, cada grama da substância bloqueia a ingestão de cerca de 1.800 calorias.



PERFEITO PARA QUEM TEM FOME SEMPRE
Princípio ativo Garcínia Cambojia
Ação Essa planta inibe o armazenamento de gordura no corpo e também reduz a sensação de fome constante.



IDEAL PARA QUEM COME MUITA GORDURA
Princípio ativo Chitosana

Ação Extraído da casca dos crustáceos, diminui a absorção da gordura da alimentação pelo organismo.



PARA QUEM TEM INTESTINO PREGUIÇOSO
Princípio ativo Glucomanann

Ação Além de aplacar o apetite, o composto fibroso estimula e regula o funcionamento do intestino.



14 Para secar rapidinho reduza as idas à churrascaria. Mas se ceder à tentação não misture as carnes. Cada animal tem um tipo diferente de proteína e quando ingeridas na mesma refeição a digestão fica prejudicada e o corpo acaba acumulando boa parte delas na barriga, no bumbum e nos quadris.



15 Verdade seja dita, de vez em quando a gente sente uma vontade louca de cometer um crime gastronômico - pode ser assaltar a geladeira de madrugada, acabar com um pote de Nutela, devorar um pacote de batatas chips... Como o arrependimento não faz queimar calorias, a saída é se submeter a uma restrição energética para amenizar o estrago. Claro que não precisa passar fome, mas uma desintoxicação líquida é sempre bem-vinda. Com isso o corpo passa a buscar energia na reserva que fez ali no seu culote, na sua barriga, nos seus quadris... Mas fique nos líquidos só por um dia, senão você vai sentir fraqueza e até corre o risco de desmaiar.



16 A cerveja mais magra é a sem álcool, que tem 74 calorias em uma tulipa (300 ml) contra 80 da light, 123 do chope e 137 da loira tradicional.



17 PETISQUE CERTO NA PRAIA




1 prato (sobrem.) de mariscos (172 cal.) por 5 ostras com limão e sal (98 cal.)



3 sardinhas fritas (510 cal.) por 1 prato (sobrem.) de pescada branca frita (279 cal.)



1 casquinha de siri (413 cal.) por 3 caranguejos com limão e sal (150 cal.)



1 espeto com 4 camarões empanados (236 cal.) 1 espeto com 4 camarões fritos (175 cal.)



18 Trocar uma refeição, com comida de verdade, por um sanduíche não é o ideal. Mas também é melhor fazer isso do que ficar sem comer. Para montar um sanduba saudável e magro, com apenas 350 calorias, escolha um item de cada quadro abaixo:


PÃO (140 CAL.)
* 1 pão francês
* 1 pão sírio grande
* 2 fatias de pão preto
* 1 croissant médio



HORTALIÇAS (10 CAL.)
* 15 ramos de agrião
* 3 rodelas de tomate
* 6 folhas de alface
* 2 col. (sopa) de cenoura crua ralada



RECHEIO (150 CAL.)
* 1 filé de frango grelhado
* 2 fatias de queijo branco
* 5 col. (sopa) de atum
* 1 hambúrguer bovino



EXTRAS (50 CAL.)
* 1 col. (sopa) de maionese light
* 2 col. (sopa) de catchup
* 2 col. (sopa) de mostarda
* 2 col. (sopa) de requeijão light



19 Não precisa cortar a lingüiça do cardápio se você reduzir 50% das calorias dela. Como? Basta fervê-la, depois cortar ao meio e colocar ao forno ou na grelha.



20 ACREDITE SE PUDER:
bebendo 8 copos de água gelada você queima 200 calorias a mais por dia. A explicação: seu corpo é obrigado a gastar mais energia para elevar a temperatura da bebida (que geralmente tem 5ºC) para que ela se aproxime do calor do corpo (que varia entre 36,5ºC e 37ºC).

Fonte: site itodas.uol.com.br

- -

0 comentários: