_____

Calorias que vão para os quadris


domingo, 8 de março de 2009

Alguns alimentos chegam de forma inocente e despretensiosa ao nosso prato. Mas, assim que os colocamos na boca, suas calorias se metabolizam na velocidade da luz e se alojam rapidinho ali, bem no nosso quadril! Às vezes, nem tudo que tem pinta de de magro é assim mesmo na realidade

Por KAkÁ SILVA


Um puxão aqui, uma reboladinha acolá e nada daquela sua calça MA-RA-VI-LHO-SA entrar. Mas espera aí! Faz um tempão que você só come coisas bem levinhas. Como é possível, então, o seu quadril estar ganhando esses centímetros a mais? Se essa cena lhe é familiar, é hora de saber que muitas vezes os alimentos conquistam o status de magrinhos, mas eles podem se transformar em verdadeiros sabotadores do corpo ideal.



"Realmente, a maioria auxilia na perda de peso. Porém, entusiasmadas com a menor quantidade de calorias, as pessoas acabam consumindo em demasia e aí todo o esforço vai por água abaixo", adverte a nutricionista Sheila Pasquarelli, gerente de nutrição do Hospital Santa Helena (SP).

Claro, que alguns alimentos são mais vilões do que outros quando o assunto é aumentar as dimensões do seu corpitcho, especialmente da cintura, quadris e coxas.

Isso porque cada um possui composições diferentes em relação à quantidade e tipo de nutrientes (carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, entre outros). "A quantia exagerada deles faz com que alguns sejam naturalmente mais calóricos. Além disso, a forma de preparo altera significativamente esses valores. Frituras, condimentos e molhos são os piores", enumera a nutricionista. Apesar de todos os alimentos serem potenciais vilões, os carboidratos e as gorduras lideram o ranking. O primeiro, se ingerido e não queimado, se transforma rapidinho em gordura, se acumulando bem naquelas regiões que a gente odeia (leia-se culotes!). Já as gorduras, além desse efeito, favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares, ou seja, é perigo em dobro. Para não entrar em outra roubada daquelas (e deslizar feliz da vida na sua calça jeans), confira as dicas a seguir.






Salada regada no molho

[Porque é cilada] as saladas de folhas e legumes são ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. Porém, um molho gorduroso pode transformar essa salada no inimigo número um da dieta. Lembre-se que muitos molhos à base de queijo, creme de leite, requeijão, manteiga e maionese caseira são ricos em gorduras.

[Como driblar o problema] dê preferência aos molhos à base de iogurte desnatado, ervas, vinagre e limão. O azeite de oliva (em pequena quantidade), também é uma boa pedida.



Frutas

[Porque é cilada] a frutose (açúcar das frutas) é um carboidrato simples e uma pesquisa recente da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, e do Instituto Alemão de Nutrição mostrou que ela, apesar de rapidamente metabolizado pelo organismo, pode favorecer o acúmulo de gordura no corpo. No experimento, três grupos de cobaias tomaram água, água com frutose e refrescos com frutose.

Não deu outra: os bichos que ingeriram líquidos com frutose ganharam mais gordura do que aqueles que saciaram a sede só com água. Outra boa razão para evitar o exagero é que a frutose também dificulta o controle do diabetes e aumenta o nível de triglicérides.

[Como driblar o problema] claro que ninguém vai deixar de consumir frutas, até porque elas são muito saudáveis. É só optar pelas mais leves como pêra, abacaxi, maçã e por aí vai. O consumo também precisa ser revisto: consuma de três a quatro porções por dia.



Bolacha água e sal

[Porque é cilada] as versões comuns são ricas em farinha de trigo refinada (branca), que quando consumida em excesso estimula a produção de insulina, hormônio que facilita o acúmulo de gordura corporal e aumenta o apetite. Além disso, a farinha branca possui em sua composição quantidades elevadas de gordura - é ela que confere a crocância e sabor característico do alimento.

[Como driblar o problema] de acordo com a nutricionista Vanessa Franzen Leite (RS), a dica é optar pela versão integral (sempre com moderação também), pois ela dificulta o armazenamento de gordura e proporciona mais saciedade, além de menor teor de gordura. Outro conselho esperto é levar pequenas porções (o ideal são quatro unidades por refeição - seja no café da manhã ou nos lanches) embaladas em saquinhos.



Doces light

[Porque é cilada] alimentos com essa denominação apresentam pelo menos 25% de redução de um ingrediente em comparação ao produto original. Pode ser diminuição na quantidade de carboidratos, gorduras, proteínas ou sódio. Isso significa que os light podem ter uma redução pequena de apenas um ingrediente. Logo, não são hipocalóricos. Então, nada de liberar geral!

[Como driblar o problema] tenha muita cautela e diminua a ingestão diária aos poucos, substituindo-os por frutas, como manga, mamão e melancia, ou por gelatina light. Ainda dá para variar o cardápio consumindo compotas até que não sinta mais necessidade de comer doces diariamente.



Queijo branco

[Porque é cilada] excelente opção por conter menos gorduras. Mas, normalmente, acabamos comendo fatias mais grossas do que as de queijo amarelo, ocasionando um consumo de gorduras maior.

[Como driblar o problema] se você não consegue consumir uma pequena porção de queijo branco (a recomendação é de uma fatia bem fina), a dica é optar por queijos light (prato ou mussarela) em fatias.




Sanduíche natural

[Porque é cilada] aqueles enormes disponíveis nas lanchonetes, além de exagerados, são ricos em carboidratos e calorias. Muitos contêm maionese caseira ou molhos à base de creme de leite, o que eleva muito o valor calórico.

[Como driblar o problema] se você está querendo manter a linha, o bom mesmo é prepará-lo em casa com duas fatias de pão integral, uma fatia de queijo light, uma fatia de peito de peru, alface, tomate, cenoura ralada e uma colher de sopa de maionese light industrializada, que é bem menos calórica e apresenta gorduras saudáveis. Para quem não tem tempo ou disposição, dê ao menos preferência aos lanches que contenham recheios menos calóricos, como queijo branco e peito de peru.



Chocolate diet

[Porque é cilada] ele é isento de açúcar, mas contém MAIS gorduras e, calorias, o que sempre acaba pesando na balança. "Acrescenta-se uma quantidade maior de lipídeos para conferir ao alimento características o mais semelhante possível do convencional", explica a nutricionista Sheila Pasquarelli.

[Como driblar o problema] o mais indicado é o chocolate light. Porém, em quantidades usuais e sem exageros!



Barrinha de cereal

[Porque é cilada] realmente, elas são fáceis de carregar e salvam qualquer pessoa na hora do aperto. Mas, cuidado, pois as mais atrativas (aos olhos e ao paladar) contêm excesso de açúcar e gorduras. Quando consumimos alimentos ricos em açúcar, a glicemia (taxa de açúcar no sangue) se eleva bruscamente e, em seguida, ocorre bruscamente a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), que tem como conseqüência o aparecimento da fome e o desejo de atacar mais alimentos ricos em açúcar.

[Como driblar o problema] "Atualmente, existe uma grande variedade de barrinhas. Para quem está de olho nos ponteiros da balança, o melhor é optar pelas que não contêm chocolate e pelas versões light.



Sopas cremes

[Porque é cilada] sopa ou cremes com queijos amarelos, queijo ralado, creme de leite, manteiga, bacon, leite integral, lingüiça, carnes gordurosas, pele de frango, excesso de óleo, caldo de galinha ou carne devem ser evitadas por serem ricas em gorduras. Na outra ponta estão as industrializadas, que são práticas e facilitam a vida da gente, mas muitas apresentam aditivos químicos, conservantes e gorduras trans. "O glutamato monossódico em sua composição aumenta a retenção de líquidos", afirma Sheila.

[Como driblar o problema] faça uma sopa de legumes bem caprichada, pode até adicionar um pouco de carne para não ficar tão ralinha, como reclamam algumas pessoas.



Biscoitos integrais

[Porque é cilada] apesar de serem indicados em dietas, por possuirem menor valor calórico, menor teor de gordura e maior de fibras, eles são elaborados com farinha integral, que é rica em carboidratos.

[Como driblar o problema] a única maneira é controlando o seu consumo. Não ultrapasse cinco biscoitos diários.



Comida japonesa

[Porque é cilada] é muito saudável e leve. Mas, essa sensação acaba fazendo com que as pessoas comam mais do que deveriam e nem tudo é light também. "O consumo de arroz é alto, o que faz com que a quantidade de carboidrato seja excessiva. Se não for queimada, ela logo se acumula como gordura. Outro vilão é o shoyo normal, pois contém muito sódio e pode ocasionar retenção de líquidos", adverte a nutricionista Vanessa Franzen Leite.

[Como driblar o problema] primeiramente, fique com a versão light do molho shoyo. Misturar um pouco de água no normal também pode ser uma boa saída. Evite as frituras e os empanados, que são ricos em gorduras saturadas e trans que elevam o LDL (colesterol ruim) e diminuem o HDL (colesterol bom). Os sashimis (peixes crus) são excelentes nessas horas. Procure começar por eles para não abusar nos demais.



Cereais matinais

[Porque é cilada] muitos são ricos em açúcar, gorduras e isentos de fibras, o que acaba não proporcionando saciedade. Possuem alto valor calórico por serem à base de milho.

[Como driblar o problema] prefira os integrais, que contêm maior teor de fibras. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de grãos integrais seja de três porções (48g). Isso dá uma média de duas xícaras de chá. Mas, atenção: isso é para os grãos integrais porque eles são mais benéficos ao nosso organismo. Os cereais comuns devem ser evitados a todo custo. Caso não consiga, deixe para se deliciar apenas uma vez por semana.



Iogurtes

[Porque é cilada] geralmente, consumidos nos lanches intermediários, eles auxiliam no trânsito intestinal, evitando a barriga inchada. No entanto, os normais são cheios de açúcares.

[Como driblar o problema] as versões light e desnatados são sempre a melhor pedida. Ah, fique atenta também à quantidade. Para se render a uma pequena porção, vá de copinho ou garrafinha individuais.





Suco de fruta

[Porque é cilada] aqui se encaixa bem o quesito de que é a quantidade exagerada que faz a diferença. O suco de laranja natural, por exemplo, pode ser um inimigo para as dietas por mais que seja saudável e nutritivo. Para fazer um copo desse suco é necessário usar, no mínimo, três laranjas espremidas, o que resulta em aproximadamente 210 calorias.

[Como driblar o problema] se você optar por uma quantidade menor de laranjas e caprichar no gelo para dar mais volume, as calorias despencam. Experimente bater no liquidificador uma laranja sem casca, um copo de água e duas pedras de gelo. São apenas 70 calorias e, o melhor, é que você não precisa adoçá-lo. No entanto, as nutricionistas chamam a atenção para as frutas com densidade energética muito alta, como é o caso da manga e do abacate. Elas - não importam a quantidade - sempre serão "mais gordinhas". Vá de limonada, suco de morango e melancia.



Fonte: Revista PLÁSTICA E BELEZA

- -

0 comentários: