_____

Pintar cabelo em casa pode; errar, jamais!


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Dicas de ouro para você evitar surpresas desagradáveis na hora de mudar a cor dos fios Tingir os cabelos em um salão é uma tranqüilidade.

Você não precisa ficar preocupada com a mistura das tintas, com o jeito certo de aplicar e muito menos com o tempo e a ação dos produtos sobre os fios.
O cabeleireiro faz tudo por você. O problema é o preço.

Mudar a cor em casa, contudo, exige cuidados redobrados para evitar surpresas desagradáveis. Não que tingir os cabelos em casa seja complicado. Mas antes de aventurar-se no mundo das tintas de cabelos, leia as nossas dicas para não errar no tom.



Tingir ou não tingir?

Se você fez relaxamento, mudar a cor do cabelo é proibido, pois ele passou por uma grande mudança na estrutura e não pode receber a tintura, pelo menos por dois meses.


Prova de toque

Para evitar irritações do couro cabeludo, coloque uma gota da coloração e outra do revelador (oxidante) atrás da orelha. Se o local ficar sensível, não use o produto. Procure um dermatologista.


Escolha da cor

É a parte mais difícil. Olhe na caixa da tintura o quadro de efeitos da cor. Aplique a mistura numa mecha atrás da orelha, onde os cabelos finos aderem à cor com facilidade. Depois de secar, confira o resultado.



Quantidade

Avalie o comprimento de seus cabelos. Os longos usam de duas a três caixinhas de tintura.


Preparação

Fique um dia sem lavar o cabelo antes de pintá-lo. A oleosidade natural protege os fios e o couro cabeludo.



Proteja a pele

A tintura pode escorrer e manchar a pele, principalmente se for escura. Use luvas para proteger as mãos e uma toalha nos ombros. Antes de tingir, proteja a pele (ao redor da cabeça, testa, orelha e nuca) com vaselina, silicone ou creme de barbear.



Siga as instruções à risca

Cada fabricante traz na embalagem orientações que garantem o resultado de cor.


Pintando

Divida o cabelo ao meio e aplique a mistura por toda a raiz. Passe da mesma forma a coloração na parte de trás da cabeça. O bico do aplicador permite que o produto espalhe bem.



Retoque

Se você for apenas fazer o retoque, cuidado para não ficar com a raiz clara e as pontas escuras. Como o comprimento do cabelo tem pigmentos da coloração anterior, comece a aplicação pelas raízes (virgens), espere o intervalo indicado na embalagem e só depois puxe a tinta para o resto dos fios, em direção às pontas. Então, espere o tempo da segunda pausa. A coloração fica em média de vinte a trinta minutos na raiz e de dez a quinze minutos nas pontas.



Respeite o tempo de ação

Nos fios virgens, que recebem a coloração pela primeira vez, deve-se aplicar o produto em todo o cabelo e esperar rigorosamente o tempo indicado. Não caia na tentação de deixar a coloração um pouquinho a mais para pegar melhor. Você poderá alterar a cor final, manchar o cabelo, irritar o couro cabeludo e até causar a queda dos fios.


Não prenda o cabelo

Não enrole, não faça coque, nem use pinças enquanto a coloração estiver agindo. Ela precisa de oxigênio e as áreas abafadas poderão manchar.



Fuja do calor

Nunca saia ao sol ou coloque uma touca térmica com a coloração na cabeça para não interferir na reação química.



Enxágüe

Depois do tempo de ação, é hora de retirar todo o produto e hidratar os fios. A maioria dos kits possui um produto pós-coloração para firmar a cor.


Novos cuidados

Hidratação, protetor solar, xampu e condicionador especiais deverão fazer parte dos cuidados diários.



Fonte: Mdemulher..abril.com.br

- -

0 comentários: