Montamos um guia prático para corrigir os seis probleminhas (grandes para nós!) que rondam a cabeça especialmente no verão
PROBLEMA: Pontas em dose dupla
A bifurcação dos fios é sinal de puro desgaste. Causada pelas agressões externas (sal, cloro e até areia, que geram atrito na fibra capilar), é comum em cabelos cacheados, crespos ou que passaram por excesso de procedimentos químicos – alisamentos e descolorações. A superfície irregular desse tipo de cabelo impede que a oleosidade protetora chegue até as pontas.
Solução: “O corte periódico elimina as pontas duplas e mantém os fios saudáveis. Basta diminuir poucos centímetros para notar a diferença”, garante Viktor Gonçalves, do salão Vimax, em Curitiba. Para camuflar, utilize produtos reparadores de pontas, à base de silicone, que unem as pontinhas até a lavagem seguinte.
PROBLEMA: Ressecamento total
Se os fios estão secos, parecendo palha, de nada adianta passar apenas o condicionador básico do dia-a- dia. “O cabelo precisa de produtos adequados, que nutram e reponham a água perdida com o excesso de escova, chapinha, química, sol, sal e cloro”, diz o cabeleireiro Sandro Cassolari, do salão L’Autre Femme, em São Paulo. “A alimentação desequilibrada, com falta de vitaminas e nutrientes, também pode estar comprometendo a maciez da cabeleira”, alerta a dermatologista Adriana Alves Ribeiro, de São Paulo.
Solução: Aplique nos fios uma máscara com substâncias hidratantes duas vezes por semana. Há produtos que agem em poucos minutos e outros que exigem touca térmica e mais tempo para fazer efeito. Procure no rótulo ingredientes como ceramidas, manteiga de karité ou chocolate. No salão, aposte nas ampolas recheadas de nutrientes, que restauram rapidamente. Se o problema for relacionado a uma dieta inadequada, o dermatologista pode receitar reposição oral de vitaminas e sais minerais.
Boas Opções: Máscara Capilar Hair Gloss 5 minutos, Vitaderm; Máscara de Hidratação de Chocolate, Botânica; Creme de Tratamento Fructis Hydra Liss, Garnier
PROBLEMA: Loiro-verde
Naturais ou não, as loiras correm o risco de ver o cabelo ganhar mechas esverdeadas depois de um banho de piscina. O efeito é provocado pelo sulfato de cobre e outros ativos utilizados no tratamento da água. Para prevenir, antes de mergulhar aplique um protetor solar capilar ou fluido de silicone. “O produto cria uma película impermeabilizante, que protege os fios e mantém a cor natural”, ensina o cabeleireiro Tiago Parente do Fashion Clinic, no Rio de Janeiro (RJ).
Solução: Se o cabelo estiver levemente esverdeado, aplique um xampu anti-resíduos. Nunca tente tingi-lo novamente você mesma, pois antes é preciso fazer decapagem, técnica que remove os pigmentos da coloração e que só pode ser realizada no cabeleireiro.
Boas opções: Shampoo Anti-Resíduos, Neutrogena; Shampoo Anti-Resíduos e Anti-Envelhecimento Chá Verde e Menta, Phytoervas; Shampoo Multiação de Limpeza Profunda, Helcla; Shampoo Anti-Resíduos Care Liss, Cless
PROBLEMA: Perda de cor
As lavagens constantes e o sol incidindo na cabeça desbotam os fios tingidos. O problema é intensificado quando o cabelo está maltratado e poroso, pois a tintura não fixa bem na fibra. Resultado: os castanhos em geral ficam avermelhados e com as pontas queimadas e os loiros clareiam demais.
Solução: Para prolongar o tom, invista em linhas específicas para cabelos coloridos, inclusive finalizadores e cremes de tratamento. Antes de se expor ao ar livre, não esqueça de aplicar produtos com filtro solar na fórmula. No salão, faça um banho de brilho ou passe um tonalizante para devolver a luminosidade e a cor”, recomenda o cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão EV, em São Paulo.
Boas opções: Condicionador Color Extend, Redken; Spray Protetor Solar Bonacure Sun Guardian, Schwarzkopf Professional; Shampoo Vitamino Color, L’Oréal Professionnel; Condicionador Cor Radiante Cabelos, Pantene; Creme Cabelos Tingidos, Nazca
PROBLEMA: Fragilidade excessiva
Depois da temporada de sol, você passa o pente nos fios e eles quebram? Essa fragilidade é causada pelos raios solares, que atingem a fibra capilar e desfazem as ligações químicas responsáveis pela saúde do cabelo. A ação dos raios é potencializada quando as mechas estão úmidas, com partículas de sal (removem a oleosidade natural) e cloro (sensibilizante).
Solução: Uma boa dose de queratina e aminoácidos reconstrói os fios de dentro para fora. Você pode aplicar em casa produtos enriquecidos com o ativo ou fazer um tratamento poderoso no salão – a cauterização (reconstrução capilar) injeta queratina nos fios por meio de vapor ou com produtos ativados pelo calor da chapinha ou do secador.
Boas opções: Lifetex Extra Rich Self-Warming Mask, Wella; Shampoo Reconstrutor, Weeze; Máscara Capilar Hidratante Keratina, Vizcaya
PROBLEMA: Falta de brilho
Não ficam opacos apenas os cabelos crespos e encaracolados, que têm a superfície irregular e não refletem facilmente a luz. Os lisos também podem sofrer do mal quando estão desidratados. O problema é comum em quem exagera na exposição solar, mergulha sem passar protetor no cabelo e não hidrata constantemente os fios.
Solução: Capriche na hidratação semanal, em casa ou no salão, para repor a umidade. Invista em produtos doadores de brilho com silicone, que encapam os fios e formam uma película refletora. “Vale xampu, condicionador e spray”, diz o cabeleireiro Evandro Ângelo.
Boas opções: UV Rescue Protective Oil, Redken; Gloss Serum High Hair, Wella; Xampu Bain Miroir, Kérastase
Fonte: Revista CLAUDIA
_____
-
-
0 comentários:
Postar um comentário