_____

Xô, prisão de ventre!


terça-feira, 13 de janeiro de 2009


Por Isabelle Lindote


Desconforto e inchaço na região abdominal, gases, espinhas, oleosidade na pele... estes são alguns dos sintomas de quem sofre de prisão de ventre, que é a dificuldade de ir ao banheiro por conta de constipação intestinal. Usar laxantes é um método muito utilizado para aliviar os incômodos, mas não regulariza o intestino e acaba, a curto prazo, piorando ainda mais o problema.

A retenção de fezes no intestino grosso traz mais problemas do que se imagina. Além das cólicas e flatulência, prejudica o funcionamento do organismo como um todo, aumentando a oleosidade da pele e, conseqüentemente, a acne. Como a pessoa não consegue eliminar toxinas, acaba ficando mais irritada, ficando propícia a sangramentos e ao aparacimento de hemorróideas.


O poder da alimentação correta

As causas podem ser muitas, inclusive genéticas, mas um dos aliados de quem sofre de prisão de ventre é a alimentação. Se o seu caso é crônico, ou seja, você só consegue evacuar com a ajuda de remédios, o melhor é procurar um médico para fazer um tratamento integrado - alimentação, exercícios e remédios específicos e orientados. Mas se o problema atinge você de forma mais branda, uma reeducação alimentar pode fazer verdadeiros milagres!

A prisão de ventre está intimamente ligada à falta de fibras na alimentação. Além disso, ingerir pouca água e ter uma vida sedentária também influenciam no funcionamento do intestino. Então, que tal começar bebendo no mínimo 8 copos de 250ml água por dia? Hidratar o organismo ajuda a evitar o ressecamento das fezes, além de dar uma forcinha para que as fibras ajam da forma desejada.


Fibras sempre

No dia-a-dia, a alimentação precisa ter uma dose extra de fibras e de alimentos ricos em água. Frutas, legumes, verduras e carboidratos complexos (integrais) não podem faltar à mesa de quem quer que o intestino funcione como um relojinho. Já existem no mercado alguns alimentos enriquecidos de fibras como iogurtes e cereais matinais.

Então, aposte nas frutas ricas em água como a melancia e nas com muitas fibras como a ameixa e o mamão. Outra dica é trocar os pães de farinha branca pelos integrais e faça o mesmo com o arroz, o macarrão e os biscoitos. Dois alimentos que estimulam o funcionamento do intestino e não podem faltar são a cenoura, que pode ser ingerida diariamente, e o azeite, que pode servir como tempero para as saladas de folhas.

Com estas mudanças, seu corpo vai naturalmente funcionar melhor. No entanto, é bom estabelecer horários tranqüilos para ir ao banheiro para disciplinar seu organismo. Mesmo que você sofra deste mal há anos, não desista! Se tiver dúvidas, procure seu médico e busque mais orientações, sem apelar para a auto-medicação - ela é paleativa, mas não resolve o problema.


Fonte: Bemleve.com.br

- -

0 comentários: