_____

Quitosana


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Quitosana é uma fibra biopolimérica de origem marinha, encontrada principalmente no exoesqueleto de crustáceos, ela vem a ser produzida através da desacetilação da quitina sob temperaturas elevadas. A Quitosana tem inumeras utilidades biotecnológicas, utilizada como componente de carreadores de drogas para a tecnologia de liberação controlada.

Esta fibra solúvel, com carga elétrica positiva, tem sido muito utilizada com diversos propósitos pela indústria, incluindo a absorção de óleos e gorduras de plantas em tratamento de águas, na saúde e na alimentação.



Descoberta no século XIX, o uso da quitosana como comida passou a ser difundido somente há poucas décadas, através de cientistas japoneses, foram os primeiros a descobrir os possíveis benefícios da quitosana a alimentação das pessoas. Após anos de estudos os pesquisadores comprovaram que a quitosana atua como ajuda na redução do colesterol, provavelmente devido à diminuição na absorção de lipídeos pelo trato gastrointestinal.

A quitosana não tem nenhum valor calorico já que não pode ser absorvida. A quitosana pode reter entre 6 a 10 vezes seu peso em gorduras.

A gordura e a quitosana quando juntadas formam uma massa não digerível, que é excluída através do trato digestivo. Devido a sua carga elétrica, a quitosana pode, seletivamente, absorver gorduras saturadas mesmo em meio aquoso. Assim, toda a gordura que está ligada à quitosana passa através do corpo sem ser absorvida ou retida.

Acredita-se também que a suplementação com quitosana pode fazer parte da criação de um processo de purificação muito necessário para que se perca peso.

O uso da quitosana no regime faz com que o organismo guarde menos gordura no corpo. Com pouca gordura sendo absorvida no organismo, o corpo recorre à gordura que está armazenada no corpo para ser queimada. Isso muda as fontes de energia de sua dieta para suas gorduras armazenadas e resulta numa redução de gordura do corpo e de peso.


Fonte:bemdesaude.com

- -

0 comentários: