_____

Dieta Macrobiótica


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A dieta macrobiótica parte do principio que a comida e a sua qualidade tem um efeito maior nas nossas vidas do que estamos acostumados a pensar. Os praticantes da dieta macrobiótica acreditam que a alimentação tem um efeito na nossa saúde, mas também na nossa felicidade e no nosso bem-estar.

Aqueles que seguem a dieta macrobiótica acham que os alimentos naturais, com pouco ou nenhum processamento são as melhores escolhas alimentares.

Além disso acreditam nos métodos tradicionais de cozinhar e tem um gosto especial de cozinhar para eles, para os familiares e amigos.



Esta não é uma dieta para emagrecer, é uma dieta para um estilo de vida saudável. Ela faz emagrecer, mas há formas mais fáceis de o fazer.

Traduzido à letra, macrobiótica significa “grande vida”. Os médicos e filósofos de todo o mundo associam a macrobiótica com uma vida em harmonia com a natureza enquanto se come alimentos simples e de forma equilibrada e balanceada. Na década de 1920, George Ohsawa, o fundador da macrobiótica moderna afirmou que se tinha curado de uma doença séria através da dieta macrobiótica.

Ohsawa acreditava na filosofia chinesa do Yin e Yang. O Yin representa o movimento centrífugo para o exterior, e o Yang representa o movimento centrífugo para o interior. O Yin e Yang são sempre opostos, sendo o Yin o doce, frio e passivo e o Yang é o salgado, quente e agressivo. Na dieta macrobiótica, o Yin e o Yang devem estar sempre em equilíbrio para uma vida saudável.

Como este equilíbrio do Yin e Yang é uma base da dieta macrobiótica, os alimentos são classificados com um ou outro. Esta divisão é feita a partir das características, sabores e efeitos dos alimentos.

Os cereais ou vegetais não são fortes em Yin ou Yang. Desta maneira tornam-se especialmente importantes na dieta macrobiótica. Estes alimentos mais neutros facilitam o equilíbrio entre Yin e Yang, e os alimentos que são fortes em Yin ou Yang devem ser evitados na dieta macrobiótica.

Todos os alimentos da dieta macrobiótica devem ser orgânicos, ou seja, livres de químicos ou pesticidas. Cereais integrais, como a cevada, arroz integral, aveia, centeio, trigo integral e o fagópiro são os alimentos mais equilibrados na dieta macrobiótica. Estes alimentos compõem entre 50 e 60% da alimentação desta dieta. Os cereais integrais são os de eleição na dieta, mas pequenas porções de pão e massa a partir de cereais refinados são aceitáveis.

Vegetais frescos compõem entre 25 e 30% da dieta macrobiótica. Brócolos, repolho, couve-flor, couve, rabanetes, cebola e a abóbora são os principais vegetais incluídos na dieta. A alfaces, aipos, ervilhas, cogumelos e o feijão devem ser incluídos na dieta duas ou três vezes por semana. Na dieta macrobiótica estes vegetais devem ser cozinhados levemente a vapor ou podem ser salteados em óleo não refinado, pode ser em óleo de milho ou de sésamo.

5 a 10% dos alimentos da dieta macrobiótica consistem em vegetais do mar ou feijão. Tofu e lentilhas são recomendados. Os vegetais do mar devem também ser incluídos na dieta. Estes vegetais são ricos em vitaminas e minerais.

As sopas compõem também 5 a 10% da dieta macrobiótica e devem ter soja, feijão e vegetais.

Algumas porções de sementes, amêndoas e peixe fresco (como o halibut e o bacalhau) podem ser comidos uma vez por semana. Os adoçantes que podem ser utilizados nesta dieta são o malte e xarope de arroz. Vinagre de arroz integral e de ameixa podem também ser utilizados ocasionalmente. O molho de soja Tamari e sal marinho podem ser utilizados para dar sabor às sopas e aos cereais.

As bebidas geralmente aceites na dieta macrobiótica são os chás feitos de dentes de leão verdes, cereais torrados, ou água que sobrou de preparar as massas. Os chás que contem cafeína ou aromas são inaceitáveis. Além disso toda a água para cozinhar ou beber deve ser purificada antes de consumir ou utilizar.

Alimentos como ovos e lacticínios são alimentos com muito Yang. O chocolate, açucares refinados, frutas tropicais, café, sumo de fruta, refrigerantes e especiarias fortes são fortes em Yin. Assim todos estes alimentos devem ser evitados na dieta macrobiótica. Todos os alimentos com adoçantes ou sabores artificiais, conservantes e corantes devem também ser evitados.

A dieta macrobiótica é uma das deitas mais radicais e difíceis de seguir. Não é uma dieta para emagrecer rapidamente e esquecer, pois a maioria das pessoas não tem a força mental e psicológica para a aguentar. Além disso esta dieta é difícil de seguir hoje em dia, não é fácil nem económico comprar todos o alimentos orgânicos e sem pesticidas. A dieta macrobiótica é sem dúvida saudável, mas não é das mais fáceis.


Fonte:dietasparaemagrecer.net

- -

2 comentários:

Jorge Purgly disse...

Olá estou escrevendo sobre o tema e gostaria de compartilhar o assunto.
Veja
http://drbachflower.blogspot.com
htp://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://mastersuno.blogspot.com
http://purgly.blogspot.com
http://xeesm.com/JorgePurgly
http://purgly.wordpress.com
Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Ano de 2010 repleto de realizações.
Um abraço,
Jorge

Dieta Macrobiótica disse...

Excelente post, estava procurando referências sobre a Dieta Macrobiótica e achei o seu site. Parabéns.