_____

Diet engorda?


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


As últimas pesquisas revelam: os adoçantes podem não ajudar a emagrecer e até contribuir com quilinhos a mais. Mas, antes que você ataque doces açucarados, vale um recado: é cedo para tachar esses substitutos do açúcar de vilões da dieta

por Eliane Contreras

Eles passaram três décadas no pódio dos queridinhos da dieta. Só que, agora, os adoçantes amargam uma má fase.


Estudos têm levantado a hipótese desses substitutos do açúcar não facilitarem em nada o emagrecimento, quando não emperram o ponteiro da balança. No último Congresso Mundial de Medicina Antiidade, em Paris, a acusação foi mais bombástica: eles podem fazer você engordar.


Segundo o clínico-geral belga Georges Mouton, especialista em medicina funcional, o risco dos adoçantes aumentar o peso existe porque os mesmos receptores para o sabor doce presentes na língua, denominados T1R3, são encontrados no intestino. E são eles que controlam a quantidade de glicose (ou açúcar) absorvida pelo organismo. Traduzindo: qualquer alimento adocicado – com ou sem calorias – sensibiliza os receptores T1R3, que passam a estimular o intestino a aproveitar ao máximo a glicose contida na própria comida à base de adoçante ou na refeição como um todo. “Além disso, esses receptores fazem com que uma proteína transportadora, a SGLT1, leve a glicose para as células em velocidade acelerada, o que acarreta liberação excessiva de insulina”, diz Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. E insulina demais faz o corpo armazenar gordura, sobretudo na barriga.

Um estudo anterior da Purdue University, nos Estados Unidos, levantou outra suspeita preocupante para quem aposta nos adoçantes para perder ou manter o peso: eles estimulam o apetite. Como assim? Após o consumo dessas substâncias, o cérebro se prepara para receber mais calorias, estimulando a gente a procurar mais comida.



Dúvida cruel
É melhor abandonar os adoçantes? A maioria dos especialistas acha a idéia prematura, pois ainda há controvérsias e nada foi concluído. Depois, outra: “Muitas pessoas emagrecem ao trocar o açúcar pelo adoçante, pois conseguem reduzir bastante as calorias do cardápio”, defende Odilza Vital, endocrinologista do Rio de Janeiro.

Agora, se você tem o hábito de beber o dobro de refrigerante só porque é diet, light ou zero, pode parar! “O grande erro é consumir os produtos dietéticos em maior volume simplesmente porque não têm açúcar”, alerta a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. É simples: quer emagrecer? Então, não exagere nem nos alimentos sem açúcar. Confira a seguir outras notícias sobre os adoçantes. Você vai descobrir que não é preciso cortá-los da dieta, basta aprender a usar do jeito certo.



Invasão light e diet
Dos anos 80 para cá, o mercado de produtos diet e light vem numa linha crescente. É só dar uma espiada nas gôndolas dos supermercados. “Atualmente, esses produtos correspondem a 5% dos alimentos industrializados”, diz Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos (Abiad). A lista é longa: vai de chá a cocada, passando por bolo, geléia, leite de soja e achocolatado. Conclusão: hoje, a gente pode comer quase tudo com adoçante. Como se fosse pouco, os edulcorantes – responsáveis pelo sabor doce dos adoçantes – ficam disponíveis em frascos ou sachês em qualquer balcão de café. E as pessoas não moderam na dose. Pode reparar: muita gente esguicha o líquido na xicrinha, quando três ou quatro gotas são suficientes para adoçar a bebida. Ok, é preciso muito mais para você ultrapassar a quantidade permitida. “O limite de consumo dos edulcorantes é determinado a partir de estudos com animais. A dose em humanos é de apenas 10% da quantidade que provoca qualquer toxicidade em animais”, diz Gouvêa. Ou seja, a margem de segurança é grande. “Só que boa parte dessas substância é sintética (ou artificial), deixando resíduos tóxicos que vão sendo acumulados nos tecidos de gordura”, afirma Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional do Rio de Janeiro. A partir disso, queimar a gordura estocada fica mais difícil. O excesso de toxina também prejudica a glândula tireóide, o que pode resultar em metabolismo lento, apetite aumentado e descontrole no mecanismo da fome e saciedade. Contra-ataque: economize na dose, além de optar por alternativas mais naturais, como a estévia. Se você prefere ciclamato ou aspartame por uma questão de sabor, faça um revezamento entre os vários tipos existentes no mercado. Mas evite a sacarina para adoçar alimentos quentes. “Por ser instável a temperaturas acima de 30 °C, a sacarina libera metanol até quando adicionada a um cafezinho”, alerta a nutricionista Daniela Hueb, de São Paulo. O que significa mais toxina no organismo.



Refrigerante diet não é água
De todos os produtos diet, light ou zero, o refrigerante é o que mais preocupa os especialistas. Não exatamente por causa dos adoçantes – é usado um mix de edulcorantes (sacarina, ciclamato e aspartame, por exemplo) para que cada um deles entre na formulação em doses mínimas. Dependendo da marca, você teria de beber de duas a 18 latinhas (ou mais) por dia para atingir o limite máximo dessas substâncias. Mas existem outros componentes que podem engordar. O gás carbônico – responsável pelas bolhinhas – contribui para expandir a cintura. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP), observaram esse efeito em ratos. Por isso, o consumo diário de refrigerante pode aumentar a área do estômago em até 50%. Aí pronto, você precisa de mais comida para que o cérebro receba a mensagem de que está satisfeita. Então, evite consumir refrigerante – com ou sem açúcar – como se fosse água.



Pouco açúcar, muito prazer
Alguns nutrólogos e nutricionistas ainda preferem o açúcar para adoçar os alimentos, mesmo nas dietas de emagrecimento. “Não indico nenhum adoçante. Recomendo o açúcar com moderação”, diz a nutricionista Andréia Naves. Põe moderação nisso: o açúcar deve ser consumido em doses muito pequenas. Isso quer dizer sobremesa uma vez por semana, no máximo duas, e o mínimo de açúcar no suco e no cafezinho. O nutrólogo Wilson Rondó Jr., de São Paulo, concorda: “É preferível o mau e velho açúcar – usado sem excesso – a correr o risco de sofrer os efeitos ainda não inteiramente identificados dos adoçantes artificiais”. O ideal seria a gente apreciar o sabor natural dos alimentos. Mas, como treinamos desde a infância nosso paladar para as comidas adocicadas, é difícil. De qualquer maneira vale tentar. Faça assim: antes de adoçar o suco ou o chá, prove antes. Você pode se surpreender com o doce da fruta ou o gostinho adocicado de algumas ervas. Só aí dá para você economizar um bom número de calorias ou moderar no adoçante. Treinar o paladar para o cafezinho sem açúcar é mais demorado. Não é na primeira nem na segunda vez que a gente se acostuma. Talvez na décima. Mas se passar por esse treino, você descobre o prazer da bebida sem açúcar e adoçante.



Novos limites
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de liberar três novos edulcorantes (os três primeiros da lista). E reduziu a quantidade diária máxima da sacarina e do ciclamato. Confira como ficaram as novas dosagens

Taumatina (natural): extraída de uma fruta africana (Thaumatococcus daniellii), não tem limite de consumo estabelecido.

Eritritol (natural): está presente em frutas como uva e melão. Industrialmente é obtida a partir da fermentação da glicose. Não tem limite para consumo.

Neotame (artificial): nas bebidas e alimentos sólidos, o limite é de 6,5 mg para cada 100 ml/mg. A dose diária máxima é de 2 mg por quilo de peso corpóreo. Faça o cálculo: se você pesa 57 quilos, pode consumir até 114 mg por dia.

Ciclamato (artificial): o limite de 130 mg caiu para 75 mg por 100 ml (bebidas) e 40 mg por 100 mg (alimentos sólidos). A dose diária máxima é de 11 mg por quilo de peso corporal: 627 mg por dia se você pesa 57 quilos.

Sacarina (artificial): nos alimentos, o limite caiu de 30 para 15 mg para cada 100 ml/mg. A dose diária máxima passou para 5 mg por quilo de peso corporal.

Acessulfame-k (artificial): o limite máximo de 35 mg para cada 100 ml/mg continua o mesmo. Mudou o limite para a goma de mascar (0,5 g/100 g) e as micropastilhas de sabor intenso (0,25 g/100 g). A dose diária é de 15 g por quilo corporal.

Aspartame (artificial): nos alimentos, o limite máximo de 75 g para cada 100 ml/mg continua o mesmo. Mudou o limite para a goma de mascar (1 g/100 g) e as micropastilhas de sabor intenso (0,6 g/100 g). A dose diária é de 40 mg por quilo corporal.

Sucralose (artificial): o limite em bebidas continua o mesmo – 25 mg para cada 100 ml. Mas, nos alimentos sólidos, caiu de 45 mg para 40 mg por 100 g. A dose diária máxima é de 15 mg por quilo corporal. Estévia (natural): o limite máximo nos alimentos é de 60 mg para cada 100 g/ml. A dose diária máxima é de 55 mg por quilo de peso corporal. No café e no suco, o segredo é usar de três a quatro gotas – acima disso, amarga a bebida.




Fonte: FoodStaff (consultoria especializada na área de regulamentação técnica de alimentos), em São Paulo; Revista Boa Forma

- -

0 comentários: