_____

Celulite II


terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cientistas afirmam que toda mulher tem celulite depois da puberdade. Um caso de injustiça da natureza, já que os homens dificilmente apresentam essa característica. Mas é possível preveni-la, adotando hábitos de vida saudáveis, como dieta adequada e exercícios físicos regulares.

A celulite, ou como é conhecida entre os médicos, Lipodistrofia Ginóide, é uma doença crônica e hereditária caracterizada pelo aparecimento de depressões, de inchaços e de gorduras em coxas, pernas e nádegas, podendo surgir em outras regiões como abdômen, face interna dos joelhos e nuca.



Como ela se forma?

A partir da puberdade, o estrogênio (hormônio feminino) passa a ser produzido em maior quantidade, e as meninas ganham mais volume nas nádegas e coxas. Esse hormônio aumenta a retenção de líquido e provoca uma concentração de gordura nessas regiões.
Normalmente, as células de gordura recebem oxigênio e nutrientes, e liberam água e toxinas. Quando não se consegue mais estabelecer esse mecanismo, essas células incham e comprimem os vasos sangüíneos, causando alteração de tecidos elásticos como elastina e colágeno.


Progresso passo a passo


FASE UM

Você pode passar por essa etapa sem saber que a celulite está se formando. Acontece, principalmente, um aumento na retenção de líquido entre os vasos sangüíneos e os tecidos (locais onde se dá a troca de nutrientes e oxigênio). Há, também, um aumento de volume das células do tecido gorduroso na região afetada, mas não há sinais visíveis na pele.


FASE DOIS
Já é possível notar ondulações na pele. As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura e se multiplicam.


FASE TRÊS
É quando aparece as ondulações com aspecto de casca de laranja. A elasticidade e o brilho da pele diminuem. As células continuam aumentando de volume e ocorre o aparecimento de nódulos. Vasinhos e microvarizes podem surgir nessa fase – prejudicando a circulação sangüínea –, assim como uma sensação de peso, cansaço e dor nas pernas, causada pela compressão das terminações nervosas.


FASE QUATRO
Os nódulos são sensíveis ao toque e surgem depressões quando se contrai ou repuxa a pele. O aspecto de casca de laranja se intensifica, a celulite se torna mais dura e as pernas pesadas, inchadas e doloridas.



Os maiores inimigos

Ela é causada por uma união de fatores como:

*entarismo;
*obesidade;
*má alimentação;
*distúrbios circulatórios;
*pílulas anticoncepcionais;
*diabetes;
*estresse;
*disfunções hormonais;
*sedentarismo;
*álcool;
*roupas apertadas;
*cigarro;
*ciclo menstrual irregular;
*bebida gasosa;
*gravidez e
*predisposição genética familiar;


É melhor prevenir

*Adote uma alimentação saudável, rica em legumes, verduras, frutas e fibras. Procure evitar excesso de sal e fast food.

*A prática regular de exercícios também é fundamental: o sedentarismo diminui o consumo de energia pelo corpo, facilitando a transformação das sobras alimentares em gordura. Procure aliar exercícios anaeróbicos, que formam músculos (como a musculação e a ginástica localizada, por exemplo) aos exercícios aeróbicos (natação, caminhada, corrida, bicicleta), que desenvolvem a capacidade cardio-respiratória e queimam gordura.

*Beba bastante líquido, de preferência de dois a três litros por dia. Além de hidratar o corpo, você estará auxiliando a eliminação de toxinas.

*Peça a orientação de um profissional antes de adquirir cremes anticelulíticos. Alguns realmente ajudam a tratar o problema, mas ainda há muitas falsas promessas no mercado.

*Evite ficar sentado ou em pé por muito tempo e, sempre que puder, descanse as pernas para cima.
*Diminua a freqüência com que usa sapatos de saltos altos.

*Controle o estresse, se preciso, utilizando-se de técnicas de relaxamento, meditação ou ioga. E evite muito trabalho e excesso de compromissos.



Tratamentos que ajudam


Um dos maiores desafios dos cientistas quanto à medicina estética é a descoberta da cura para a celulite. Enquanto ela não chega, conheça os principais tratamentos:

IONORESE
Correntes de baixa freqüência estimulam a penetração de produtos na pele.


ELETROLIPOFORESE
Uma corrente elétrica de baixa voltagem faz com que as células gordurosas percam a capacidade de reter gordura. A atividade celular é aumentada e o tecido adquire um aspecto melhor.


DRENAGEM LINFÁTICA
Massagem que facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gorduras) e faz com que ele seja eliminado na urina e na transpiração. Ela pode ser feita manualmente ou com a ajuda de aparelhos.


GINÁSTICA PASSIVA
Estimula a contração dos músculo através da aplicação de correntes elétricas especiais.


ULTRA-SOM
As ondas penetram na pele e agitam as partículas de água da região. Estas se colidem com as células gordurosas, facilitando a eliminação da gordura.


MESOTERAPIA
Microdoses de medicamentos são injetadas na pele em várias aplicações. A substância varia a cada caso, e costuma melhorar a circulação, a metabolização das gorduras e a produção de colágeno.


ENDERMOLOGIA
Ginástica cutânea que levanta a pele, permitindo uma melhor circulação do sangue. Os tecidos comprometidos passam, também, a receber mais nutrientes.


ÚLTIMA NOVIDADE
Em março deste ano, houve uma grande movimentação em torno das pílulas anticelulite, criada nos Estados Unidos. Elas prometiam eliminar o problema se fossem ingeridas três vezes ao dia e por oito semanas. A realização do sonho de toda mulher, já que os tratamentos existentes até então, eram dolorosos e somente amenizavam o aspecto de casca de laranja da pele. Houve uma grande discussão a respeito de seus efeitos e, até agora, não se chegou a um denominador comum.
Hoje, o que se sabe, é que somente o conjunto de medidas de prevenção e tratamento é capaz de atenuar o problema.



Fonte: www.celulite.net

- -

0 comentários: