_____

Gloss e Lábios


terça-feira, 8 de janeiro de 2008

As formulações de Gloss labial são super importantes como ferramentas para proteger a área dos lábios, região de pele muito delicada, contra as agressões externas do ambiente, como sol, vento, ar condicionado e até poeira.


Vamos falar um pouquinho sobre a pele dos lábios

Por ser um tecido de transição entre a pele do rosto e a mucosa, a pele dos lábios não possui glândulas sebáceas( que produzem os lipídeos), nem sudoríparas( que fabricam o suor). Desta forma a pele não tem, como no resto do corpo, a proteção natural da emulsão epicutânea, formada pela mistura gordura+ suor, ficando mais propensa ao ressecamento e descamação.

É aí que entram as formulações de gloss como agentes protetores....


Porque elas são legais?

Formuladas com matérias-primas altamente lubrificantes, o gloss labial é fantástico para formar um filme protetor sobre a pele, melhorando sua elasticidade e evitando o ressecamento.

Um diferencial importante em relação as fórmulas de batom é o fato de que no gloss a concentração de corantes e pigmentos é mínima, suficiente apenas para dar uma leve tonalização no lábio. Além disso, outros agentes espessantes, como as ceras, são usados em concentração bem menor do nos batons, o que colabora para uma maior fluidez do produto e excelente espalhamento.



O que procurar numa fórmula de gloss

O ingrediente vital na fórmula do Gloss é a Vitamina E( Acetato de tocoferol), que evita a formação de radicais-livres e a rancificação da gordura natural da pele. A seguir entram os filtros solares e as manteigas e óleos vegetais, também importantes, já que as bases usam polímeros minerais altamente lubrificantes e emolientes.

Para a meninada mais nova eu aconselho as fórmulas mais transparentes. Mas a regra básica é sempre pesquisar o fabricante! Só confie em empresas sérias e criteriosas, afinal muito do produto acaba sendo ingerido.



O que evitar

Fórmulas de coloração muito intensa, ou com excesso de pigmento cintilante( mica) não é recomendado para quem está com os lábios fissurados, pois as partículas podem ficar inscrustadas nas reentrâncias labiais por muito tempo.



Por que algumas fórmulas têm odor e sabor desagradável?

A adição de óleos vegetais, como o de café verde ou semente de uva, além de alguns conservantes químicos, pode colaborar para uma percepção desagradável de cheiro e gosto. Além disso um lote de produção que passou da temperatura ideal na fabricação também pode desenvolver esta característica desagradável.

Os sabores variados são fornecidos por aromas, quase sempre sintéticos, porém de grau alimentício, o que garante segurança de uso.



Uma dica final para escolher um bom produto

Antes de passar nos lábios aplique uma pequena quantia sobre o dorso da mão, na região entre o polegar e o indicador e faça vários movimentos de dobrar o polegar, se o produto escorrer para as ruguinhas formadas na pele, não compre, pois vai acontecer o mesmo na sua boca!

Por Sonia Corazza


Fonte:belezainteligente.com.br

- -

0 comentários: