_____

Ganhe o direito de comer sobremesas na ceia


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A mesa de doces é uma das grandes atrações na ceia de Natal. Os pratos brilham e provocam água não só na boca das crianças. Pudim, pavê, panetone, rabanada, manjar e outras opções desafiam qualquer disposição a manter a dieta. Mas não é preciso se trancar em casa para resistir a elas. A solução está em tomar algumas precauções no preparo e também na hora de servir.

"Mesmo quem está de dieta pode manter os doces tradicionais nas festas de final de ano. Só não dá para servir diversos deles ao mesmo tempo: as receitas são muito calóricas e o ganho de peso será inevitável", afirma a nutricionista Amanda Epifânio Pereira, do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional). Quer presente melhor do que saborear sua sobremesa favorita sem culpa? Então confira as dicas da especialista e pare de sofrer por antecipação.


Panettone

Os panetones tradicionais apresentam teor calórico muito semelhante entre si. Em média, cada fatia de 80g (espessura de dois dedos femininos) contém cerca de 300 calorias. Podemos contar, atualmente, com versões de panettone light, em que a mesma porção contém 230 calorias. "A dica é comer pouco: uma fatia de panetone light (80g) é equivalente ao pão francês com manteiga, e podemos pensar nessa substituição nesses dias de festas", afirma a nutricionista.


Chocotone

A cada ano, a variedade de chocotones cresce. Há desde os tradicionais, com chocolate ao leite, até os trufados. As versões mais simples contêm 350 calorias por fatia (80g). Existem poucas possibilidades de substituições para o chocotone. Quem não resiste, deve pensar nele como substituto aos bolos natalinos e escolher um dos dois.


Rabanada

Esse prato típico das festas natalinas costuma ser campeão em calorias. Pão, ovos, leite, açúcar e, depois, óleo para fritura resulta numa combinação com excesso de calorias. Três fatias finas de rabanadas somam 360 calorias. "A boa noticia é que podemos prepará-la com leite desnatado, diminuir a quantidade de ovos, substituir o açúcar pela versão light e assar em vez de fritar", afirma Amanda Epifânio Pereira. As substituições fazem com que as mesmas três fatias tenham 125 calorias.


Torrone

Torrone é um doce preparado com avelãs e um creme com açúcar, mel e outros ingredientes, tornando os carboidratos os nutrientes responsáveis pelo seu alto valor calórico. Cada 50g de torrone contêm 250 calorias. A receita não permite muitas modificações, assim se for um doce muito tradicional na sua família, sirva apenas ele. Caso contrário substitua-o por frutas e mantenha outras sobremesas de maior preferência familiar.


Bolo de Natal ou Bolo de Nozes

Os bolos natalinos são sempre formados por várias frutas secas, como nozes, amêndoas, castanhas e frutas passas tornando-o de elevado valor calórico. Cada fatia de 50g contém 250 calorias. A substituição do açúcar por adoçante reduz suas calorias para 210 calorias. A melhor forma de consumi-lo é como substituto do panetone.


Manjar branco

Uma porção de 100g do manjar contém em torno de 220 calorias. A substituição de todos seus ingredientes por versões light ou desnatada, incluindo o leite de coco, deixará a sobremesa com apenas 150 calorias, tornando-a uma das mais indicadas para ser servida nas festas de final de ano.


Pudim de pão

Cada fatia de pudim de 100g contém 280 calorias. Para esta sobremesa, a substituição do leite integral e do leite condensado para as versões desnatadas deixa o doce com 190 calorias. Nada muito exagerado quando comparado aos bolos ou outros doces tradicionais, podendo ser mantido nas noites de festa


Pavê de cerejas

Uma das receitas mais tradicionais para as noites de festas, o pavê é também uma das receitas mais calóricas de doces. Cada porção de 100g contém cerca de 400 calorias. As substituições dos ingredientes por versões light ou desnatada reduzem apenas 40 calorias por porção, que passa a ter 360 calorias. Esse doce só poderá ser servido ser for a única opção de sobremesa da noite, ou seja, numa ceia sem panetone, bolo de natal ou rabanada.

Fonte: Site Minhavida.com.br

- -

5 comentários:

Helena disse...

este blog é incrível!

isa disse...

ADorei seu blog, queria a sua ajuda preciso perder
20 quilos....

Visite meu recem criado blog!?


http://utilissimaemagrecendo.blogspot.com/

Unknown disse...

Para aquelas que querem emagrecer e não conseguem, ai vai uma simpatia infalível..testada e aprovada..desde que se acredite: Numa manhã de quarta-feira pegue um copo com água pela metade e coloque dentro grãos de Arroz. Atenção: você deve colocar a quantidade de grãos relativa a quantidade de quilos que deseja perder. Por exemplo: se deseja perder 12 quilos coloque 12 grãos de arroz dentro do copo. Deixe num local de sua casa.
De noite, antes de dormir, beba toda a água , ams deixe os grãos ainda no copo. Complete com mais água até a metade do copo.
Na quinta-feira, ainda em jejum beba a água do copo novamente, deixe os grãos de arroz e volte a completar o copo até a metade com água.
Na sexta -feira pela manhã, em jejum beba o conteúdo do copo, desta vez engula até os grãso de arroz.
Faça todo esse processo no mesmo copo e com os mesmo grãos.
Faça a simpatia com fé , sem regimes.
Antes de começar a simpatia divulgue esta simpatia para o mesmo npumero de quilos que deseja perder.

TodaBella disse...

Olá,
Você conhece a Farinha de Feijão Branco?
A Farinha de Feijão Branco deve ser tomada 30 min antes das refeições, de modo que uma colher de chá de farinha deve ser dissolvida em 200ml de àgua. A Farinha de Feijão Branco tem componentes naturais que diminuem em 15% a absorção de carboidratos, e é ideal inclusive para diabéticos.
A Bel Magi possui uma linha de Farinhas de Feijão Branco com sabores diferentes.
Visite nosso site!

Anônimo disse...

INSEA² 250mg
R$ 125,00

InSea² - Dupla ação enzimática que atua como bloqueador da absorção de açúcares e carboidratos. Primeiro bloqueador de açúcares e carboidratos com ação dupla, inibindo as enzimas alfa-glucosidase e alfa-amilase, agindo assim, nas duas principais etapas de absorção de carboidratos presentes no organismo, dessa forma gerenciando o peso.

Código: 5010296

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/insea-250mg.html