_____

Dieta das guloseimas


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Se você já perdeu a conta de quantas vezes abandonou uma dieta por não conseguir resistir aos seus petiscos preferidos - justamente aqueles que mais engordam - chegou a hora de mudar de tática. Aprenda como colocar delícias no seu prato e ainda assim enxugar 3 kg em um mês

Por Tatiana Duartet



Para a maioria das pessoas, dieta é sinônimo de privação de tudo o que é gostoso - leia-se massas, doces, sobremesas. Este, porém, é um conceito ultrapassado, já que restrições em excesso levam à frustração, o que não ajuda em nada quem quer emagrecer de forma saudável. "Prazer é fundamental. Dietas muito rígidas levam ao aumento do desejo alimentar, o que causa descontrole e compulsão", diz a nutricionista especialista em Psicologia do Emagrecimento, Vanessa Franzen Leite (RS).


As guloseimas, sobretudo, são um tipo tão querido de alimento que, segundo uma pesquisa, nem encarecê-las ajudaria a frear o desejo de consumo das pessoas. Em um estudo publicado no jornal americano Psychological Science, um grupo de consumidores recebeu um determinado valor para ir ao supermercado. Na primeira vez em que ele foi às compras, os produtos tinham preços normais, comparáveis aos de outros estabelecimentos. Na segunda visita do grupo, os pesquisadores aumentaram o valor das guloseimas, ao passo que o dos itens saudáveis diminuiu. O resultado? As pessoas não deixaram de comprar os quitutes por estarem mais caros e, sim, utilizaram o que foi economizado com os alimentos saudáveis para comprar mais doces!

Então, já que é difícil mesmo resistir, o truque é riscar de uma vez por todas a palavra "restrição" do seu vocabulário. As receitas desta dieta, formuladas com ingredientes leves - mas nem por isso menos saborosas - são perfeitas para ajudar a quem precisa emagrecer, mas não consegue deixar as "delícias" de lado. "O cardápio é equilibrado e flexível. Para pessoas que não conseguem ficar sem os doces, esta é uma dieta com boas chances de sucesso", diz Vanessa. A possibilidade de incluir alimentos que geralmente são vetados, como bolo, hambúrguer e pizza, por exemplo, também colabora para que a ansiedade não saia de controle, o que pode ocasionar ataques desastrosos à geladeira. "A grande questão é saber quando e como comer", explica a nutricionista Mariana de Oliveira Drago (SP). Segundo ela, quem segue uma dieta balanceada e prioriza as preparações com ingredientes light, que possuem ao menos 25% a menos de gordura, pode incluir algumas guloseimas no cardápio. "A ingestão desse tipo de alimento pode gerar certa satisfação e sensação de felicidade, causando um estímulo positivo à pessoa que segue uma dieta para emagrecer", completa. Vanessa Leite concorda, lembrando apenas que o comedimento é o melhor aliado do corpo em forma. "O consumo destes itens deve ser moderado, para que a perda de peso ocorra de fato", diz a especialista.


Magra sem sacrifício

Elaborado pela nutricionista Vanessa Franzen Leite (RS), o menu de 1.200 calorias diárias que você confere a seguir, pode ajudá-la a eliminar até 3 kg em um mês. Cerca de três horas após o almoço, o ritmo metabólico aumenta, ocasionando o aparecimento da fome. A merenda, portanto, segunda opção do lanche da tarde, pode ser consumida neste momento, sem prejuízos à cinturinha: "Este é um dos segredos que contribui para a perda de peso: fazer dois lanches, e não apenas um. Pode-se consumir o lanche às 15 horas, por exemplo, e a merenda às 17 ou 18 horas. Assim, o metabolismo mantém-se acelerado", explica a nutricionista.


Cardápio do prazer


[Clique na imagem para ampliar]


Delícias que não são pecados
Para tornar sua dieta mais prazerosa, a nutricionista Vanessa Leite elaborou pratos que agradam aos olhos e ao paladar sem comprometer o emagrecimento e ainda possuem funções nutricionais importantes


MERENGUE DE CHOCOLATE COM MORANGO
Calorias por porção: 210
Tempo de preparo: 25 min.
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
1 pote de sobremesa láctea cremosa sabor chocolate na versão light
8 morangos
6 suspiros diet

Modo de fazer

1. Pique todos os suspiros. Corte os morangos em duas ou três partes.
2. Coloque em uma taça metade dos suspiros picados, depois meio pote da sobremesa láctea e
metade dos morangos cortados.
3. Repita as camadas com o restante: suspiros, sobremesa láctea e morangos. Coloque na geladeira por 20 minutos.


Apetite sob controle

Ajuda a matar aquela vontade de comer doce e, de quebra, proporciona saciedade, já que contém carboidratos e proteínas. "Vale lembrar que os morangos são ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e contêm pouquíssimas calorias", diz Vanessa Leite.


BOLO FLORESTA NEGRA
Calorias por porção: 165
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
5 claras de ovo
3 gemas de ovo
¾ de xíc. (chá) de leite desnatado
½ xíc. (chá) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de amido de milho
2 col. (sopa) de chocolate em pó
2 col. (sopa) de adoçante em pó
3 col. (café) de fermento em pó
1 col. (sopa) de gelatina sem

Recheio
½ xíc. (chá) de água
1/3 de xíc. (chá) de água
4 col. (sopa) de leite desnatado em pó
1 limão
2 col. (sopa) de adoçante em pó
1 col. (café) de essência de baunilha
15 unidades de cerejas picadas
¾ de xíc. (chá) de vinho branco
5 quadradinhos de chocolate
7 unidades de cereja para enfeitar

Modo de fazer
1. Para a massa, bata as claras em neve e adicione as gemas uma a uma. Depois, misture o leite e retire da batedeira. Aos poucos, acrescente a farinha, o amido de milho, o chocolate em pó, o adoçante e o fermento (já misturados e peneirados) e mexa delicadamente. Em uma forma de aro removível de 20 cm de diâmetro untada, coloque a massa e leve para assar por 25 minutos em forno médio.
2. Para o recheio, dissolva a gelatina sem sabor em ½ xícara de água fria. Leve para aquecer. Adicione 1/3 de xíc. (chá) de água quente, o leite em pó e o suco de 1 limão. Mexa bem e leve à geladeira por 15 minutos. Depois, bata na batedeira por 5 minutos. Acrescente duas colheres de adoçante, bata por mais 10 minutos e adicione a baunilha.
3. Para montar, corte o bolo na metade e umedeça com o vinho branco. Espalhe três colheres do creme e as cerejas picadas e escorridas em filtro de papel. Coloque a outra metade do bolo, cubra com o restante do creme e enfeite com 40 g de chocolate raspado e as sete cerejas inteiras.


Anti-radicais livres

Outro truque esperto está nesta receita: o uso da gelatina faz toda a diferença. Com isso, diminui-se o uso da farinha e a massa ainda fica mais leve. As cerejas, utilizadas no preparo e na cobertura, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças e envelhecimento precoce.


PIZZA INTEGRAL LIGHT
Calorias por porção: 216
Tempo de preparo: 30 min.
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
Massa
½ xíc. (chá) de leite desnatado
1 col. (chá) de margarina light
1 pitada de sal
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 xíc. (chá) de farinha de trigo branca especial
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral

Molho
4 tomates sem pelee sem sementes
1 col. (sopa) de orégano
1 copo de água
Sal e pimenta a gosto
3 col. (sopa) de óleo de canola

Recheio
1 lata de atum light em lascas
1 cebola picada
15 azeitonas pretas sem caroço
5 fatias de mussarela light ralada
Sal, pimenta e orégano a gosto
1 col. (sobrem.) de azeite de oliva

Modo de fazer

1. Misture bem todos os ingredientes da massa. Coloque-a para descansar por cerca de 20 minutos em lugar quente coberta com um pano.
2. Abra a massa com um rolo, em uma superfície levemente enfarinhada. Ligue o forno em temperatura média (180°C). Jogue um pouco de farinha sobre uma assadeira redonda, coloque a massa, espalhe um pouco do molho e leve ao forno preaquecido por 12 minutos. A seguir, cubra com o recheio e retorne ao forno para gratinar.
3. Para o molho, bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador. Aqueça o óleo em uma panela e acrescente o molho. Deixe-o reduzir em fogo baixo.


Beleza em dia

Por sua composição integral, esta versão da redonda é cheia de nutrientes. E causa uma grande sensação de saciedade, o que ajuda a não comer além do que está prescrito no cardápio. O atum, principal ingrediente do recheio, é rico em ômega-3, gordura essencial ao bom funcionamento do organismo, além de melhorar a aparência de cabelos, pele e unhas.




TORTA DE CHOCOLATE
Calorias por porção: 235
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 15 porções


Ingredientes
Massa

1 e ½ xíc. (chá) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de margarina light
2 col. (sopa) de creme de leite light
1 pitada de sal
1 col. (chá) de fermento em pó
2 col. (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão

Musse
1 xíc. (chá) de creme de leite light
1 xíc. (chá) de chocolate meio amargo picado
1 col. (chá) de essência de baunilha
4 claras
4 col. (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
1 col. (sopa) cheia de gelatina em pó

Para enfeitar
30 g de chocolate meio amargo ralado

Modo de fazer
1. Coloque numa tigela o fermento e a farinha de trigo. Adicione a margarina, o creme de leite light, o adoçante e o sal. Misture até a massa soltar das mãos, deixando descansar por cerca de meia hora na geladeira.
2. Abra a massa em uma forma de fundo removível. Fure com o garfo e asse em forno preaquecido por aproximadamente 15 minutos.
3. Para a musse, coloque o creme de leite, o chocolate e a baunilha em um refratário médio e aqueça em banho-maria ou micro-ondas.
4. Bata as claras em neve e junte o adoçante em pó.
5. Dissolva a gelatina em 4 col. (sopa) de água fria e aqueça em banho-maria. Misture com as claras e o creme de chocolate. Despeje sobre a massa assada e leve à geladeira, por cerca de 2 horas, ou até firmar. Retire da forma e sirva.


Pró-memória

Escolhido para compor esta receita, o chocolate amargo agrega mais benefícios do que a versão ao leite. "Ele contém mais cacau, além de uma quantidade menor de gorduras e açúcar", explica a nutricionista gaúcha. O cacau contém flavonoides que incitam o fluxo sanguíneo na região cerebral, o que ajuda a estimular a memória e manter as funções cognitivas em bom funcionamento, em especial nas pessoas mais velhas.




PUDIM DE LEITE CONDENSADO
Calorias por porção: 145
Tempo de preparo: 40 min.
Rendimento: 8 porções


Ingredientes
2 xíc. (chá) de leite desnatado
1 xíc. (chá) de leite condensado light
6 col. (sopa) de adoçante em pó para forno e fogão
4 ovos
1 col. (sopa) de margarina light

Modo de fazer
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Despeje numa assadeira com furo no meio, untada com margarina.
2. Leve ao forno médio preaquecido, em banho-maria, por cerca de 20 a 30 minutos.
3. Retire do forno e, assim que amornar, leve para gelar por 4 horas.


Amigo do coração

Ao trocar o açúcar pelo adoçante economiza-se 55 calorias. Já o leite, além de ser mais magro por ser desnatado, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.



LASANHA DE FRANGO COM BRÓCOLIS
Calorias por porção: 288
Tempo de preparo: 40 min.
Rendimento: 7 porções

Ingredientes
Para o molho branco
1 cebola picada
1 col. (sopa) de margarina light
1 litro de leite desnatado. Deste, reserve 1 copo com 1 col. (sopa) de amido de milho dissolvido
Sal a gosto

Recheio
1 lata de tomate pelado
1 e ½ peito de frango
1 caldo de galinha
25 fatias de queijo mussarela light
3 xíc. (chá) de brócolis cozidos
1 embalagem de massa de lasanha

Modo de fazer
1. Em uma panela, derreta a margarina e refogue a cebola. Acrescente o leite até começar a ferver. Coloque o leite com o amido de milho e deixe engrossar.
2. À parte, cozinhe o peito de frango com o tomate pelado e o caldo de galinha. Desfie o frango e reserve.
3. Comece a montar a lasanha colocando no fundo de uma forma refratária um pouco de molho branco.
4. Depois, coloque uma camada de massa, um pouco de frango, alguns talos de brócolis e queijo mussarela para cobrir. Faça isso até o final, sempre alternando as camadas até que acabe com a camada de queijo. Leve ao forno para gratinar.


Abaixo a gordura!

O brócolis deixa a receita rica em fibras, que têm o poder de diminuir a absorção de gorduras e açúcar. Contém ainda fitoquímicos que minimizam o risco de tumores, e alta pressão arterial.



HAMBÚRGUER LIGHT DE FRANGO
Calorias por porção: 172
Tempo de preparo: 40 min.
Rendimento: 1 porção

Ingredientes
60 g de peito de frango moído
1 col. (sopa) de cebola picada
2 col. (sopa) rasas de aveia em flocos
2 col. (sopa) de escarola picada
2 col. (sopa) de queijo cottage light
1 col. (sopa) rasa de maionese light
1 col. (chá) de mostarda

Modo de fazer
Misture o frango, a cebola, a aveia, a escarola e o sal. Faça um bolinho achatado. Grelhe o hambúrguer. Misture o queijo cottage, a maionese e a mostarda e coloque por cima. Tampe e deixe por mais 3 minutos.


Saúde blindada

Por ser preparado em casa, fica livre de uma série de substâncias químicas utilizadas na versão industrializada. "O frango é uma fonte de proteína magra, que apresenta pouca quantidade de gordura e calorias", ressalta Vanessa. Já a aveia é um ingrediente integral e muito saudável, o que só traz vantagens ao processo de perda de peso. Em contato com a água, suas fibras solúveis se transformam em uma espécie de gel capaz de eliminar as gorduras das artérias. Assim, elas não são absorvidas pelo intestino, diminuindo o risco de câncer na região.


Fonte: Revista DIETA JÁ!

- -

3 comentários:

Antoni disse...

Delícias que não são pecados. Muito bom o post, especialmente para aqueles que quando procuram emagrecer passam a achar que as "delícas são pecados capitais", mas não são não, desde que contem com um balanceamento equilibrado. Gostei, forte abraço!
Como perder barriga

Cuidando do visual disse...

Na minha opinião, durante a dieta tudo deve ser consumido desde que seja moderado.
Muito legal seu blog, visita o meu ~>http://cuidandodovisu.blogspot.com/

obrigada

andre disse...

Nutrição Clinica - O tratamento nutricional é indispensável como terapia para o controle de muitas doenças como: obesidade, diabetes, anemia, hipertensão arterial, hipertrigliceridemia, dislipidemias, entre outras. Para cada uma destas patologias, existem dietas com características específicas que devem ser priorizadas e associadas a tratamento farmacológico quando indicado;
Nutrição Esportiva – Indicada para as pessoas que desejam ter boa forma e utilizam a pratica de atividade física como recurso e para pessoas que praticam esportes e querem melhorar sua performance. A dieta balanceada e estruturada é fundamental para atingir tais objetivos. O binômio dieta-exercíco promove a oxidação dos estoques de gordura, aumento da massa muscular e aumento do gasto calórico oferecendo resultados eficientes e duradouros.
Nutrição e Estética – Os alimentos são as maiores fontes de antioxidantes e inúmeras substâncias que reforçam o sistema imune e retardam a ação das agressões que nosso corpo é submetido no dia-a-dia. A escolha correta dos alimentos pode combater os efeitos deletério dos radicais livres, evitar o envelhecimento precoce, manter a pele jovem, bonita e a aparência saudável. Nos processos de emagrecimento, muitas vezes com objetivos estéticos, a dieta adequada é fundamental para atingir a perda de peso com saúde. A individualização da dieta e a escolha de nutrientes específicos melhoram a alimentação, promovendo saúde e bem estar.www.spalebon.com