_____

Não engorde neste inverno


domingo, 25 de julho de 2010

Nem sempre no inverno a gente engorda! Siga estas dicas e comprove que você pode chegar até o fim da estação com o mesmo peso ou até mais magra

Por Mariana Viktor




O inverno lembra fondue, queijos, vinho quente, brigadeiro... tudo que engorda e que dá a-que-la sensação de um calor gostoso por dentro. Além dessa associação cruel, há o agravante de que, no frio, o metabolismo fica um pouco mais acelerado para manter a temperatura corporal. "E as necessidades energéticas aumentam: sentimos mais fome", explica Renata Pepe, nutricionista da Clínica Alfredo Halpern, São Paulo.

A quantidade necessária para a compensação térmica do organismo deve estar entre 150 e 200 calorias diárias, o equivalente a duas bananas. Portanto, nada de usar o frio como desculpa para comer 500, 600 calorias extras todo dia. "Nesse ritmo, você chegará ao fim do inverno com 4 ou 5 quilos a mais, fora o peso na consciência, que costuma ser bem maior", lembra a nutricionista Cristine Hering, da loja Casa da Dieta, em Blumenau, SC. O lance, diz a nutricionista Márcia Dal Medico, do SPA São Pedro, é... fazer exercícios, consumir alimentos quentes e... seguir essas dicas:

1. Não deixe que o frio seja uma desculpa para suspender os exercícios. Eles aquecem o corpo e ajudam a queimar calorias, além de aumentar a disposição e jogar a auto-estima lá em cima...

2. Nesse friozinho, nada como ficar debaixo do edredom assistindo a um bom filme e comendo, não é? Cuidado: o pacote de amendoim japonês tem 470 calorias. O pacote de batata frita varia de 150 a 500 calorias. A melhor opção é a pipoca mesmo: uma xícara (chá) tem 55 calorias. Só uma! Sem manteiga e com pouco sal!

3. Bateu uma vontade atroz de comer mais uma fatia de bolo? Respire fundo e troque a próxima fatia por um capuccino light, que vai aquecer seu corpo, adocicar sua alma e diminuir a vontade de pecar.

4. Para aquecer, nada como sopas e caldos de legumes. Tome um prato antes das refeições principais naqueles dias em que você não está a fim de enganar o estômago com folhas verdes. Mas lembre de usar ingredientes light, como carnes magras ou frango sem pele, no caso das canjas. Experimente receitas diferentes, como caldo de brócolis, de abobrinha, de palmito...

5. Nem pense duas vezes: como sobremesa, prefira frutas com caldas quentes (feitas com gelatina ou com o suco da própria fruta e adoçante - cada colher (sopa) contém, em média, 20 calorias) e passe longe de doces com chantilly:1 colher (sopa) tem 56 calorias; creme de leite, 38 calorias por colher (sopa), ou marshmallow (158 calorias por colher (sopa).

6. Um copo pequeno de vinho quente na versão light tem 189 calorias. É muito. Mas você pode tomar um copinho se maneirar nos outros alimentos naquele dia. Ele aquece, ajuda a espantar o frio e também a vontade de comer outras coisas, que talvez sejam até mais calóricas.

7. Se, com o frio, você torce o nariz para as saladas diárias, ao menos não deixe de substituí-las por legumes e verduras cozidos em água ou no vapor. Vegetais são ricos em fibras e ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

8. Chegou em casa "morta de fome" depois do trabalho? Antes de cair em tentações hipercalóricas, experimente tomar um chá ou uma xícara de leite desnatado, quentes: qualquer um dos dois aquece, faz volume no estômago e ajuda a acalmar o "impulso suicida" de atacar lasanhas e similares.

9. Nada pode ser mais adequado para aquecer o inverno (e espantar a fome) do que tomar várias xícaras de chá ao longo do dia. Mas inove: não fique nos mesmos sabores de sempre, para não enjoar. A raiz de gengibre, por exemplo, dá um chá picante delicioso e ainda ajuda a acelerar o metabolismo. Evite apenas chás estimulantes (mate e preto), que aumentam a ansiedade e a irritabilidade.

10. Fruta gelada no inverno, ninguém merece! Mas imagine uma banana assada com canela, uma maçã assada com calda de maracujá e adoçante, uma pêra cozida com calda de hortelã... quentinhas, deliciosas e bem magrinhas!

11. O truque de fracionar as refeições continua valendo para manter seu metabolismo ativo e a fome sob controle. Além das três principais, faça dois lanches diários, mesmo que não sinta fome entre as refeições.

12. Também no frio continue bebendo água para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento das funções metabólicas. Um jeito gostoso de fazer isso é aromatizar a água com frutas. Adicione casca de limão ou de laranja na jarra e, em algumas horinhas, a água ficará com o sabor suave da fruta.

13. Mesmo roxa de fome, coma devagar, mastigue bem os alimentos para ganhar tempo: 20 minutos depois da primeira garfada, o nosso cérebro registra o estímulo de saciedade. Portanto, quanto mais devagar você comer, menos comerá.

14. Inverno também tem cara de cantina. Vá e peça um prato de massa ao sugo sem medo! Ele tem apenas 280 calorias. Se for macarrão à bolonhesa a contabilidade salta para 480 calorias. Caso não abra mão do queijo ralado, use também de moderação, pois cada colher (chá) rasa equivale a 20 calorias.

15. Adicione às sopas farelo de trigo ou de aveia. Assim você terá uma refeição quentinha e rica em fibras. Elas ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e a aumentar a sensação de saciedade.

16. Trocar pães por bolachas, achando que engordam menos, é uma ilusão. Enquanto 1 pãozinho de 50 g tem 110 calorias, 6 bolachas cream craker (40 g) possuem 160 calorias!

17. Feijoada pode sim, desde que você evite as carnes de porco e o bacon da couve, que são os itens mais calóricos. Uma feijoada light feita com carne-seca de origem bovina e lingüiça de frango fica deliciosa também!

Fonte: Revista Dieta Já

- -

3 comentários:

Bete disse...

Tenho me dado super bem com a linha fibra e saúde da Hinode, uma mistura de cereais em pó de baixa caloria e alto teor de fibras. tem no site, na seção empório hinode: http://www.hinodeonline.net/05257665

oi disse...

vou da um olho e testar várias dietas do blog!!

Unknown disse...

Manter peso é realmente o maior desafio quando passamos por um processo de perda de peso, mas não é impossível!

Exemplo disso são os casos de sucesso http://www.registodopeso.net/CasosdeSucesso/tabid/57/language/pt-PT/Default.aspx no nosso site!

Ficamos à tua espera na nossa página www.facebook/registodopeso no facebook e ... com o teu testemunho de sucesso, claro!

Até breve!
Visita o nosso site www.registodopeso.net e conhece o nosso estudo em maior detalhe!