_____

Dieta pró-memória


domingo, 16 de maio de 2010

Se você esquece mais de cinco vezes por dia os nomes das pessoas mais próximas do seu círculo social, é sinal de que suas funções cerebrais estão precisando de uma boa turbinada. É o seu caso? conheça o menu que vai dar aquele 'up' na sua memória e, de quebra, detonar 6 kg num mês

Por Gabryel Weikamp
Não são só os bíceps, tríceps e glúteos que precisam ser exercitados. Assim como esses músculos, a parte mais complexa do corpo – o cérebro – também precisa de atenção redobrada. Isso porque ele é a principal ferramenta do organismo. Segundo o psicólogo Luis Fernando da Silva, de São Paulo, este órgão representa 2% do peso do corpo, tem mais de 100 bilhões de neurônios e comanda os atos voluntários e involuntários, dentre outras importantes funções.

Mais: uma mente saudável proporciona equilíbrio, bemestar e qualidade de vida. “Retire algumas horas da semana para fazer aquilo que realmente traz satisfação, pois, não basta apenas cuidar da saúde do corpo se a mente estiver cansada e cheia de problemas. Chame as amigas para um bar, vá ao cinema ou teatro, saia para dançar ou procure atividades que proporcionem prazer e relaxamento. Sua cabeça vai funcionar a pleno vapor e seu rendimento estará sempre renovado”, resume o especialista.

O que há? Você anda tendo uns “brancos”? Preste atenção: este é um dos primeiros sintomas de que anda com a memória curta. Mas calma lá: é possível, sim, reverter esse quadro mexendo inicialmente na alimentação. A pedido da Dieta Já! a nutricionista Carolina Carnevalli preparou um cardápio de 1.200 kcal/dia à base de frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e oleaginosas – todos recomendados para o fortalecimento da mente. “Tais alimentos são fontes de nutrientes importantes para a saúde cerebral”.

O neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aprovou o cardápio e acrescentou, ainda, outro importante aliado: a colina – micronutriente derivado de um aminoácido encontrado na gema de ovo, que estimula a atividade cerebral e é benéfico para a memória. “O ovo participa da formação de novos neurônios e repara as células cerebrais avariadas”.


O segredo é seguir esse cardápio à risca aliado à prática de atividade física. Com essa combinação é possível perder até 6 kg – 1,5 kg por semana. Uma dica: para acelerar o metabolismo é importante seguir os horários – comer de 3 em 3 horas – e se hidratar. “Assim, não só a memória vai funcionar a mil, mas o corpo todo”, resume a nutricionista. Animou? Não pense e comece rapidinho essa dieta!




O cardápio poderoso que vai “fazer” a sua cabeça

Elaborado pela nutricionista Carolina Carnevalli, esse menu de 1.200 calorias diárias fortalece sua mente e ainda dá aquela forcinha na missão "reduzir medidas"

(Clique para Ampliar)

Mitos e verdades
sobre a memória


Quem dorme bem, lembra mais.
VERDADE - É no período de descanso que o cérebro realiza a transferência da memória para uma área chamada de hipocampo. Portanto, quem não dorme bem, tem menos chance de preservar as lembranças.

Ginkgo Biloba previne perda de memória.
MITO - Alguns estudos têm demonstrado que a erva tem algum efeito positivo na capacidade de relaxamento dos vasos e viscosidade do sangue. Entretanto, pesquisas clínicas não têm conseguido demonstrar efeitos positivos sobre o cérebro.

Tomar medicamentos melhora a memória.
MITO - Ao contrário, tranquilizantes, hipnóticos e antidepressivos podem prejudicar a memória. Quem toma esses remédios e nota dificuldades de memorização, precisa conversar com o médico e fazer as devidas substituições.

Obesidade prejudica a memória.
VERDADE - Excesso de peso e os males diretamente relacionados a ele – entre eles o AVC –, prejudicam a circulação cerebral e ainda inibem uma proteína que caracteriza o aparecimento do mal de Alzheimer.

Uma bebedeira detona inúmeros neurônios.
MITO - É fato que o álcool se infiltra, pela corrente sanguínea, nas células do sistema nervoso central, provocando um efeito inibidor e causando uma “amnésia” – resultado de uma intoxicação intensa e de falta de concentração. Mas não chega a matar neurônios.

Atividade física estimula a memória.
VERDADE - Exercitar-se regularmente é uma medida que combate os esquecimentos que atrapalham a rotina. Os exercícios ajudam a prevenir as complicações decorrentes da obesidade e melhoram a circulação cerebral.




Memória turbinada depende do que você coloca no prato

O cérebro produz 3 mil neurônios por dia e boa parte deles está atrelada a uma alimentação correta. sim, já está comprovado que ela tem efeito sobre as funções cerebrais. acompanhe agora quais são seus grandes “amigos” e “inimigos”





Malhação Cerebral


Faça exercícios para manter a cabeça tranquila, livre do estresse e dos pensamentos negativos. De quebra, garanta uma memória afiada

Sim, é possível produzir novos neurônios e estimular as conexões cerebrais com atividades físicas como simples caminhadas diárias. convém lembrar, no entanto, que o cérebro tem idade e, ao longo do tempo, vai sofrendo as mesmas consequências pelas quais passam o corpo. “portanto, é bom incorporar à sua rotina algumas mudanças no estilo de vida. anotar tudo e utilizar uma agenda para marcar os seus compromissos é um exemplo delas. Fazer lembretes e colálos no computador ou geladeira também funciona”, recomenda a fonoaudióloga especializada em déficit de atenção, ana Maria alvarez, que sugeriu mais estes exercícios fortalecedores de memória:

* Coloque três moedas em um saco plástico, misture-as e tente descobrir o valor de cada uma delas pelo tato.
* Faça testes com você mesma quando estiver vendo a novela. por exemplo: veja quantas mulheres estavam com vestido azul ou amarelo. Tente lembrar uma hora depois. É simples e eficaz.
* No trânsito, observe quais carros estão à sua frente, atrás ou ao lado. quando estiver parada, feche os olhos e tente resgatar a cena. ➺ crie três colunas com 15 palavras cada uma. Leia as sequências e depois as repita na ordem inversa.
* Onde você estiver, veja cinco objetos azuis que cabem no seu bolso e cinco vermelhos que não cabem.



Fonte: Revista Dieta Já

- -

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!! Adoro ler coisas sobre a memória porque eu estudo demais! hehe...
=1

Unknown disse...

adoreiiii era tudo que eu estava procurando pois na minha gravidez engordei 25km.obg espero que me ajude muito...