_____

Dieta Afrodisíaca


domingo, 28 de março de 2010

Você mais sexy e com a libido turbinada

Por Fabiana Gonçalves




Com um cardápio leve, rico em ingredientes que aumentam o seu apetite sexual, você alimenta o seu poder de sedução, aquece o fogo entre quatro paredes e, de quebra, queima calorias extras

Não há quem discorde que uma boa transa melhora o humor, deixa a pele bonita e a mulher mais disposta e feliz. Estudos dão conta, ainda, que a regularidade sexual na vida do ser humano é tão essencial como comer e dormir, ou seja, traz inúmeros benefícios à saúde. Trocando em miúdos, o sexo favorece a produção de substâncias antidepressivas, facilita a fluidez do sangue e até rejuvenesce. Isso sem contar que diminui em até 30% o risco de derrames e enfartes.



Como anda seu termômetro sexual?

Bem, agora que já sabe que a prática sexual tem muito a oferecer para a sua saúde, pergunto a você: qual foi a última vez que você e seu par se empolgaram sob os lençóis? Para ser mais exata: em que grau de prioridade o sexo está na sua vida? Se a resposta não estiver entre os três primeiros da lista, você não está sozinha. É o que mostra a pesquisa Mosaico Brasil, sobre os hábitos sexuais dos brasileiros, coordenada pela psiquiatra Carmita Abdo, que dirige o projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (SP).

O fato é que a mulher de hoje, ao contrário das nossas avós que cuidavam somente do bem-estar da família - tem ainda inúmeras demandas. É ela quem divide as contas com o parceiro por meio do rendimento do seu trabalho e sofre pressão profissional, só para citar alguns exemplos. Então, não é estranho que com tantas responsabilidades o sexo acabe ficando em segundo, terceiro ou até oitavo plano (como apontou a pesquisa). "No estudo ficou claro que a falta de disposição é o principal motivo para que a mulher queira dormir, de fato, na hora da cama", afirma Carmita Abdo. Então vamos lá: hora de rever conceitos e reverter esse quadro.



Alimentando a libido

Pensando em animar a sua relação com o seu parceiro e ainda ajudá-la na perda de peso, a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo, elaborou um cardápio exclusivo, cujos alimentos dão aquela força extra no seu apetite sexual e, claro, ajudam no emagrecimento. "Os alimentos afrodisíacos possuem substâncias que auxiliam no aumento da libido, tanto dos homens quanto das mulheres. Além de ampliarem a sensação de prazer, estimulam a produção dos hormônios e neurotransmissores relacionados ao sexo, garantindo, assim, uma relação sexual de mais qualidade", explica Daniela.

Mas atenção: a nutricionista destaca os grandes inimigos de uma noite romântica: "As bebidas alcoólicas garantem um pique total no primeiro instante, mas no momento seguinte, levam a uma sonolência profunda", alerta. Ela também lembra que o ideal é que os alimentos indicados façam parte da dieta habitual. E que a alimentação seja pobre em carboidratos refinados, como a farinha branca e o açúcar. "A diferença na vida sexual com esse tipo de alimentação pode ser notada após quatro semanas", garante a especialista que montou um menu de 1200 calorias diárias que promete eliminar até 2 quilos em uma semana.




Entregar-se é a grande chave!

Segundo a psiquiatra Carmita Abdo, a experiência clínica mostra que para a mulher o próprio excesso de peso acaba minando o seu desejo sexual. O psicoterapeuta Marcos De Tomaso, da USP, corrobora com o argumento e completa: "um círculo vicioso se estabelece. Por conta dos quilos extras, ela acha que não é atraente e passa a evitar o parceiro. Este, por sua vez, deixa de procurá-la diante de sucessivas negativas. Ela, então, culpa a gordura, quando na verdade é ela quem o evita". Os dois especialistas enumeram três pontos-chaves quando o assunto é o sexo na vida do casal:

1 - O parceiro a escolheu para o sexo, para uma vida a dois, e isso independe da sua forma física.
2 - Ele se sentiu atraído por você, então, não há o que temer. Entregue-se à relação sem medos, sem se preocupar com a estética. Afinal, nessa hora a preocupação dele é a de lhe proporcionar e receber prazer. Libere-se!
3 - Se quiser se sentir ainda mais atraente e de bem com a vida, continue praticando sexo sem vergonha ou medo de ser feliz na cama. Em contrapartida, invista em dieta e exercícios. A perda de peso certamente vai elevar a própria autoestima e a segurança de se sentir bem entre quatro paredes.




Receitas que reacendem a chamada paixão

A nutricionista Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria Nutricional (SP), elaborou pratos especiais que vão alimentar sua libido

Musse de camarão e tomate cereja

Calorias por porção: 118
Rendimento: 8 porções

Ingredientes
- 400 g de camarões cozidos e limpos
- Suco de ½ limão
- Sal, salsinha picada e cebolinha a gosto
- 500 g de tomate cereja assados
- 150 g de queijo cottage
- ½ xícara (chá) de leite desnatado
- 3 col. (sopa) de ketchup
- 1 col. (sopa) de mostarda
- 1 col. (sobrem.) de molho inglês
- 1 envelope de gelatina sem sabor
- 1 col. (chá) de orégano fresco e sal

Molho
- 3 pimentões vermelhos
- 1 dente de alho
- Sal a gosto

Modo de fazer
1. Tempere os camarões cozidos com o sal, o limão, a salsa e a cebolinha. Reserve.
2. Asse os tomates no forno por cerca de 1 hora.
3. Bata no liquidificador o queijo cottage com o leite, o ketchup, a mostarda, o molho inglês, a gelatina e mais ½ xícara (chá) de tomate cereja assado.
4. Despeje um pouco desse creme em uma forma retangular de silicone. Faça uma camada com o restante do tomate cereja, outra com o creme, os camarões e, por fim, o creme novamente.
5. Leve à geladeira por 2 horas.
6. Prepare o molho: asse os pimentões até ficarem macios. Jogue fora as sementes e bata no liquidificador com o alho e o sal. Passe tudo pela peneira e leve ao fogo para engrossar.
7. Sirva sobre a musse.



Arroz com amêndoas
Calorias por porção: 150
Rendimento: 6 porções

Ingredientes
- 2 xíc.(chá) de arroz integral
- ½ xíc. (chá) de molho de soja
- 1 col. (sopa) de gengibre em pedaços
- ½ xíc. (chá) de amêndoas em lascas
- 2 dentes de alho amassados
- 4 col. (sopa) de cebolinha picada sal a gosto

Modo de fazer

1. Lave o arroz e coloque-o na panela de pressão. Adicione 3 xíc. (chá) de água e o sal. Misture.
2. Tampe a panela e leve ao fogo. Reduza a chama e cozinhe por 10 min., até que o arroz fique macio.
3. Misture em uma tigela o molho de soja, o gengibre, as amêndoas, o alho e a cebolinha e adicione o arroz, até incorporar.


Tomate recheado
Calorias por porção: 180
Rendimento: 6 porções

Ingredientes
- 6 tomates inteiros
- 6 torradas integrais esfareladas
- ½ xíc. (chá) de milho
- ½ xíc. (chá) de ricota
- 4 col. (sopa) de erva-doce picada
- ½ xíc. (chá) de peito de peru ralado
- 2 col. (sopa) de salsinha
- 1 col. (sopa) de azeite
- 1 col. (café) de sal
- ½ col. (café) de pimenta-do-reino
- 1 col. (sobrem.) de gergelim

Modo de fazer
1. Corte as tampas dos tomates e, com o auxílio de uma colher, retire as sementes.
2. Misture o restante dos ingredientes, exceto o gergelim, e mexa bem, para formar uma pasta.
3. Recheie os tomates com a pasta, salpique com o gergelim e leve ao forno até que o tomate esteja macio. Sirva a seguir.
4. Se desejar, sirva o tomate acompanhado de uma salada verde, como entrada.



Os prazeres do amor em números

Você sabia que, do ponto de vista fisiológico, um beijo corresponde a uma verdadeira explosão, colocando em movimento os 28 músculos dos lábios e 17 da língua? "Cientistas dizem que, a cada beijo, as pulsações cardíacas chegam a atingir 140 batimentos por minuto. Além disso, o beijo francês de língua queima de 3 a 12 calorias, dependendo da intensidade", afirma o psicoterapeuta Moacir Costa (SP), autor do livro Amar Bem: a vida a dois com mais amor e prazer, da Editora Gente. "Mas não é o beijo que mais interfere na balança de uma dieta. É o calor que ele proporciona para a alma de quem beija e é beijado", esclarece o autor. "Já uma relação sexual de 40 minutos consome as mesmas 160 calorias que uma caminhada de meia hora", considera o sexólogo Alfredo Romero, diretor do Instituto Brasileiro para a Saúde Sexual (Ibrasexo), de São Paulo. "É a melhor atividade física que existe. Quando feita com amor, não tem preço", garante.


Torta crocante de damasco
Calorias porção: 185
Rendimento: 12 porções

Ingredientes
Massa
- 6 col. (sopa) de margarina light
- 1 xíc. (chá) de castanha-dopará triturada
- 3 col. (sopa) de açúcar light
- 1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral

Recheio
- 3 col. (sopa) de amido de milho
- 1 e ½ xíc. (chá) de leite desnatado
- 2 col. (sopa) de mel

Cobertura
- 2 col. (sopa) de margarina light
- 2 col. (sopa) de mel
- 2 xíc. de damasco seco cortado em tirinhas

Modo de fazer massa
1. Em uma tigela grande, misture a margarina light, a castanha e o açúcar light até formar uma farofa úmida.
2. Junte a farinha de trigo e amasse delicadamente com a ponta dos dedos até formar uma massa homogênea.
3. Forre o fundo e a lateral de uma forma e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio
1. Em uma panela média, dissolva o amido de milho no leite, junte o mel e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar.

Cobertura
1. Em uma panela pequena, aqueça a margarina light e o mel até ferver. Junte os damascos picados e cozinhe, mexendo por cerca 3 minutos. Deixe esfriar.
2. Coloque o creme sobre a massa assada e finalize com a cobertura de damascos sobre cada uma. Leve à geladeira por 2 horas. Sirva gelada.

Medalhões de salmão ao molho de Laranja com Lascas de amendoim
Calorias por porção: 290
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
- 4 postas de salmão com 3 cm de espessura (120 g cada)
- Sal a gosto
- 2 col. (sopa) de suco de limão
- 1 col. (sopa) de mel
- 4 col. (chá) de margarina light
- 100 g de amendoim picado

Molho
- 500 ml de suco de laranja coado
- 1 col. (sopa) de amido de milho
- 1 col. (sopa) de mel
- 6 folhas de hortelã
- ½ xíc. (chá) de água
- Sal a gosto



Modo de fazer
1. Em um recipiente, tempere as postas com sal, suco de limão e mel.
2. Amarre-as com linha de algodão de forma que fiquem arredondadas.
3. Disponha-as em uma assadeira antiaderente.
4. Passe sobre cada medalhão 1 col. (chá) de creme vegetal.
5. Asse no forno preaquecido (180 °C) por aproximadamente 15 minutos.

Molho
1. Em uma panela, ferva o suco de laranja até reduzir um pouco. Junte o mel.
2. Tempere com sal.
Acrescente a hortelã.
3. Dissolva o amido de milho na água, junte ao molho e deixe ferver, mexendo por 3 minutos. Retire as folhas de hortelã.
4. Regue os filés com o molho e decore com folhas de hortelã e com as lascas de amendoim.


Eles aguçam os sentidos

Ricos em substâncias que ampliam o desejo sexual, os alimentos abaixo não podem faltar na sua dieta



Amêndoa: rica em zinco, é essencial para a produção da testosterona.


Aveia: cereal rico em fibras solúveis, que aumenta a quantidade de testosterona disponível no sangue. Esse é o hormônio responsável pelo clímax, tanto no homem quanto na mulher.


Castanha-do-pará: rica em selênio, aumenta a fertilidade masculina.


Chocolate: contém substâncias que agem no aumento da produção da dopamina, serotonina e endorfina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer.



Frutas amarelas: contêm betacaroteno e vitamina C, antioxidantes naturais que protegem o sêmen, potencializando a fertilidade.


Mel: estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Também fornece boro, mineral que ajuda a metabolizar o estrogênio (hormônio sexual feminino).


Romã: aumenta o apetite sexual feminino.


Pimenta-malagueta: ajuda a vagina ficar mais relaxada, além de estimular a vasodilatação do pênis.




Cardápio do prazer

A nutricionista funcional Daniela Jobst elaborou um menu com alimentos que despertam o apetite sexual e secam 2 kg em uma semana.



[Clique na imagem para ampliar]


Fonte: Revista Dieta Já

- -

0 comentários: